Dúvida: Panelas inox para mosturação e fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Avgvstvs

Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
5
Reaction score
0
Colegas cervejeiros, peço desculpas pelas dúvidas bem básicas (tendo em vista o tempo eu que estive afastado do hobby), mas não encontrei no fórum resposta para todas elas.

Já utilizei panelas de alumínio para produção de 20 litros, mas precisei me desfazer das mesmas. Agora quero voltar a produzir, inicialmente na mesma litragem, mas com intenções de aumentar para 30 litros assim que eu estiver mais afiado. Além disso, pretendo investir em panelas de inox, uma para mosturação (com fundo falso) e outra para fervura.

A primeira pergunta diz respeito ao tamanho: panelas nº 40 (capacidade total entre 45 e 48 litros, a depender do fabricante) seriam suficientes para 30 litros ou precisariam ser maiores, especialmente a de fervura?

Outra dúvida se refere ao próprio material. Está difícil encontrar panelas com espessura superior a 1 milímetro tanto na lateral quanto no fundo. Além disso, não encontrei panelas com fundo triplo, como eu desejava. Sei que a espessura menor aumenta a perda de temperatura, algo que posso controlar, mas o fundo simples, e na espessura indicada, pode me trazer problemas na mosturação, principalmente em relação à distribuição de calor ou à possibilidade de caramelização do malte? Qual sua opinião geral quanto a essas características?

As panelas que mais me agradaram até o momento são a do Primo Cervejeiro (https://www.primocervejeiro.com.br/panelas/n-40/panela-inox-n-40-48-litros-valvula) e da Indupropil (https://www.indupropil.com.br/caldeir-o-cervejeiro-inox-com-valvula-inox.html), mas ambas apresentam as características que mencionei. Posso estar enganado, mas acredito que até bem pouco tempo a Indupropil vendia panelas com fundo triplo, mas não as encontro mais. Alguém conhece essas marcas? Pode fazer algum comentário? Tem alguma outra sugestão de panela?

Por fim, queria que alguém comentasse sobre aqueles termômetros que já são instalados na panela. Eles têm uma boa precisão? Conseguem aferir a temperatura no centro da panela ou apenas superficialmente?

Grato pela ajuda.
Avgvstvs
 

Latest posts

Back
Top