Dúvida - Oxidação na Garrafa.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gualvim

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2016
Messages
63
Reaction score
17
Boa tarde galera!!!

Dei uma pesquisada mas não achei nada muito conclusivo.
Esse Final de Semana engarrafei minha APA, e devido a correria não tive muito cuidado na trasfega do balde fermentador para o balde de Primming. Na trasfega deixe a cerveja cair direto no Balde (muito splash), sem usar mangueira ou tombar o balde, isso agitou bastante a cerveja no balde fazendo até espuma e com certeza acréscimo de oxigênio.
Estou com receio da cerveja oxidar na garrafa, minha dúvida é o seguinte:

Em quanto tempo a cerveja leva para oxidar na garrafa? já li que não é um processo rápido.

Gostaria de saber esse tempo, para que eu possa beber a cerveja antes de oxidar..kkkk

Obrigado galera.

Abs!!!
 
Esse é um assunto bem incerto. Dificil definir um prazo. A oxidacao é um processo gradual e o impacto varia muito de acordo com o estilo de cerveja. Normalmente, as cervejas com muito lupulo sofrem mais com a oxidacao. Por exemplo, uma new england ipa que fiz, escureceu muito (com alteeacao de sabor) em 2 semanas na garrafa. E eu tranferi direto do fermentador conico para a garrafa.
Dizem que é por causa da aveia e muito dry hop.
Abraço!
 
Esse é um assunto bem incerto. Dificil definir um prazo. A oxidacao é um processo gradual e o impacto varia muito de acordo com o estilo de cerveja. Normalmente, as cervejas com muito lupulo sofrem mais com a oxidacao. Por exemplo, uma new england ipa que fiz, escureceu muito (com alteeacao de sabor) em 2 semanas na garrafa. E eu tranferi direto do fermentador conico para a garrafa.
Dizem que é por causa da aveia e muito dry hop.
Abraço!

Essa APA que fiz não usei mui lúpulo não. Somente amargor e aroma, o suficiente para ficar no estilo.
 
como disse o @gfarantes, é bem difícil precisar isto.

Só tive um caso que suspeito de oxidação e foi percebido 3 meses depois do envase em garrafa (com primming).

Meu conselho: anota a data do envase e o lote e vai tomando. Anote sua percepção quanto a evolução do lote e de quando a oxidação se tornou aparente. Aprenda com o fato.

Desencana desta neura de procurar defeito e problema e viva o dia da tua cerveja.
 

Latest posts

Back
Top