Dúvida - Montagem Kit 5l

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FabioRicardo1

Well-Known Member
Joined
Aug 6, 2014
Messages
176
Reaction score
30
Fala galera!

Vou começar a fazer minha cerveja e estou montando um kit de 5l. Já li muita coisa na internet e resolvi fazer com um caldeirão n20 dentro de um n22.
A dúvida vem quanto ao caldeirão menor. Qual a melhor opção:

1- Encher o fundo de furos de 1 ou 2mm
Esta opção é a mais trabalhosa mas deve ficar bom. Não sei se vale a pena gastar horas furando.

2- Fazer furos de 5 ou 10mm e usar uma tela bem fina de inox ou alumínio
Esta me parece bem interessante. Minha dúvida é quanto a limpeza. Eu penso em prender a tela nos furos da panela com arame ou até usar rebites. Dá pra limpar satisfatoriamente sem precisar tirar a tela do fundo da panela?

3- Fazer furos grandes e usar um saco de voil
Assim eu poderia deixar o saco aberto preso na borda da panela, permitindo mexer o malte, fazer filtragem por recirculação e depois puxar o malte tirando o caldeirão menor.

4- Usar somente o caldeirão maior e um saco de voil
A ideia é usar o saco aberto também, pra poder recircular. Como levas de 5l usam em torno de 1 a 1,5Kg de malte, acho que dá pra terminar a filtragem e puxar o saco da panela. Nesse caso como eu já comprei as duas panelas, ia ficar com um caldeirão n20 sobrando.

Vocês que tem mais experiência podem comentar os prós e contras de cada opção?

Obrigado desde já!
 
Fala galera!

Vou começar a fazer minha cerveja e estou montando um kit de 5l. Já li muita coisa na internet e resolvi fazer com um caldeirão n20 dentro de um n22.
A dúvida vem quanto ao caldeirão menor. Qual a melhor opção:

1- Encher o fundo de furos de 1 ou 2mm
Esta opção é a mais trabalhosa mas deve ficar bom. Não sei se vale a pena gastar horas furando.

2- Fazer furos de 5 ou 10mm e usar uma tela bem fina de inox ou alumínio
Esta me parece bem interessante. Minha dúvida é quanto a limpeza. Eu penso em prender a tela nos furos da panela com arame ou até usar rebites. Dá pra limpar satisfatoriamente sem precisar tirar a tela do fundo da panela?

3- Fazer furos grandes e usar um saco de voil
Assim eu poderia deixar o saco aberto preso na borda da panela, permitindo mexer o malte, fazer filtragem por recirculação e depois puxar o malte tirando o caldeirão menor.

4- Usar somente o caldeirão maior e um saco de voil
A ideia é usar o saco aberto também, pra poder recircular. Como levas de 5l usam em torno de 1 a 1,5Kg de malte, acho que dá pra terminar a filtragem e puxar o saco da panela. Nesse caso como eu já comprei as duas panelas, ia ficar com um caldeirão n20 sobrando.

Vocês que tem mais experiência podem comentar os prós e contras de cada opção?

Obrigado desde já!


Cara, acho as suas ideias viaveis, porém, eu comentei em outro post hoje sobre o mesmo tema (espagueteira de 8L).

Não é mais viável, financeiramente e trabalhosamente comprar uma espagueteira de 3 peças pronta? Seria o mesmo resultado final com um acabamento mais preciso.

Uma de inox sai por volta de 200 reais... se achar de alumínio, bem mais barato.
 
Luccasm,

Não achei espagueteira nem de inox nem de alumínio.
Comprei os dois caldeirões por R$72 no comércio da minha cidade.
Usando espagueteira eu teria que obrigatoriamente usar o saco de voil pois os furos são grandes. Da forma que quero fazer as panelas também se encaixam perfeitamente e eu posso fazer os furos da forma que eu quiser.
Daí a minha dúvida: qual a melhor forma?
 
Entendi.

Bom, entre as suas opções, eu cogitaria:

A "1", porém faria furos de 1 e 2 MM também nas laterais da panela.

ou a "2", mas não há muita necessidade de prender a tela, pois seria similar a um fundo falso, o peso dos gãos manteria ela encaixada.

