Dúvida Priming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guto1

Member
Joined
Sep 27, 2013
Messages
8
Reaction score
1
Pessoal,

Ainda sou iniciante na fabricação de cervejas e ontem juntamente com os amigos fiz o envase da primeira leva.

Minha dúvida é a seguinte: utilizamos o açúcar invertido já pronto adquirido no Lamas feito para 20 litros de cerveja, mas minha primeira leva teve apenas 13,5 litros e utilizei todo o pote com 190g de açúcar invertido.

Corro algum risco de super carbonatar as cervejas e elas explodirem??

Como não tenho manômetro estou fazendo a medição por uma garrafa de plástico de água amassada com a cerveja dentro, a ideia é que conforme crie o CO2 a garrafa comece a desamassar.

link do açúcar invertido comprado:
http://ecommerce.lamasbrewshop.com....o_14334_9879_Acucar-Liquido-Invertido-priming

Aguardo respostas.

Obrigado!

Abraços!
 
190/13,5 = 14 gramas de açúcar por litro. É muito, mas acho que não chega a explodir não. Conheço gente que faz a 9 g/l e nunca teve acidente.
 
Vai explodir!
Quando fazia primming, usava de 4 até 7g/litro, geralmente 6g. Eventualmente acontecia de uma garrafa estourar.
 
190/13,5 = 14 gramas de açúcar por litro. É muito, mas acho que não chega a explodir não. Conheço gente que faz a 9 g/l e nunca teve acidente.

Dericeira, vc acha que pode alterar algo em relação a qualidade da cerveja??

RodrigoTPereira, vc acha que com o controle que estou fazendo com a garrafa de plástico vai ser possível verificar a hora de colocar elas para a geladeira antes que tenha problemas??

Obrigado pelas respostas !!
 
Dericeira, vc acha que pode alterar algo em relação a qualidade da cerveja??

RodrigoTPereira, vc acha que com o controle que estou fazendo com a garrafa de plástico vai ser possível verificar a hora de colocar elas para a geladeira antes que tenha problemas??

Obrigado pelas respostas !!

Se alterar, acredito eu, que vai ser pouca coisa.
Como você ta mantendo o controle, menos mal.

Eu faria o seguinte: quando chegasse em 2~2,5 kgf, eu pasteurizaria elas.
 
Se alterar, acredito eu, que vai ser pouca coisa.
Como você ta mantendo o controle, menos mal.

Eu faria o seguinte: quando chegasse em 2~2,5 kgf, eu pasteurizaria elas.

Será que abrir as garrafas só para liberar o excesso de gás e fechar de novo logo em seguida pode ajudar? Problema é que não vai ter muito controle sobre a carbonatação que vai ficar né? Pasteurizar realmente deve ser mais seguro apesar de que judia um pouquinho a cerveja. Como ele não está usando manômetro como vai saber que está com 2,5 kgf?
 
Se fosse eu, deixaria elas assim paradas dentro de um armário e quando a garrafinha de água estufar colocaria todas na geladeira e não tiraria mais de lá... por causa do frio vai parar a refermentação e elas não vão estourar... eu não faria pasteurização ate porque alem de não fazer muito sentido pasteurizar uma cerveja artesanal se tiver pressão demais tem bastente risco de explodir durante o processo de pasteurização...
 
Será que abrir as garrafas só para liberar o excesso de gás e fechar de novo logo em seguida pode ajudar? Problema é que não vai ter muito controle sobre a carbonatação que vai ficar né? Pasteurizar realmente deve ser mais seguro apesar de que judia um pouquinho a cerveja. Como ele não está usando manômetro como vai saber que está com 2,5 kgf?

Cara, abrir pra liberar o gás e depois fechar não é uma boa idéia sem o manômetro. Mas posso garantir que estragar a cerveja não estraga pq eu já fiz isso e ficou boazinha e bem carbonatada.

Se fosse eu, deixaria elas assim paradas dentro de um armário e quando a garrafinha de água estufar colocaria todas na geladeira e não tiraria mais de lá... por causa do frio vai parar a refermentação e elas não vão estourar... eu não faria pasteurização ate porque alem de não fazer muito sentido pasteurizar uma cerveja artesanal se tiver pressão demais tem bastente risco de explodir durante o processo de pasteurização...

