Dúvida no reaproveitamento e no starter da levedura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Fala galera.

Seguinte: fiz o reaproveitamento do fermento aqui. Fiz a lavagem, transferência entre potes e agora o pote tá na geladeira com o fermento bom decantado com agua por cima. Minha dúvida é: jogo essa água fora e deixo só o fermento enquanto não for usar e for ficando na geladeira?

A outra dúvida é quanto ao starter. Eu não tenho o agitador. Eu pretendo fazer um mas não por agora. Queria saber qual procedimento eu faço para inocular o fermento caso ele fique mais de duas semanas na geladeira sem que eu use. qual outro método ou procedimento eu posso utilizar pra ajudar o fermento depois que eu retirar da geladeira e for colocar num mosto pra fermentação?

No mais é isso.

Abraço galera.
 
Ninguém? Pesquisei na internet, vi vídeos, mas não achei nada sobre o a questão da água e acondicionamento do fermento. Explicam como fazer a lavagem, separação, starter, mas não sobre a a água que fica sobre o fermento já lavado.

E quanto ao reuso do fermento, falam de starter e talz mas não dão dica pra quem não pode fazer ele.
 
Fala galera.

Seguinte: fiz o reaproveitamento do fermento aqui. Fiz a lavagem, transferência entre potes e agora o pote tá na geladeira com o fermento bom decantado com agua por cima. Minha dúvida é: jogo essa água fora e deixo só o fermento enquanto não for usar e for ficando na geladeira?

A outra dúvida é quanto ao starter. Eu não tenho o agitador. Eu pretendo fazer um mas não por agora. Queria saber qual procedimento eu faço para inocular o fermento caso ele fique mais de duas semanas na geladeira sem que eu use. qual outro método ou procedimento eu posso utilizar pra ajudar o fermento depois que eu retirar da geladeira e for colocar num mosto pra fermentação?

No mais é isso.

Abraço galera.
Olá, cervejeiro!

Na minha opinião, reaproveitamento é sempre um risco. Risco de contaminação, de mutação e muito mais. Então, por isso, jamais reaproveito fermento. Sei que muitas pessoas o fazem com sucesso, porém, eu prefiro não arriscar.

Pode sair mais caro, mas isso depende do volume que você produz. Porém, acho que vale a pena gastar um pouco mais pra eliminar os riscos advindos da prática.

Abraço!
 

Massa skinner! Aí sim. Não sabia que era tão simples. É o mesmo que se faz com o stir plate mas sem a oxigenação mecânica, Não é isso?

Muito obrigado.


Olá, cervejeiro!

Na minha opinião, reaproveitamento é sempre um risco. Risco de contaminação, de mutação e muito mais. Então, por isso, jamais reaproveito fermento. Sei que muitas pessoas o fazem com sucesso, porém, eu prefiro não arriscar.

Pode sair mais caro, mas isso depende do volume que você produz. Porém, acho que vale a pena gastar um pouco mais pra eliminar os riscos advindos da prática.

Abraço!

Entendi sergio. Mas minha dúvida é sobre usar o fim ermento reaproveitado. Sei dos riscos.

Obrigado mesmo assim pela atenção.

Agora é ver o lance da água do fermento na geladeira.
 
Ninguém? Pesquisei na internet, vi vídeos, mas não achei nada sobre o a questão da água e acondicionamento do fermento. Explicam como fazer a lavagem, separação, starter, mas não sobre a a água que fica sobre o fermento já lavado.

E quanto ao reuso do fermento, falam de starter e talz mas não dão dica pra quem não pode fazer ele.

Tem muito tutorial de propagação sem stir plate na internet. Talvez seja o caso de procurar com um pouco mais de cuidado e calma.

Sobre a agua do acondicionamento, o fermento sofre mutações em contato com o ar, então tem que deixar ele imerso em meio aquoso. Quanto menos ar, menor a chance de mutações.

Se quiser se aprofundar no assunto, procure uma cópia física ou digital do livro Yeast.
 
Fala galera.

Seguinte: fiz o reaproveitamento do fermento aqui. Fiz a lavagem, transferência entre potes e agora o pote tá na geladeira com o fermento bom decantado com agua por cima. Minha dúvida é: jogo essa água fora e deixo só o fermento enquanto não for usar e for ficando na geladeira?

A outra dúvida é quanto ao starter. Eu não tenho o agitador. Eu pretendo fazer um mas não por agora. Queria saber qual procedimento eu faço para inocular o fermento caso ele fique mais de duas semanas na geladeira sem que eu use. qual outro método ou procedimento eu posso utilizar pra ajudar o fermento depois que eu retirar da geladeira e for colocar num mosto pra fermentação?

No mais é isso.

Abraço galera.

Deixe a água enquanto guardar, remova ela antes de usar. Pode deixar um pouco desse sobrenadante pra diluir um pouco a lama, no momento de reusar, ela pode ficar muito compacta e um pouco ruim de verter no fermentador.

Starter parado, sem agitador, funciona mas não rende. Pode usar pedra difusora e bomba de aquário, mas tem uns agitadores pra cervejeiro caseiro meio baratos já, não acho que compensa fazer de outra forma.

Abraço
 
Obrigado a todos. Duvidas esclarecidas. Por isso boto fé nesse fórum!
:mug:
 
Back
Top