Abs
 
Para fins de comparação a minha tem furos de 1' (2,5 cm). Faço uso de bag.

uploadfromtaptalk1409261230131.jpg
 
Brossi! Essa seria exatamente a minha 3ª opção!

O que vc acha do uso desse método? Troca muito o saco de voil?
 
Fabio, fiz apenas 5 brassagens nesse equipamento.... o saco de voil está novinho ainda e sem horizinte para troca. Mas não vejo a toca como um grande problema quando for necessária.

Não tive outras configurações de "single vessel" e biab antes (meu equipamento inicial foi um tradicional de 3 panelas e fogareiro) mas estou muito satisfeito com esse aí.

Faço "full volume mesh" e recirculo durante toda a mosturação.

Abraço.
 
Obrigado, Brossi.

Você faz com o saco aberto ou fechado?
Eu to entendendo que dentre essas 4 opções que coloquei a diferença final deve ser pouca em termos de operação.

Queria mais opiniões de quem ja teve experiências com os outros métodos pra ajudar a me decidir. Como pretendo ficar um bom tempo com levas de 5l, queria fazer a panela que possibilite brassagens eficientes, com boa filtragem, prática pra limpeza e que tenha durabilidade.

Obrigado pela ajuda.
 
E aí, pessoal? Alguém poderia opinar sobre as opções 1 e 2?
Queria definir o destino do fundo dessa panela esse fim de semana.

Obrigado.
 
Fabio, utilizo o saco aberto com a recirculação top-down.

Segue única foto de tenho de brassagem nesse equipamento, ainda incompleto (não se atentar para o controlador... estava em teste apenas).

uploadfromtaptalk1409341983131.jpg
 
Pessoal vou aproveitar o tópico do amigo e tirar dúvidas pois também estou montando um kit para ter no final 6 a 7 litros de cerveja engarrafada. Vi que o amigo Brossi acima tem um kit praticamente igual ao que eu quero montar.

Hoje faço brassagens de 20L com mais 2 amigos e tenho certa experiência, porém quero fazer um kit para brassagens de 5L sozinho e queria automatizar o máximo de processos. Como já tenho quase tudo como fermentadores, controlador de temperatura e vários equipamentos, só preciso mesmo acertar a panela.

Já tenho uma panela de 10L e pretendo usar um fundo falso com saco de voil, fazer a brassagem com toda a água no início através de recirculação constante usando uma bomba de máquina de lavar louça e aquecimento através de resistência elétrica.

Minha dúvida é em relação a resistência. Uma resistência circular ou até mesmo "comprida" de 1000w ligada a um controlador de temperatura (Coel TLZ10) é suficiente para essa brassagem? Minha ideia é colocar o sensor de temperatura no retorno da mangueira que vem da bomba.

Ou será que devo investir numa resistência mais forte com 1500w ou até mesmo 2000w? Se for acima de 1000w, será que a fervura será muito intensa a ponto de derramar o mostro? Alguém tem ideia de quantos amperes teria um resistência dessas de 1000w a 2000w?
 
Galera, estou quase terminando de montar o meu equipamento e me surgiu mais uma dúvida: qual a altura recomendada para o furo da torneira do fermentador de 5l (um balde alimentício de uns 8l)? A distância do fundo do balde pra início da torneira, e não pro centro do furo...

Obrigado.
 
Fabio, tudo bom?

Há varias dimensões para baldes com mesma litragem. Assim, eu acho ser meio arriscado indicar uma altura padrão.

No seu caso, eu faria uma leva e colocaria pra fermentar no balde. marcaria a altura total da decantação e faria o furo.
Como são só 5 litros, nessa primeira leva sem torneira, vc consegue tirar a cerveja sifonando ou deitando o balde com cuidado, sem muito esforço ou problemas.

Então, acho que esse é o jeito mais eficiente.
Abs
 
Pessoal vou aproveitar o tópico do amigo e tirar dúvidas pois também estou montando um kit para ter no final 6 a 7 litros de cerveja engarrafada. Vi que o amigo Brossi acima tem um kit praticamente igual ao que eu quero montar.

