Dúvida Espessura Chiller

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marceloforpresident

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2016
Messages
88
Reaction score
58
Bom dia, Cervejeiros(as)

Estou finalizando a compra dos materiais para minha primeira brassagem e surgiram 2 dúvidas quanto ao Chiller.

- Vi que há diversos tamanhos: 5m, 7.5m, 9m e até 15m.
- Tambem achei, pelo menos, 2 espessuras diferentes: 1/2 e 3/8.

1. Levando em conta que vou comprar uma mangueira que tem espessura de 1/2, seria melhor comprar o chiller de 3/8, para ficar melhor de encaixar?

2. A primeira Leva será de 10 Litros, mas planejo aumentar esta quantidade no futuro, por este motivo, seria melhor já comprar um chiller de 15m, por exemplo para poder resfriar tanto pequenas quanto levas maiores (20 Litros)?

Tentei buscar esta dúvida em foruns e pela internet, mas não obtive muito sucesso. Espero que possam me ajudar.

Desde já, agradeço a atenção.
 
Eu compraria o maior que coubesse na panela.

Quanto maior o chiller, mais rápido vai resfriar o mosto, e quanto mais rápido você resfriar o mosto, melhor.
 
O chiller mais grosso vai ter mais água dentro do chiller pra trocar calor. Deve resfriar o mosto mais rápido, dependendo da vazão que você passar a água pelo chiller.
 
Bom dia, Cervejeiros(as)

Estou finalizando a compra dos materiais para minha primeira brassagem e surgiram 2 dúvidas quanto ao Chiller.

- Vi que há diversos tamanhos: 5m, 7.5m, 9m e até 15m.
- Tambem achei, pelo menos, 2 espessuras diferentes: 1/2 e 3/8.

1. Levando em conta que vou comprar uma mangueira que tem espessura de 1/2, seria melhor comprar o chiller de 3/8, para ficar melhor de encaixar?

2. A primeira Leva será de 10 Litros, mas planejo aumentar esta quantidade no futuro, por este motivo, seria melhor já comprar um chiller de 15m, por exemplo para poder resfriar tanto pequenas quanto levas maiores (20 Litros)?

Tentei buscar esta dúvida em foruns e pela internet, mas não obtive muito sucesso. Espero que possam me ajudar.

Desde já, agradeço a atenção.

Chiller mais espesso, tem maior área de contato com o mosto para troca de calor, além de passar um volume maior de água por dentro dele...

Aí você precisa ver o tamanho da sua panela da fervura e o volume do fim de fervura que fica, para que um chiller muito grande não faça o mosto transbordar (acho pouco provável)

Eu uso um de 15m em uma panela de 50 litros, ou seja...um de 7 para você deve ser suficiente...

Comprei uma panela de 80 litros agora e mandei fabricar o tubo de alumínio de 1/2". Pretendo enrolar o chiller mais para as extremidades da panela, possibilitando que eu faça o Whirlpool sem precisar tirar o chiller =)
 
Pessoal,

Lendo os comentários de vocês me surgiu uma idéia, acho que vou comprar uma 'panqueca' de tubo de alumínio de 15m e moldar o chiller conforme a circunferência da panela.

Planejo fazer um de 9m e validar se vai resfriar o mosto na velocidade 'média'.

Caso demore (improvável) ou quando a Leva aumentar para 20L, estou pensando em utilizar o comprimento restante de aluminio para fazer um pré-chiller mergulhado numa panela com gelo.

Obrigado por todas dicas!
 
Pessoal,

Lendo os comentários de vocês me surgiu uma idéia, acho que vou comprar uma 'panqueca' de tubo de alumínio de 15m e moldar o chiller conforme a circunferência da panela.

Planejo fazer um de 9m e validar se vai resfriar o mosto na velocidade 'média'.

Caso demore (improvável) ou quando a Leva aumentar para 20L, estou pensando em utilizar o comprimento restante de aluminio para fazer um pré-chiller mergulhado numa panela com gelo.

Obrigado por todas dicas!

Outra opção seria fazer o chiller de imersão com os 15m de tubo e passar água gelada por ele.. Acho que seria equivalente ao uso do pré-chiller pois seria a mesma água gelada mas com a diferença de que vc terá apenas um chiller (menos coisas pra guardar) com maior comprimento (mais eficiência).
Compre o de 1/2 pol e use com mangueira de 1/2 que encaixa certo nas torneiras também (mais praticidade).
 
Pessoal,

Lendo os comentários de vocês me surgiu uma idéia, acho que vou comprar uma 'panqueca' de tubo de alumínio de 15m e moldar o chiller conforme a circunferência da panela.

Planejo fazer um de 9m e validar se vai resfriar o mosto na velocidade 'média'.

Caso demore (improvável) ou quando a Leva aumentar para 20L, estou pensando em utilizar o comprimento restante de aluminio para fazer um pré-chiller mergulhado numa panela com gelo.

Obrigado por todas dicas!

Eu uso um pré-chiller que passa em um balde com gelo antes...ajuda muito...
 

Latest posts

Back
Top