Dúvida! Lager com cheiro de mosto com OG alta.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Korvocore

Well-Known Member
Joined
Jul 22, 2014
Messages
291
Reaction score
99
Fala pessoal!

Fiz uma lager dia 07/09 e depois de uma semana e meia fermentando e ela está com o cheiro de bem próximo de quando inoculei o fermento. O gosto não está doce, só o cheiro, vou por abaixo os dados dela.

OG: 1,048

Fermentação começou em 9 graus por 3 dias, depois 12 por 4 e agora mais 4 a 15 graus. FG até o momento (ontem) 1,013 e baixando um ponto por dia. (é lento assim mesmo?)

Fermento: W-34/70 3 pacotes para 23 litros (pouco?)

Resumindo, é normal esse cheiro doce na lager antes de maturar?
 
Galera, densidade diminuiu (1,008 ontem a noite) e ainda ta com esse cheiro doce, gosto normal. Ninguem passou por isso?
 
Só fiz uma Lager até agora, Brassei ela em meados de Maio, deixei fermentando em temperatura constante de 9ºC por dois meses.

Nestes 2 meses de fermentação nem mexi na cerveja, então não sei dizer como o cheiro evoluiu.

Depois fiz o priming e engarrafei.

Com duas semanas de engarrafada não estava achando a cerveja grande coisa, mas depois de 1 mês na garrafa (mantida gelada a 10ºC), ficou muito boa. Agora, com dois cerca de 2 meses de engarrafada está melhor ainda, pena que só sobraram poucas garrafas...

O que entendi dessa cerveja que fiz, é que todo o processo da Lager é muito mais lento que o da Ale.

Acho que a sua cerveja ainda está muito jovem para até mesmo avaliar. Eu deixaria ela pelo menos mais umas 3 ou 4 semanas no fermentador e depois de engarrafada esperaria mais 1 mês para beber.

Abraço
 
vlw Antonio!!

Mais ninguém ai fez uma Lager com cheiro de mosto, só eu? To preocupado com a próxima, não quero que fique com esse cheiro não.
 
vlw Antonio!!

Mas ninguém ai fez uma Lager com cheiro de mosto, só eu? To preocupado com a próxima, não quero que fique com esse cheiro não.

Quais os maltes utilizados? E a temperatura de mosturação? Fiz duas lagers, nenhuma ficou com esse cheiro de mosto. O cheiro característico é de ovo podre, cheiro sulfuroso. Mas com a maturação a lager evolui muito, ficando muito boa.

Gabriel
 
Quais os maltes utilizados? E a temperatura de mosturação? Fiz duas lagers, nenhuma ficou com esse cheiro de mosto. O cheiro característico é de ovo podre, cheiro sulfuroso. Mas com a maturação a lager evolui muito, ficando muito boa.

Gabriel

Então, a receita ficou assim:

BestMälz Pilsen (3,9 EBC) 4,25kg
Malte Lager Pilsen - Muntons (3,0 EBC) 1,3kg

Mostura a 65ºC por 80min com Mash Out a 76ºC por 10min.

Lúpulo foi 10g de Magnum só no começo da fervura 19,8 IBUs

3 pacotes de fermento w34/70 com o mosto a 18º e resfriado depois de 2 horas para 9º e assim ficou por uma semana, depois fui aumentando 1º por dia para 15º, maturou 3 semanas e o cheiro era o mesmo de quando inoculei o fermento :( OG 1.048 FG 1.008
 
Meu palpite é que a cerveja é muito nova para qualquer presunção.

Ademais, acredito que você tenha inoculado muito mais fermento do que precisava. Acredito aue não a ponto de ter autólise, mas talvez tenha influenciado nessa FG tão baixa. (Esta medindo com refratometro?)
Vai ser uma cerveja bem seca.

O cheiro doce, não tem muito como definir, pois diversos aromas podem ser confundidos ou descritos como "doce". Eu penso que isso que você sente é diacetil, cheiro amanteigado, levemente doce as vezes, ou ao menos traz essa sensação.
Isso veio principalmente, pois não vi no seu esquema de fermentação algum momento para o descanço do diacetil. O perfil de sacarificaçao e a FG que relatou eliminam outros "doces".
Mas ele vai reduzir bastante na maturação, restando uma leve lembrança que vai sumindo com os meses.

Gosto muito do w34/70, usei uns sachets com mais de 1 ano comprados, 11g/25l, só hidratado. Fermentou perfeitamente e sem nada de aroma podre, como o urquell ou s23.
 
Muito fermento? Não é o dobro pra lager? Achei q estava faltando fermento, pois para ale's uso 2 pacotes por 20L. Refratômetro só uso na hr da mostura, OG e FG só densímetro. Ela ficou com um gosto muito bom, só oq me incomodou foi o aroma.
A cerveja comum, bud, heineken, tem esse cheiro meio doce, só que bem de leve, a minha ficou um pouco forte, mas enfim, difícil discutir aromas pela internet, acredito que seja falta de uma boa maturação mesmo, afinal, a cerva tinha 1 mês e pouco.

De qq forma, não vou saber, pois ela já acabou semana passada num churras hehehe :D
Fica pras próximas.

Vlw Pessoal!
 
Muito fermento? Não é o dobro pra lager? Achei q estava faltando fermento, pois para ale's uso 2 pacotes por 20L. Refratômetro só uso na hr da mostura, OG e FG só densímetro. Ela ficou com um gosto muito bom, só oq me incomodou foi o aroma.
A cerveja comum, bud, heineken, tem esse cheiro meio doce, só que bem de leve, a minha ficou um pouco forte, mas enfim, difícil discutir aromas pela internet, acredito que seja falta de uma boa maturação mesmo, afinal, a cerva tinha 1 mês e pouco.

De qq forma, não vou saber, pois ela já acabou semana passada num churras hehehe :D
Fica pras próximas.

Vlw Pessoal!

É o dobro sim, a FG baixa acredito que tenha sido pelo perfil dos maltes e da temperatura de mosturação (65°C).

Quanto ao aroma, já que está te incomodando, na próxima tente adicionar uma pequena quantidade de algum malte aromático, além de um lúpulo aromático pro final da fervura (faltou na sua receita).

Fiz uma Bohemian Pilsner com esse fermento, mas fiz starter partindo de um pacote. Maturando neste momento, FG e OG como programado e um aroma incrível.

Abraço.

Gabriel.
 
Back
Top