Dúvida quantidade água mosturação em single vessel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FernandoAugusto

Well-Known Member
Joined
May 9, 2015
Messages
339
Reaction score
77
Pessoal como é sabido a quantidade de água ideal para uma boa mosturação é em torno de 2,5lt/kg. Minha dúvida é que na single vessel se faço com essa quantidade, na verdade os grãos que estão no cesto não ficarão imersos en toda água adicionada. Pois a água fica recirculando no cesto. Nesse caso qual seria a melhor quantidade de água a ser usada? Manter essa proporção ou adicionar a quantidade de água para manter quase todo o cesto submerso?
 
Também tenho essa mesma situação. Eu particularmente aumento o volume na mostura e diminuo na lavagem. Nunca tive problemas c isso. Mas, vou acompanha pra ver a opinião dos colegas mais experientes.
 
A última eu fiz assim tb e não senti diferença na eficiência. Aliás ainda continua baixa não tá passando dos 55%. Em quanto tá ficando a sua?
Estou achando que a água está percorrendo canais de menor resistência e com isso fica parte de malte sem ser completamente banhado.
Estou com a idéia de fazer a umidificação do malte com o cesto levantado com água a 40 graus até escorrer uniformemente pelo fundo. Para daí abaixar o cesto e bombear a água no malte dentro dele. Assim creio que elimino esses canais e melhore a eficiência da mosturação.
 
no mínimo manter todos os grãos submersos, se não não vai ter mostura nessa parte. Depois se faz lavagem aí completa o que precisa.
Mas em sistemas single vessel o padrão é fazer com toda água necessária, eliminando trabalhos extras como o de lavagem (o objetivo é ser simples), nesse caso é normal proporções de 6l/kg, se tem algumas desvantagens, pode ter uma conversão mais lenta, mas não tem milagre.
 
no mínimo manter todos os grãos submersos, se não não vai ter mostura nessa parte. Depois se faz lavagem aí completa o que precisa.
Mas em sistemas single vessel o padrão é fazer com toda água necessária, eliminando trabalhos extras como o de lavagem (o objetivo é ser simples), nesse caso é normal proporções de 6l/kg, se tem algumas desvantagens, pode ter uma conversão mais lenta, mas não tem milagre.
Então usei essa proporção na minha última brassagem e ainda assim a eficiência ficou baixa 55%. Fiz a escarificação a 68 graus durante 80 min. Esse tempo creio que seria mais que o suficiente para toda conversão.
Como disse acima acho que que o meu problema na baixa eficiência é que a água deve estar percorrendo canais de menor resistência e com isso ficando amidos sem serem convertidos. O que vc acha a respeito? Haja visto que problema de moagem e PH não é para justificar essa baixa eficiência
 
Então usei essa proporção na minha última brassagem e ainda assim a eficiência ficou baixa 55%. Fiz a escarificação a 68 graus durante 80 min. Esse tempo creio que seria mais que o suficiente para toda conversão.
Como disse acima acho que que o meu problema na baixa eficiência é que a água deve estar percorrendo canais de menor resistência e com isso ficando amidos sem serem convertidos. O que vc acha a respeito? Haja visto que problema de moagem e PH não é para justificar essa baixa eficiência


É single vessel com recirculação? contínua ou não? como faz tua lavagem se faz?
 
Single vessel deve se usar a água total da brassagem. Deem uma lida nessa postagem que perguntei sobre a MyBeer e veja o que foi dito, Braumeister é a mesma coisa

http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5107493&postcount=74

Então mas no caso da minha panela não cabe toda água na mosturação , cabe no máximo 35 litros, aí o restante 10 lts tem que ser feita a lavagem. Eu posso é trabalhar essas proporções aumentando ou diminuindo a água na mosturação.
Cara meu problema de eficiência, provavelmente tá na moagem, pois faço a moagem na loja que compro malte e lá, com certeza tá regulado para moagem mais grossa para fundo falso. Tentei passar 2x no moinho mas não mudou muito não.
 
Back
Top