Dúvida - Receita Simples (Sem equipamentos)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

user 330598

Member
Joined
Jul 9, 2020
Messages
14
Reaction score
1
Pessoal, boa noite.
Tudo bom?

Estou começando a estudar agora mas queria fazer uma receita, naquele estilo do "receita simples sem gastar com equipamentos" e tal, para começar a "sentir" como é o processo enquanto prossigo com os meus estudos.
Um dos canais que estou usando nos estudos é o do Marcelo Fenoll (Fabrikar Cerveja Caseira).

Já tenho os insumos para fazer essa primeira receita, além do balde fermentador e uma panela que tive que comprar pois não tinha nada para substituir.
A receita fala:
  • 1,5kg malte Pale Ale
  • 30g de lúpulo Cascade
  • 1 saquinho fermento US-5 ou M-44
Eu assustei um pouco com a quantidade de água. Todo o processo irá gastar 10L (considerando que se perde ~3L no processo).
Umas dúvidas:
  1. Não é muita água?
  2. Alguém ja fez essa receita dele?
  3. O lúpulo. Estou planejando a adição durante a fervura de 2x: 15gr após iniciar a fervura e o restante faltando 5 min para acabar a fervura. O que acham?

Fonte: e

Obrigado!
 
Cara, não gostei muito desse vídeo, não sei se eu não entendi direito.
Uma coisa muito importante é a sanitização, tudo onde o mosto frio passar, após a fervura precisa ser sanitizado.
Outra coisa, tenta arranjar um termômetro, vai ser muito útil, muito melhor do que tentar adivinhar a temperatura.
Sobre a sua dúvida da água é comum perder bastante água no processo. Eu costumo usar 15 L de água para 10 L de cerveja.
Se você não está acostumado a cervejas muito amargas sugiro passar os lúpulos um pouco mais pro final já que não vai conseguir resfriar muito rápido.
Eu faço no chill e coloco só a 30 e 0 min.