Dúvida - Receita Simples (Sem equipamentos)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

user 330598

Member
Joined
Jul 9, 2020
Messages
14
Reaction score
1
Pessoal, boa noite.
Tudo bom?

Estou começando a estudar agora mas queria fazer uma receita, naquele estilo do "receita simples sem gastar com equipamentos" e tal, para começar a "sentir" como é o processo enquanto prossigo com os meus estudos.
Um dos canais que estou usando nos estudos é o do Marcelo Fenoll (Fabrikar Cerveja Caseira).

Já tenho os insumos para fazer essa primeira receita, além do balde fermentador e uma panela que tive que comprar pois não tinha nada para substituir.
A receita fala:
  • 1,5kg malte Pale Ale
  • 30g de lúpulo Cascade
  • 1 saquinho fermento US-5 ou M-44
Eu assustei um pouco com a quantidade de água. Todo o processo irá gastar 10L (considerando que se perde ~3L no processo).
Umas dúvidas:
  1. Não é muita água?
  2. Alguém ja fez essa receita dele?
  3. O lúpulo. Estou planejando a adição durante a fervura de 2x: 15gr após iniciar a fervura e o restante faltando 5 min para acabar a fervura. O que acham?

Fonte: e

Obrigado!
 
Cara, não gostei muito desse vídeo, não sei se eu não entendi direito.
Uma coisa muito importante é a sanitização, tudo onde o mosto frio passar, após a fervura precisa ser sanitizado.
Outra coisa, tenta arranjar um termômetro, vai ser muito útil, muito melhor do que tentar adivinhar a temperatura.
Sobre a sua dúvida da água é comum perder bastante água no processo. Eu costumo usar 15 L de água para 10 L de cerveja.
Se você não está acostumado a cervejas muito amargas sugiro passar os lúpulos um pouco mais pro final já que não vai conseguir resfriar muito rápido.
Eu faço no chill e coloco só a 30 e 0 min.
Por último sugiro usar um app pra calcular, tem o calculamos cerveja e o grainfather que eu recomendo. Olha como ficaria essa receita no calculamos cerveja
 

Attachments

  • 1.pdf
    476.9 KB · Views: 25
Parabéns por decidir FAZER! Tem que começar, e com o tempo você vai estudando e decidindo o que vai comprar. BEM-VINDO!

Quando comecei, os vídeos do Cerveja Fácil fizeram muito mais sentido que os do Fabrikar. Mais direto, sem muita enrolação.
Com o tempo fui indo para materiais com mais profundidade, isso é normal.

Para fazer lotes de 5L (envase de uns 4,5L) sempre gastei em média 9L de água
Para 10L (envase de uns 9), 16L de água.
E por aí vai. Isso varia da receita e do seu equipamento, e não considera água para resfriamento.
 
Pessoal, boa noite.
Tudo bom?

Estou começando a estudar agora mas queria fazer uma receita, naquele estilo do "receita simples sem gastar com equipamentos" e tal, para começar a "sentir" como é o processo enquanto prossigo com os meus estudos.
Um dos canais que estou usando nos estudos é o do Marcelo Fenoll (Fabrikar Cerveja Caseira).

Já tenho os insumos para fazer essa primeira receita, além do balde fermentador e uma panela que tive que comprar pois não tinha nada para substituir.
A receita fala:
  • 1,5kg malte Pale Ale
  • 30g de lúpulo Cascade
  • 1 saquinho fermento US-5 ou M-44
Eu assustei um pouco com a quantidade de água. Todo o processo irá gastar 10L (considerando que se perde ~3L no processo).
Umas dúvidas:
  1. Não é muita água?
  2. Alguém ja fez essa receita dele?
  3. O lúpulo. Estou planejando a adição durante a fervura de 2x: 15gr após iniciar a fervura e o restante faltando 5 min para acabar a fervura. O que acham?

Fonte: e

Obrigado!

Eu segui essa receita com a diferença que eu usei a levedura Kveik. Funcionou e ficou deliciosa a cerveja.
 
Cara, não gostei muito desse vídeo, não sei se eu não entendi direito.
Uma coisa muito importante é a sanitização, tudo onde o mosto frio passar, após a fervura precisa ser sanitizado.
Outra coisa, tenta arranjar um termômetro, vai ser muito útil, muito melhor do que tentar adivinhar a temperatura.
Sobre a sua dúvida da água é comum perder bastante água no processo. Eu costumo usar 15 L de água para 10 L de cerveja.
Se você não está acostumado a cervejas muito amargas sugiro passar os lúpulos um pouco mais pro final já que não vai conseguir resfriar muito rápido.
Eu faço no chill e coloco só a 30 e 0 min.
Por último sugiro usar um app pra calcular, tem o calculamos cerveja e o grainfather que eu recomendo. Olha como ficaria essa receita no calculamos cerveja
Obrigado pela resposta, Rodrigo.
Eu já estou com um termômetro. Não tem como fazer sem mesmo não.
 
Parabéns por decidir FAZER! Tem que começar, e com o tempo você vai estudando e decidindo o que vai comprar. BEM-VINDO!

Quando comecei, os vídeos do Cerveja Fácil fizeram muito mais sentido que os do Fabrikar. Mais direto, sem muita enrolação.
Com o tempo fui indo para materiais com mais profundidade, isso é normal.

Para fazer lotes de 5L (envase de uns 4,5L) sempre gastei em média 9L de água
Para 10L (envase de uns 9), 16L de água.
E por aí vai. Isso varia da receita e do seu equipamento, e não considera água para resfriamento.
Já tô seguindo o Cerveja Fácil. Conteúdo muito bom também!
 
Back
Top