Dúvida - Fermentação sem controle de temp.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vander

Well-Known Member
Joined
Mar 29, 2017
Messages
52
Reaction score
10
Boa tarde.
Estou com uma dúvida do que seria "menos pior" para o problema que terei.
Estou com um lote de 20L fermentando num freezer horizontal desligado. Estou tentanto controlar a temperatura com garrafas pet congeladas. E tem sido satisfatório. Foi o que consegui para a primeira leva, até esperar o termostato chegar. Edit: A cereja é uma Pale Ale.
Durante a fermentação primária ocorreu tudo certo e já estou no terceiro dia de fermentação secundária aumentando gradativamente até os 24graus atualmente.
Acontece que terei de viajar hoje de noite por aprox 36h no total. E nesse meio tempo não terei como controlar a temperatura.
Gostaria de saber qual seria a opção em q terei menos problemas.
1: Deixar uma garrafa para manter a temp em 24 graus sendo que provavelmente quando voltar a temperatura estará prox de 27/28 graus. Onde moro temos min de 22 e max de 33.
2: Colocar mais garrafas pet sendo que qdo elas se derreterem a temperatura estará prox a 18/19 graus e quando eu voltar ela deve estar perto dos 23/24 novamente.

Qual opção seria "menos pior" para a cerveja? Em qual opção ela sofreria menos? Deixar subir naturalmente até eu voltar, ou baixar mais do que o atual e depois subir novamente ao patamar que estava antes?

Esses dados de variação que coloquei acima são uma previsão que fiz com base no que tenho conseguido controlar desde o inicio da fermentação. Tenho utilizado garrafas de 300ml. 500ml. 1L e 1,5L, mesclando-as para atingir a temperatura que desejo.

Pretendo fazer uma secundária mais prolongada pois por mais que eu tentasse, o controle de temperatura sempre teve uma variação de 1/2 graus. E pelo que li, seria interessante uma segundaria maior.

Para a clarificação pretendo ligar esse mesmo freezer que, no modo refrigeração, tem temp maxima de 3 graus, e pretendo controlar por ele próx. de 0. Isso só na quinta feira. Ou quarta de noite.

Desde já agradeço a ajuda.

:mug:
 
Cara, se tá no terceiro dia de secundária, deve ter uns 10 dias de fermentação total. Acho que, por isso, um dia e meio que você largar aí não vai acontecer nada na sua breja. Até porque, se colocar as pets no mesmo esquema que tá fazendo, com o freezer fechado, depois de 36 horas a temperatura do líquido vai variar muito pouco. Relaxa...
Abraço.
 
Opa. Realmente nesses dias eu percebi que a temperatura do líquido demora bastante p se alterar.
Obrigado!! ��
 
Não tenho geladeira e faço a fermentação em isopor. Uma coisa qu testei aqui que ajuda na questão de conseguir temperaturas mais baixas é misturar álcool com a água nas garrafas pets. Fica aqui a dica.

Sobre o tema: acho que não terá problemas em deixar lá ppor esse período de 36/horas, pode gerar off flavors
 
Não tenho geladeira e faço a fermentação em isopor. Uma coisa qu testei aqui que ajuda na questão de conseguir temperaturas mais baixas é misturar álcool com a água nas garrafas pets. Fica aqui a dica.

Sobre o tema: acho que não terá problemas em deixar lá ppor esse período de 36/horas, pode gerar off flavors

Obrigado pela resposta.

Deixei duas garrafas de 1,5L na noite da viagem A temperatura estava em 24. Não consegui acompanhar pra quantos graus baixou, mas quando voltei 36h depois estava com 25,5. Creio que deve ter baixado para uns 20
 
Não tenho geladeira e faço a fermentação em isopor. Uma coisa qu testei aqui que ajuda na questão de conseguir temperaturas mais baixas é misturar álcool com a água nas garrafas pets. Fica aqui a dica.

Sobre o tema: acho que não terá problemas em deixar lá ppor esse período de 36/horas, pode gerar off flavors

Obrigado pela resposta.

Deixei duas garrafas de 1,5L na noite da viagem, a temperatura estava em 24. Não consegui acompanhar pra quantos graus baixou, mas quando voltei 36h depois estava com 25,5. Creio que deve ter baixado para uns 20 e a partir dai começou a subir novamente. A variação de temperatura é muito lenta. Acredito que não terei problemas.
Hoje ela está clarificando. E quando liguei o freezer, demorou mais de 20h pra derrubar de 25 pra 1.
Boa ideia essa de utilizar álcool. Seria interessante para tentar fazer uma lager.
Mas por enquanto vou fazer umas 4/5 levas de ales e quando for tentar uma lager já vou estar com o termostato.
Hoje uso potes de sorvete congelados na água para resfriar o mosto. Vou tentar essa dica do alcool na água pra ver se consigo melhorar a eficiência do resfriamento.

Valeu!! :mug:
 
Pessoal..comprei um controlador de temperatura STC-1000 para usar em uma geladeira na fermentação, alguem usa esse tipo de controlador? Ou se realmente funciona bem estes controladores na geladeira.
 
Pessoal..comprei um controlador de temperatura STC-1000 para usar em uma geladeira na fermentação, alguem usa esse tipo de controlador? Ou se realmente funciona bem estes controladores na geladeira.
Eu tenho um desses. Até agora funcionando normalmente. Dá inclusive para ligar, além da geladeira, uma fonte de calor para subir a temperatura, se for o caso.
 
Pessoal..comprei um controlador de temperatura STC-1000 para usar em uma geladeira na fermentação, alguem usa esse tipo de controlador? Ou se realmente funciona bem estes controladores na geladeira.

também tenho um destes e achei muito bom. ainda não precisei usar o modo aquecimento, mas logo logo (the winter is coming) vou usar.

O único pequeno "problema" é o tamanho do fio do sensor que não é lá assim tão comprido, mas é só aumentar.
 
Comprei um desses no aliexpress, to esperando chegar. Achei bem barato. Bom saber que funciona bem.
 
Back
Top