Dúvida Fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andrecosta

Member
Joined
May 4, 2017
Messages
17
Reaction score
0
Olá galera do homebrewtalk,
começando a fazer cerveja agora, primeiro post por aqui, aí tenho uma dúvida.

No momento da fervura, tem algum problema se meu fogão não for forte o suficiente e não conseguir atingir a temperatura correta (100 graus C?) ?

Pergunto pois vivo na área rural, e tenho bastante acesso a madeira, e pra min ficaria mais fácil fazer a cerveja no fogão a lenha, mas nem sempre a temperatura nele é tão alta como no gás.

Neste caso posso deixar fervendo por 1h30min ou até mais tempo, até o mosto ter a densidade igual ao da receita.

Esse tempo extra de fervura causaria algum problema na cerveja?


Ps: Sei que devo ferver sem a tampa, e depois resfriar rapidamente até algo em torno de 18graus C.

Valeu a força e obrigado pelo excelente forum! Está me ajudando demais!
 
Olá

Não há "temperatura correta".

Você esquenta o mosto até começar a ferver.... e deixa 1 hora fervendo.
Seu problema vai ser se a temperatura não alcançar a temperatura de fervura.

Se atingir.... ok.
No máximo pode acontecer de uma fervura menos vigorosa... mas aí você vai se ajustando.
 
Não é sempre que conseguimos chegar a 100 graus, só no nível do mar que chega nessa temperatura antes de ferver!

Aqui em casa (São Paulo) já sobe fervura nuns 95-96!

Enfim, eu nunca tentei usar lenha, mas realmente acho que vai faltar vigor nessa fervura!

Se não tiver como comprar botijão mesmo, usa uma resistência elétrica que dá super certo!

Flw!
 
Olá galera do homebrewtalk,
começando a fazer cerveja agora, primeiro post por aqui, aí tenho uma dúvida.

No momento da fervura, tem algum problema se meu fogão não for forte o suficiente e não conseguir atingir a temperatura correta (100 graus C?) ?

Pergunto pois vivo na área rural, e tenho bastante acesso a madeira, e pra min ficaria mais fácil fazer a cerveja no fogão a lenha, mas nem sempre a temperatura nele é tão alta como no gás.

Neste caso posso deixar fervendo por 1h30min ou até mais tempo, até o mosto ter a densidade igual ao da receita.

Esse tempo extra de fervura causaria algum problema na cerveja?


Ps: Sei que devo ferver sem a tampa, e depois resfriar rapidamente até algo em torno de 18graus C.

Valeu a força e obrigado pelo excelente forum! Está me ajudando demais!

O vigor da fervura é essencial para a evaporação do DMS.
Caso sua fervura não fique tão vigorosa e você sinta algum gosto e aroma de DMS nas suas levas, tenta aumentar o tempo de fervura, para compensar...

[ ]´s
 
Obrigado pela resposta pessoal.

Acredito sim que vou conseguir a fervura sem problemas. Vou testar isso jajá no fogão a lenha aqui.


1-Então não tem problema eu ferver por mais de 1h se eu perceber que a fervura não está muito vigorosa?

2-O papel da fervura é de apenas evaporar essas substâncias indesejáveis, diminuir o tamanho do mosto para ajustar a densidade e também eliminar algumas atividades enzimáticas, certo? Eu sei que com 90graus C por exemplo existe evaporação também, então seria eu só aumentar o tempo de fervura para 1h30 por exemplo?

3-Vou criar algum off-flavor em aumentar o tempo de fervura?

Lembrando que madeira pra queimar aqui não custa nada (só o tempo de rachar a lenha, rs), e se eu usar gás ou energia elétrica vou deixar minha cerveja mais cara, rsrs...
 
Olá galera do homebrewtalk,
começando a fazer cerveja agora, primeiro post por aqui, aí tenho uma dúvida.

No momento da fervura, tem algum problema se meu fogão não for forte o suficiente e não conseguir atingir a temperatura correta (100 graus C?) ?

Pergunto pois vivo na área rural, e tenho bastante acesso a madeira, e pra min ficaria mais fácil fazer a cerveja no fogão a lenha, mas nem sempre a temperatura nele é tão alta como no gás.

Neste caso posso deixar fervendo por 1h30min ou até mais tempo, até o mosto ter a densidade igual ao da receita.

Esse tempo extra de fervura causaria algum problema na cerveja?


Ps: Sei que devo ferver sem a tampa, e depois resfriar rapidamente até algo em torno de 18graus C.

Valeu a força e obrigado pelo excelente forum! Está me ajudando demais!
Sim, pode ferver com lenha sem problema algum, e aliás, já vi fervuras absurdamente vigorosas com lenha.

Sobre ferver mais de 1 hora, sem problemas, vc só precisa pensar se realmente precisa disso.