Hoje faço brassagens de 20L com mais 2 amigos e tenho certa experiência, porém quero fazer um kit para brassagens de 5L sozinho e queria automatizar o máximo de processos. Como já tenho quase tudo como fermentadores, controlador de temperatura e vários equipamentos, só preciso mesmo acertar a panela.

Já tenho uma panela de 10L e pretendo usar um fundo falso com saco de voil, fazer a brassagem com toda a água no início através de recirculação constante usando uma bomba de máquina de lavar louça e aquecimento através de resistência elétrica.

Minha dúvida é em relação a resistência. Uma resistência circular ou até mesmo "comprida" de 1000w ligada a um controlador de temperatura (Coel TLZ10) é suficiente para essa brassagem? Minha ideia é colocar o sensor de temperatura no retorno da mangueira que vem da bomba.

Ou será que devo investir numa resistência mais forte com 1500w ou até mesmo 2000w? Se for acima de 1000w, será que a fervura será muito intensa a ponto de derramar o mostro? Alguém tem ideia de quantos amperes teria um resistência dessas de 1000w a 2000w?

Carlão, eu to montando um sistema parecido com o teu, mas a minha ideia é fazer levas de 7 a 10 litros com toda a água ou de 15-20 litros fazendo lavagem.

Creio que para a quantidade que tu quer fazer, uma resistência de 500w seja o ideal. O Guenther recomenda 1000w pra cada 10 litros pra ter uma fervura legal. Eu atualmente faço levas de 10 litros numa panela de 15 litros e uso um ebulidor de 2000w pra iniciar a fervura. Digo inciar pois depois que a fervura começa com o ebulidor, tenho que desligar ele e ficar no fogão, senão fica muito forte, a ponto de poder causar acidentes. Acho que essa recomendação do Guenther é o ideal mesmo.

Nesse sistema que estou planejando a ideia é utilizar uma resistência de 1200w-1500w com um dimmer ou controlador.

Pra saber a amperagem da resistência, basta dividir a potência dela pela voltagem. No caso, uma resistência de 1100w numa rede de 110v vai dar 10A e pra 220v e 5A.

Quanto ao sensor e o controlador, não sei responder.


Galera, estou quase terminando de montar o meu equipamento e me surgiu mais uma dúvida: qual a altura recomendada para o furo da torneira do fermentador de 5l (um balde alimentício de uns 8l)? A distância do fundo do balde pra início da torneira, e não pro centro do furo...

Obrigado.


Acho que a 1cm do fundo tá mais do que bom. O ideal é que tenha um espaço apenas para acomodar as partículas sólidas e o fermento decantado, para que essas coisas não saiam da torneira. Posso medir a altura da torneira dos meus fermentadores (baldes de 12 litros) mais tarde e te passar a distância.

Outra alternativa seria usar um sifão, aí não precisaria de torneira.

Abraços!
 
Obrigado, Luccas e dryfon.

Luccas, gostei da sua ideia mas acho que vou tentar colocar logo a torneira. Paguei R$5 no balde e R$3 na torneira. Acho que vale a pena colocar a 1cm como o dryfon sugeriu e se ficar ruim eu compro outro balde.
Melhor do que ficar abrindo o fermentador pra colher amostra com uma mangueira, já que não tenho sifão...

Valeu!!
 
Carlão, eu to montando um sistema parecido com o teu, mas a minha ideia é fazer levas de 7 a 10 litros com toda a água ou de 15-20 litros fazendo lavagem.

Creio que para a quantidade que tu quer fazer, uma resistência de 500w seja o ideal. O Guenther recomenda 1000w pra cada 10 litros pra ter uma fervura legal. Eu atualmente faço levas de 10 litros numa panela de 15 litros e uso um ebulidor de 2000w pra iniciar a fervura. Digo inciar pois depois que a fervura começa com o ebulidor, tenho que desligar ele e ficar no fogão, senão fica muito forte, a ponto de poder causar acidentes. Acho que essa recomendação do Guenther é o ideal mesmo.

Nesse sistema que estou planejando a ideia é utilizar uma resistência de 1200w-1500w com um dimmer ou controlador.

Pra saber a amperagem da resistência, basta dividir a potência dela pela voltagem. No caso, uma resistência de 1100w numa rede de 110v vai dar 10A e pra 220v e 5A.