De fato, sem o manômetro não faz sentido pasteurizar, sem o controle da pressão ele vai estar cego.

@tópico

Cara, infelizmente não dá pra prever o que vai acontecer, porque depende de muitos fatores, como quantidade de levedura ainda fermentável na sua cerveja, temperatura, etc.
Como você não tem o manômetro fica mais complicado ter o controle.
Faz o seguinte, recorre ao HBT americano que lá tem os profissas que podem te ajudar melhor nesse caso aí.
 
Pessoal,

A garrafa de plástico já desamassou toda, mas ainda é possível apertar um pouco, então acredito que ainda não está na hora de mandar para a geladeira, o que acham?
 
Se interromperes a refermentação na garrafa, refrigerando ou pasteurizando, poderás ter um dulçor residual.

Se permitires a que continue a refermentação, muito provavelmente terás uma cerveja extremamente carbonatada. Isso se as garrafas resistirem.

Sem manômetro não há como saber, ou monitorar a pressão de CO².

Gela, bebe, curte o que resultado conseguiste e pensa (projeta) na próxima brassagem.
Sem Kit pronto!!!!

É natural que erremos, faz parte do crescimento

Rodrigo T Pereira
Torres/RS
 
Caro Dericeira, não há quantificação do número de células viáveis na refermentação na garrafas (compare a densidade do mosto antes e depois da fermentação). O primming altera muito pouco a densidade da cerveja, então não há interferência da quantidade de células por garrafa.

O HBT brasileiro tem muita gente com muito estudo e conhecimento, consulte os moderadores, são todos muito experientes. Já me aconselhei muito com eles.

Att

Rodrigo
 
Cara, eu acho que corre o risco de explodir sim, não sou nada experiente, mas o máximo que utilizo é 9gr/l de açúcar...

Agora a minha dica, de cervejeiro caseiro inexperiente, é você mesmo fazer o "açúcar invertido" para utilizar no priming, eu que não sou nem um pouco adepto do "faça você mesmo" faço isso, é simples demais, você faz de acordo com a quantidade de cerveja que você tem, e faz com coisa que tem em casa mesmo, não compensa gastar com esses kits prontos!!

Mas boa sorte nessa e nas próximas levas, minha primeira brassagem só deu off flavors e tive que jogar tudo fora, é errando que se aprende...
 
eu depois de pesquisar muito sobre este assunto, quando comecei a fazer minha ceva, sigo minha metodologia, na minha opinião ver o volume e ou medir e colocar o açúcar todo e misturar na ceva me deixava com o pé atraz, então fazo o seguinte:

se quero 5 gramas por litro e imagino que tenho 30 litros de ceva preparo priming para 35 então uso 5x35=175 gramas, diluo isso em 355 ml de agua com 3 gotas de limão, na minha fervura quando começa a ferver conto 30 seguntos e desligo o fogo e sempre fico com 350 ml de priming, ou seja uma solução 1 pra 2, cada ml da solução contem meia grama de açúcar, então se quero 5 grams por litro coloco 10 ml do priming, isso com o auxilio de uma pipeta e uma pera, mas como uso garrafas de 600 ml, faso uma regra de 3 simples que da 6 ml por garafa. nunca estourei nenhuma nenhuma todas carbonatam igualmente, e não uso medidor de pressão algum. abraço
 
deko, pratico da mesma técnica. 3 levas engarrafadas, todas bem carbonatadas e nenhuma garrafa estourada!

Por sinal, considerei a minha última carbonatação a melhor de todas: 5g/L = bolhas minúsculas e espuma persistente com o mínimo residual de leveduras no fundo da garrafa!
 
deko, pratico da mesma técnica. 3 levas engarrafadas, todas bem carbonatadas e nenhuma garrafa estourada!

Por sinal, considerei a minha última carbonatação a melhor de todas: 5g/L = bolhas minúsculas e espuma persistente com o mínimo residual de leveduras no fundo da garrafa!

Que bom, eu considero a melhor técnica, usei 5 g\l na minha pilsen e ficou show de bola, meus 60 litros já são pouco eheheheh.....abraço:mug:
 
Back
Top