Dúvida: existe um tempo limite para o fermento?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Zehzit0

Active Member
Joined
Feb 21, 2016
Messages
34
Reaction score
1
Boa noite colegas,

Tenho uma dúvida que não consegui encontrar resposta.

Gostaria de saber se existe um "tempo limite" de vida para o fermento.

O motivo da dúvida é saber se eu posso ficar mais tempo na fermentação secundária, considerando que a inoculação foi no dia 09.10.2016.

ps. a carbonatação será por primming.

Abraços!
 
Boa noite colegas,

Tenho uma dúvida que não consegui encontrar resposta.

Gostaria de saber se existe um "tempo limite" de vida para o fermento.

O motivo da dúvida é saber se eu posso ficar mais tempo na fermentação secundária, considerando que a inoculação foi no dia 09.10.2016.

ps. a carbonatação será por primming.

Abraços!
Eu normalmente faço varias semanas de Fermentação Secundária, e em alguns casos faço meses, e uma vez já deixei 1 ano.... isso em temperatura ambiente.

Em temperatura baixa já deixei com todo o fermento durante meses dezenas de vezes.

Abraço,
 
Eu normalmente faço varias semanas de Fermentação Secundária, e em alguns casos faço meses, e uma vez já deixei 1 ano.... isso em temperatura ambiente.

Em temperatura baixa já deixei com todo o fermento durante meses dezenas de vezes.

Abraço,

Gunter aproveitando este tópico para esclarecimentos.
qual seria esta sua temperatura ambiente?
pois aqui fica entre 27 e 30 e acho alta.
Para esclarecer geral, qual a faixa que podemos usar como temperatura ambiente para fermentação secundária, já que podemos pelo que li acima,deixar um bom tempo.
 
Eu normalmente faço varias semanas de Fermentação Secundária, e em alguns casos faço meses, e uma vez já deixei 1 ano.... isso em temperatura ambiente.

Em temperatura baixa já deixei com todo o fermento durante meses dezenas de vezes.

Abraço,

Mas isso trocando de balde certo?

Pois nesse período longo, deixando toda lama no balde teria problema de autólise, correto?
 
Gunter aproveitando este tópico para esclarecimentos.
qual seria esta sua temperatura ambiente?
pois aqui fica entre 27 e 30 e acho alta.
Para esclarecer geral, qual a faixa que podemos usar como temperatura ambiente para fermentação secundária, já que podemos pelo que li acima,deixar um bom tempo.
Temperatura ambiente, leia-se, no máximo 25 graus.... que é o recomendado pelo livro Yeast para Fermentação Secundária.
 
Mas isso trocando de balde certo?

Pois nesse período longo, deixando toda lama no balde teria problema de autólise, correto?
Sem trocar de balde.

Se fosse trocando de balde, se livrando da borra, o meu relato não teria serventia alguma, já que se eu me livrar do fermento...... seria exatamente o mesmo que deixar a cerveja numa garrafa em temperatura ambiente, certo? Ou seja, seria ilimitado.

A grande questão aqui é deixar em Fermentação Secundária com o fermento.

Autólise depende absurdamente de temperatura, pressão hidrostática, e saúde do fermento. Se a saúde está boa, se você usa fermentadores pequenos (não mais que algumas centenas de litros) e que não geram pressão hidrostática absurda sobre o fermento, e se a temperatura do fermento não fica muito alta (o que normalmente ocorre pela pressão hidrostática).... autólise praticamente não existe (entenda-se, não ocorre em níveis que ultrapassem o desprezível, assim como contaminação..... que ocorre sempre... a questão é não ser severa).

Abraço,
 
Back
Top