Dúvida Receita de Trigo com frutas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gedicht

Member
Joined
Feb 3, 2017
Messages
8
Reaction score
0
Pessoal, por favor.

Caso uma cerveja de trigo acompanhe uma fruta em seu preparo, existe alguma recomendação quanto a que direção ir para que não haja conflito com os aromas gerados na fermentação?

Vi que são característicos de cravo e banana. Então, se eu usar uma cereja, por exemplo, devo preferir algum deles?

Obrigado e um abraço!
 
Creio que não tenha regras, tem que ter experimentação mesmo...
Pense bem no que quer ANTES de fazer a cerveja e não só jogue pra ver como fica.

Por exemplo, quero uma weiss com maracujá, o que quero do maracuja? Azedo? Doce? Cheiro? O sabor propriamente dito? Se eh o sabor, puxa na boca e pensa banana cravo e maracuja, da certo? Não fica só doce? Quanto lupulo usar para balancear?

Digo isso pq fiz exatamente essa... e ficou doce demais, dificil de beber, na minha opinião necessitaria de mais amargor pra balancear o cheiro e o sabor doce de maracuja.
 
Creio que não tenha regras, tem que ter experimentação mesmo...
Pense bem no que quer ANTES de fazer a cerveja e não só jogue pra ver como fica.

Por exemplo, quero uma weiss com maracujá, o que quero do maracuja? Azedo? Doce? Cheiro? O sabor propriamente dito? Se eh o sabor, puxa na boca e pensa banana cravo e maracuja, da certo? Não fica só doce? Quanto lupulo usar para balancear?

Digo isso pq fiz exatamente essa... e ficou doce demais, dificil de beber, na minha opinião necessitaria de mais amargor pra balancear o cheiro e o sabor doce de maracuja.

Muito obrigado pela resposta!

Venho fazendo uns testes com o Beersmith exatamente para tentar evitar essa extrapolação. Nesse caso, como quero com cereja, busco um pouco do cheiro e sabor para ser incrementado à cerveja de trigo. Daí um amargor equilibrado com um aroma de cravo talvez me agrade mais.

Então faria a adição da fruta 5 minutos antes do término da fervura. Depois, na segunda maturação, adição pelo dry hopping. E então maturar normalmente na temperatura ambiente.

Mas vou testar das mais variadas formas até descobrir a que mais me agrada. rs

Obrigado, mais uma vez!
 
Muito obrigado pela resposta!

Venho fazendo uns testes com o Beersmith exatamente para tentar evitar essa extrapolação. Nesse caso, como quero com cereja, busco um pouco do cheiro e sabor para ser incrementado à cerveja de trigo. Daí um amargor equilibrado com um aroma de cravo talvez me agrade mais.

Então faria a adição da fruta 5 minutos antes do término da fervura. Depois, na segunda maturação, adição pelo dry hopping. E então maturar normalmente na temperatura ambiente.

Mas vou testar das mais variadas formas até descobrir a que mais me agrada. rs

Obrigado, mais uma vez!

técnica simples que um dono de cervejaria me ensinou: pegue a fruta em questao, processe do jeito que quer adicionar e teste em um copo, sempre pesando o tanto que usa e e tal. Faça varias amostras e depois extrapole pra a receita inteira.

No caso ele recomendava utilizar sempre em maturação.
 
Para weiss, talvez valha a pena minimizar o cravo e a banana para deixar a fruta dominar as ações...
 
Para weiss, talvez valha a pena minimizar o cravo e a banana para deixar a fruta dominar as ações...

Seria exatamente minha intenção!

Mas vi que é um pouco difícil de conseguir anulá-los por serem cheiros característicos produzidos pelos maltes utilizados.

Caso existe uma forma correta de fazer isso, realmente seria de muita utilidade! Se não, como o outro amigo falou, tentar "casar" a fruta com o aroma gerado.
 
Eu pensaria numa infnusao simples de mostura e baixas temperaturas de fermentação para minimizar esses efeitos...mas pesquise um pouco mais a respeito disso


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Seria exatamente minha intenção!

Mas vi que é um pouco difícil de conseguir anulá-los por serem cheiros característicos produzidos pelos maltes utilizados.

Caso existe uma forma correta de fazer isso, realmente seria de muita utilidade! Se não, como o outro amigo falou, tentar "casar" a fruta com o aroma gerado.

Cravo e Banana é produzido pela cepa de trigo, não sei se ajudaria, mas pensou em utilizar fermento neutro (US-05) imitando uma American Wheat, nesse caso ficaria com perfil neutro de fermentação.
 
Já fiz 3 brassagens com frutas. Em todas elas fiz 50% malte pilsen e 50% malte trigo.

Em uma delas adicionei morango e amora e utilizei levedura US-05.
Nas outras duas adicionei maracujá e utilizei levedura T-58.

Gostei demais do resultado de todas.

Se vc não quer o cravo e a banana além da fruta que vai adicionar, acho que não vale a pena fazer uma Weiss clássica.
Vai pro lado da American Wheat como o colega flw aí em cima.
:mug:
 
Mas o WB 06 a 18C nao gera esses aromas, ainda mais se nao fizer parada ferulica.
 
Já fiz 3 brassagens com frutas. Em todas elas fiz 50% malte pilsen e 50% malte trigo.

Em uma delas adicionei morango e amora e utilizei levedura US-05.
Nas outras duas adicionei maracujá e utilizei levedura T-58.

Gostei demais do resultado de todas.

Se vc não quer o cravo e a banana além da fruta que vai adicionar, acho que não vale a pena fazer uma Weiss clássica.
Vai pro lado da American Wheat como o colega flw aí em cima.
:mug:

Legal, cara!

Em que momento você fez suas adições?
 
Pensei em triturar a amora fresca, coar para retirar as sementes e adicionar nos 15 minutos finais de fervura, dentro de um saco, para poder retirar esse bagaço depois. Alguém tem essa experiencia de saber como fica a cor? Será que o avermelhado desaparece do mesmo jeito que a cor da beterraba tambem costuma desaparecer após a fervura?
 
E precisa ser uma breja de trigo? Não pode usar outros maltes mais limpos para deixar o sabor e o aroma da fruta prevalecer?
Geralmente o malte de trigo é um pouco mais acido! Vc busca acidez em sua breja?
 
Frutas na fervura normalmente vão perder todo o sabor e aroma ou serem alterados.

A melhor maneira de se ter aroma e sabor é colocar bem no final da fermentação, faltando 1 plato.
 
Back
Top