Dúvida na cor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nandotcorrea

Member
Joined
Aug 13, 2015
Messages
7
Reaction score
0
Depois de 1 ano que ganhei os equipamentos resolvi fazer minha primeira cerveja, foi uma Imperial IPA, o sabor esta bom, mas o que me deixou em duvida foi a cor, no que posso ter errado?
O que não ficou certo foi a densidade
OG medida 1,078 (1,080)
SG medida 1,026 (1,020)

Receita para 20 litros
1 hira a 66º
10 minutos a 76º

8,10 kg Pale Malt (2 Row) Bel (5,9 EBC) Grão 1 97,8 %
0,10 kg Caramel/Crystal Malt - 20L (39,4 EBC) Grão 2 1,2 %
0,08 kg Chocolate Wheat Malt (788,0 EBC) Grão 3 1,0 %
56,00 g Chinook [13,00 %] - Fervura 20,0 min Lúpulo 4 42,0 IBUs
50,00 g Fuggle [4,50 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 5 7,8 IBUs
50,00 g Simcoe [13,00 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 6 22,5 IBUs
28,00 g Simcoe [13,00 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 7 6,9 IBUs
1,0 pkg SafAle English Ale (DCL/Fermentis #S-04) [23,66 ml] Levedura 8 -
 

Attachments

  • IMG_0790.JPG
    IMG_0790.JPG
    99.5 KB · Views: 72
Depois de 1 ano que ganhei os equipamentos resolvi fazer minha primeira cerveja, foi uma Imperial IPA, o sabor esta bom, mas o que me deixou em duvida foi a cor, no que posso ter errado?
O que não ficou certo foi a densidade
OG medida 1,078 (1,080)
SG medida 1,026 (1,020)

Receita

8,10 kg Pale Malt (2 Row) Bel (5,9 EBC) Grão 1 97,8 %
0,10 kg Caramel/Crystal Malt - 20L (39,4 EBC) Grão 2 1,2 %
0,08 kg Chocolate Wheat Malt (788,0 EBC) Grão 3 1,0 %
56,00 g Chinook [13,00 %] - Fervura 20,0 min Lúpulo 4 42,0 IBUs
50,00 g Fuggle [4,50 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 5 7,8 IBUs
50,00 g Simcoe [13,00 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 6 22,5 IBUs
28,00 g Simcoe [13,00 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 7 6,9 IBUs
1,0 pkg SafAle English Ale (DCL/Fermentis #S-04) [23,66 ml] Levedura 8 -

Parece ter uma carreta de levedura em suspensão aí.

Fez cold crash após toda fermetação ter completado? Por quanto tempo?

Ja ta na garrafa? Acho que não pq parece ta sem gás.
 
Pela OG e quantidade de maltes presumo que seja uma receita pra 20 ou 30 litros. Foi pouca levedura nesse caso. Isso pode ter prejudicado a fermentação, a atenuação foi baixa.
 
nandotcorrea, vc precisa descrever todo seu processo, só com a receita não dá pra saber.
 
Pela OG e quantidade de maltes presumo que seja uma receita pra 20 ou 30 litros. Foi pouca levedura nesse caso. Isso pode ter prejudicado a fermentação, a atenuação foi baixa.
Foi 20 litros, a quantidade de levedura foi calculada no beersmith, também achei pouco, mas resolvi arriscar
 
Parece ter uma carreta de levedura em suspensão aí.

Fez cold crash após toda fermetação ter completado? Por quanto tempo?

Ja ta na garrafa? Acho que não pq parece ta sem gás.
Ainda não coloquei na garrafa, pretendo fazer isso nesse final de semana, ja faz 12 dias que ela esta em baixa temperatura
 
Ainda não coloquei na garrafa, pretendo fazer isso nesse final de semana, ja faz 12 dias que ela esta em baixa temperatura

Vc tirou por torneira do fermentador? pode ser que ela esteja baixa e captando levedura junto....

Outra coisa... como vc controlou sua fermentação? Em que momento desceu a temperatura, verificou se a cerveja já tinha parado de atenuar?

Abraço
 
Vc tirou por torneira do fermentador? pode ser que ela esteja baixa e captando levedura junto....

Outra coisa... como vc controlou sua fermentação? Em que momento desceu a temperatura, verificou se a cerveja já tinha parado de atenuar?

Abraço
troquei o fermentador para ver se não era levedura que estava saindo, a levedura bem sedimentada no fundo e estava um pouco abaixo da torneira, a cor continua igual
só mexi na temperatura depois que a densidade estabilizou, deixei por mais 7 dias maturando e ai baixei a temperatura no mínimo, apesar de usar uma geladeira só para a cerveja ainda não faço um controle preciso de temperatura, na próxima vou usar um termostato, estou pensando em clarificar com gelatina, mas tenho de errar e estragar a cerveja
 

Attachments

  • IMG_0793.JPG
    IMG_0793.JPG
    25.2 KB · Views: 58
Cara, esqueça clarificação ao natural dentro do fermentador. Isso só ocorre no fermentador se deixar inúmeras semanas parado. Já dentro da garrafa ou barril, é muito mais rápido.

Ou seja, se quer acelerar, simplesmente use gelatina.

Se não está com muita pressa, engarrafe, guarde na geladeira, e em algumas semanas estará muito melhor.

Abraço,
 
Cara, esqueça clarificação ao natural dentro do fermentador. Isso só ocorre no fermentador se deixar inúmeras semanas parado. Já dentro da garrafa ou barril, é muito mais rápido.

Ou seja, se quer acelerar, simplesmente use gelatina.

Se não está com muita pressa, engarrafe, guarde na geladeira, e em algumas semanas estará muito melhor.

Abraço,
não sabia que ela iria clarificar na garrafa, prefiro não usar a gelatina, não tenho pressa

como está o sabor? pode ser contaminação tb.

O sabor esta bom, é só a cor mesmo
 
não sabia que ela iria clarificar na garrafa, prefiro não usar a gelatina, não tenho pressa



O sabor esta bom, é só a cor mesmo

Na garrafa clarifica, mas fica um bocado de lama assentada no fundo.

Aí, quando você serve, com a turbulência levanta a lama.

Mais ou menos metade da garrafa sai limpa e a outra metade mais turva.
 
Engarrafei dia 18, acho que 15 dias deve ser suficiente para ver como ela vai estar
 

Attachments

  • FullSizeRender.jpg
    FullSizeRender.jpg
    32.3 KB · Views: 31
Back
Top