Por último, avalie bem essa questão de "chegar na densidade" como se fosse a coisa mais importante de todas. Vejo muita gente fazendo isso, só ficar pensando na densidade, e esquecer do volume que foi projetado para aquela receita. A maior parte da receita é projetada em função de um volume final: cor, amargor, etc. Variou o volume? Tua receita foi pro espaço. Agora, manteve o volume, e teve uma variação de densidade o que muda? Essencialmente teor alcoólico.... em vez de ficar com, digamos, 5,2%, vai ficar com 4,7%, ou 5,8%, e que diferença isso faz? Quase nada pra cerveja como um todo.

Ou seja, programe as coisas para ferver X tempo e atingir o volume de final de fervura projetado.

Abraço,
 
Obrigado pela resposta Guenther!

Beleza, ontem testei ferver 25L de água no fogão a lenha. Levou cerca de 1h para eu subir a temperatura de 30graus C para cerca de 94graus C (sem tampa na panela). E com 94C já tinha uma boa evaporação.

Acredito que caprichando um pouco mais nas lenhas, devo conseguir algo próximo do máximo para minha altitude de 750m aqui.
 
Outro fator importante em relação ao aumento do tempo de fervura é o cálculo do tempo de adição de lúpulos. Depois de começarem as adições não tem como aumentar o tempo de fervura sob pena de ser modificado o perfil de amargor, sabor e aroma da cerveja.
 
O correto é conhecer a quantidade que evapora da sua panela pra assim voce poder fazer as correções necessarias durante a fervura.
Faz uma simulação com apenas agua pra ver o que ela evapora durante uma hora. Assim ficará mais preciso seus calculos finais de quantidade e OG
 
Atualmente também utilizo um fogão a lenha, mas somente para deixar a tempetaruda da agua da mostura e da
lavagem no patamar correto. Todas as demais procedimentos faço em um fogarreiro a gás, o porque disso, a
temperatura sobe mais rápido com gás do que no fogão a lenha, por enquanto para mim está funcionando bem.
 
Buenas Andre, vai fazer cerveja com água do Rio do Peixe? :p
Atualmente moro em Campo Largo/PR mas sou teu vizinho aí de Herval d'Oeste.

Taca-lhe pau neste fogão até 'vermeiá' a chapa...
:mug:
 
O correto é conhecer a quantidade que evapora da sua panela pra assim voce poder fazer as correções necessarias durante a fervura.
Faz uma simulação com apenas agua pra ver o que ela evapora durante uma hora. Assim ficará mais preciso seus calculos finais de quantidade e OG

Beleza, vou testar aqui. Normalmente para fechar uma receita em 18L vou iniciar a fervura com uns 23L mais ou menos?

Outro fator importante em relação ao aumento do tempo de fervura é o cálculo do tempo de adição de lúpulos. Depois de começarem as adições não tem como aumentar o tempo de fervura sob pena de ser modificado o perfil de amargor, sabor e aroma da cerveja.

Legal, muito obrigado por essa dica, se ver que preciso ferver por mais tempo, vou só colocar o Lupulo a partir dos 60min restantes.
 
Buenas Andre, vai fazer cerveja com água do Rio do Peixe? :p
Atualmente moro em Campo Largo/PR mas sou teu vizinho aí de Herval d'Oeste.

Taca-lhe pau neste fogão até 'vermeiá' a chapa...
:mug:

AHahahahhaah, ontem quase vermeiô a chapa, rsrs... hoje faço outro teste.

Que nada, rsrs... vou usar uma das 2 opções aqui pra água. Devo usar a do poço artesiano que tem um ph mais neutro. A da nascente é mais pra ácida. Não tenho os números aqui agora.

Valeu a força, abraço! =)
 
Que nada, rsrs... vou usar uma das 2 opções aqui pra água. Devo usar a do poço artesiano que tem um ph mais neutro. A da nascente é mais pra ácida. Não tenho os números aqui agora.

Use a água mais ácida mesmo, não a neutra. A cerveja tem um pH baixo mesmo!
 
Use a água mais ácida mesmo, não a neutra. A cerveja tem um pH baixo mesmo!

Opa, que bom que comentou sobre a água, por que eu já tinha feito confusão aqui.

A água da nascente tem ph 5,61, e a do poço artesiano 7,2. :ban:
 
Opa, que bom que comentou sobre a água, por que eu já tinha feito confusão aqui.

A água da nascente tem ph 5,61, e a do poço artesiano 7,2. :ban:

O pH da nascente é ideal para fazer cerveja, dependendo da receita você vai colocar alguns grãos escuros que ajudam a baixar o pH e deve chegar em uns 5.2 que é excelente!
O "ideal" é entre 5 e 6, então você tem uma água nota 10 ai!

Isso ajuda na colocação do mosto, na extração de substâncias do lúpulo e também nas ações enzimáticas em geral, ainda ajuda na coagulação proteica e proteção microbiótica! Acredite, use essa e veja o resultado! rs

Já vi relatos de que as águas de nascente podem ser um pouco pobres em sais, mas ai só análise química pra saber ao certo! :-(

Flw!
 
Back
Top