Quanto ao sensor e o controlador, não sei responder.

Obrigado pela ajuda dryfon.

Acho que vou usar uma resistência de 2000w ligada a um dimmer, assim posso aquecer o mosto rapidamente a 65ºC e também iniciar a fervura rapidamente, e depois durante a fervura controlar a intensidade da mesma.

Comprei uma bombinha chinesa igual a foto abaixo, será que é muito forte pro meu sistema? Será que terei que colocar um registro no retorno pra controlar o fluxo?

E no retorno, vocês recomendam fazer um sistema que espalhe o mosto e fique sobre a cama de grãos com canos furados evitando caminhos preferenciais ou colocar a mangueira num canto e deixar ela lá quieta?


(Foto da bomba chinesa)
High-Quality-DC-12V-Electric-Centrifugal-Water-Pump-Free-Shipping-B2-TK0410.jpg_350x350.jpg
 
Galera, existe alguma gambiarra ou método seguros para prender a tampinha satisfatoriamente bem sem usar o equipamento correto?
Estou achando que o meu tampador não vai chegar a tempo e estou pensando em um jeito, mesmo que trabalhoso, pra tampar minhas garrafas.
Será que com um alicate com cuidado da certo?
Alguma outra maneira?
Como eh uma leva de 5l são poucas garrafas...

Valeu!
 
Eu não arriscaria. Deixa ela na geladeira e espera chegar o arrolhador.

Uma coisa que esse hobby está me ensinando é controlar a ansiedade...
 
Hehehehehe.. Eu concordo, mas confesso que controlar a ansiedade da primeira leva é difícil! =)

Alguém poderia colocar umas fotos em detalhe do arrolhador de alavanca, daquela parte que pega na tampa. Umas 3 fotos de perto em ângulos diferentes..

Obrigado!
 
não. espere o arrolhador... vai maturando a bichinha... o gás carbônico achará um meio de sair pelos espaços da sua tampinha e não vai carbonatar... Apesar da ansiedade sua cerveja irá melhorar com o tempo.
 
Pessoal, só atualizando a montagem do meu equipamento. Coloquei a tela de inox no fundo do cesto. Ficou muito bom! Ótima vazão e filtragem. Está somente encaixado mesmo, ficando fácil tirar pra limpar.
 

Attachments

  • IMG_20141012_112925.jpg
    IMG_20141012_112925.jpg
    235.5 KB · Views: 157
  • IMG_20141012_112908.jpg
    IMG_20141012_112908.jpg
    494.4 KB · Views: 148
Rapaz.. Não comprei essa tela especificada, mas cada furo da panela tem 19mm se não me engano. Dando um zoom na imagem da pra contar pouco mais de 20 furinhos da tela.
Então deve ter pouco menos de 1mm..
 
Brossi,

vi que voce usa o controlador de temperatura da geladeira (TIC) na brassagem, certo isso?
Essa era uma duvida que eu tinha, se poderia usar esse aparelho na brassagem se suportaria temperatura alta e de poderia ficar em contato com agua e o mosto.

tem alguma recomendação? se realmente puder usar vai me quebrar um galhao muito melhor que ficar usando termometro.
 
Dá pra usar sensor encapsulado na brassagem de boas, a temperatura nem é tão alta.

Esses sensores encapsulados trabalham em temperaturas de -55º à 125ºC, com precisão de 0.5º para o range de -10ºC à 85ºC.

Comprei dois ano passado pra montar meu termostato, e to pensando em comprar outro para aposentar o termêmetro cervejeiro, que dá muito trabalho pra limpar.

Fonte: http://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/DS18B20.pdf
 
Eles não gostam de ficar "mergulhados". O sensor do tic não tem cabo atoxico (libera toxinas a longo prazo quando exposto ao calor) e o 18b20, vide datasheet tb não gosta de tomar banho.

Também estou em busca de sensores "tchã" pra automatizar processos
 
Eles não gostam de ficar "mergulhados". O sensor do tic não tem cabo atoxico (libera toxinas a longo prazo quando exposto ao calor) e o 18b20, vide datasheet tb não gosta de tomar banho.

Também estou em busca de sensores "tchã" pra automatizar processos

Eu pretendo usar com poço térmico.
 
Back
Top