Dúvida em receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Renan

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
97
Reaction score
23
Olá,


Vou fazer meu primeiro hidromel em breve e pesquisando achei alguns modos diferentes de se fazer, gostaria de saber se a receita abaixo está adequada para um hidromel tradicional.

Irei aquecer a água à 75º e então começarei a diluir o mel nela até obter uma densidade de 1090, deixarei então por mais 15 minutos a 75º para esterilizar o mosto. Farei então a transferência para o fermentador e após resfriar até a temperatura ambiente será só inocular o fermento (Red Star).

Depois de iniciada a fermentação espero então até que ela cesse para efetuar a primeira transfega e continuarei a fazer as transfegas até que o hidromel clarifique e pare de sedimentar fermento no fundo do fermentador.

Por fim irei envasar em garrafas com rolha.


É basicamente esta a receita, então tenho estas dúvidas com ela:

- Está ok a receita?
- Uma vez engarrafado, devo guardar as garrafas em pé ou deitadas? :p



Atenciosamente,


Renan Garcia de Oliveira.
 
Renan, é isso aí mesmo.

Hidroméis podem ser feitos em uma ampla faixa de OGs, mas 1,090 é perfeita para uma primeira tentativa. Com essa levedura ele vai ficar bem seco (perfeito para uma versão carbonatada).

O aquecimento a 75°C é o que a maioria do pessoal usa hoje em dia. Antigamente costumava-se ferver o mel, mas, nas escolas mais recentes, a tendência é apenas pasteurizá-lo (ou nem isso) para minimizar a perda das características delicadas do mel.

Eu, particularmente, aqueço apenas até 50°C. Apesar de, teoricamente, o risco de contaminação ser maior, eu não tive problema até agora.

Por fim, a recomendação para garrafas arrolhadas é mantê-las deitadas.
 
Acabei descobrindo que na família tem uma pessoa que já fez um curso, no caso minha cunhada. Ela também disse que a receita está de acordo mas quanto as garrafas me recomendou guardar em pé e vedar com cera de abelha, igual se faz com cola quente e giz de cera.

Como você disse vai ficar bem seco ideal para carbonatar, mas sem carbonatar fica bom ainda? Como não tenho kit de carbonatação ia acabar tendo que carbonatar na garrafa e creio que vá trazer algumas complicações :p
 
Você pode fazer sem carbonatação, não tem problema nenhum.
 
Essa receita de hidromel vai ser boa para treinar minha paciência na maturação das cervejas :p
 
Vou fazer este hidromel nesse final de semana, graças a agilidade rotineira dos correios ¬¬


Teria algum tempero ou adjunto que fica interessante colocar no hidromel? Ou só o mel puro mesmo já dá um hidromel interessante?
 
Você pode adicionar algumas especiarias como Cravo, Canela, baunilha, frutas, tem diversas coisas que você pode adicionar...
No mundo do hidromel o que manda é sua imaginação.
 
Pessoal, desculpe a pergunta, mas quanto ao hidromel eu não tenho muita informação. Quanto aos fermentos para hidromel quais q são utilizados e suas características? Quanto a variedade de fermentos se utiliza quais?

Obrigado !
 
E se eu quiser fazer com carbonatação, como seria o procedimento?

Acredito que para fazer com carbonatação dá para fazer o mesmo processo de primming que fazemos para a cerveja.

Adiciona algumas gramas de açucar por litro e envasa, mas a quantidade de açucar acho que pode variar de acordo com o fermento, que no caso do hidromel não faço a menor ideia de como se comporta.

Não sei se é possivel, acho que meio perigoso, mas talvez o outro metodo que seria possivel é não esperar acabar totalmente a fermentação e envasar, mas acho que isso pode gerar umas garrafas explosivas heheh, afinal não tem como controlar e saber exatamente quando que para de atenuar, a não ser que tu conheça e tenha mapeado muito bem o comportamento da tua receita.


Eu ainda não fiz minha receita de hidromel mas estou pensando em fazer um melomel.
Alguém sabe informar quanto a fermentar o hidromel numa bambona (5L) de agua mineral, se ficaria gosto por causa do plástico? Na internet sempre vejo os caras fermentando em vidro, afinal o negocio fica em media de 3 meses fermentando.

A outra coisa que fiquei meio em dúvia é que os caras fazem média de 2 a 3 trasfegas adicionando nutriente, fermentando 90 dias, uma trasfega a cada 30 dias. Mas usando levedos Lalvin (de vinho).
 
Paulo, acho que tu és o único com experiência em hidromel por aqui. Pode confirmar o post anterior?
 
Buenas, vamos por partes.

A refermentação na garrafa é igual cerveja, só que só vai funcionar para hidroméis secos (hidroméis doces já têm açúar residual, adicionar mais não vai fazer a fermentação recomeçar).

O hidromel aceita níveis muito mais altos de carbonatação porque não tem retenção de espuma. Usando garrafas adequadas (de champanhe), dá pra usar até uns 20g de açúcar por litro. Usando garrafas convencionais de cerveja, não sei se dá pra ir muito além de 7 ou 8 g/litro.

Como o hidromel normalmente matura por bastante tempo antes de ser engarrafado, é uma boa prática adicionar levedura nova no priming.

A fermentação pode ser em recipiente PET, sem problema, desde que não seja por muitos meses (porque vai oxidar mais rapidamente do que em recipiente de vidro). As trafegas servem pra clarificar o hidromel, reduzindo a quantidade de sedimento no fundo da garrafa. Eu já tive resultado satisfatório sem trasfegar, deixando 3 meses no fermentador primário e clarificando com gelatina.

Usar nutriente é importante. Quase ninguém usa Servomyces pra hidromel, mas, por falta de opção, eu já usei algumas vezes com bons resultados.
 
Buenas, vamos por partes.

A refermentação na garrafa é igual cerveja, só que só vai funcionar para hidroméis secos (hidroméis doces já têm açúar residual, adicionar mais não vai fazer a fermentação recomeçar).

O hidromel aceita níveis muito mais altos de carbonatação porque não tem retenção de espuma. Usando garrafas adequadas (de champanhe), dá pra usar até uns 20g de açúcar por litro. Usando garrafas convencionais de cerveja, não sei se dá pra ir muito além de 7 ou 8 g/litro.

Como o hidromel normalmente matura por bastante tempo antes de ser engarrafado, é uma boa prática adicionar levedura nova no priming.

A fermentação pode ser em recipiente PET, sem problema, desde que não seja por muitos meses (porque vai oxidar mais rapidamente do que em recipiente de vidro). As trafegas servem pra clarificar o hidromel, reduzindo a quantidade de sedimento no fundo da garrafa. Eu já tive resultado satisfatório sem trasfegar, deixando 3 meses no fermentador primário e clarificando com gelatina.

Usar nutriente é importante. Quase ninguém usa Servomyces pra hidromel, mas, por falta de opção, eu já usei algumas vezes com bons resultados.

@paulo , no caso, como que funciona essa questão de açúcar residual?
Pelo que entendi, o mel fermenta 100%, correto?
Deve-se interromper a fermentação? Como?
Desculpa as perguntas bobas, mas vejo que existe bastante semelhança entre cerva e hidromel. Mas preciso entender as diferenças também. :)
Abraço!
 
@paulo , no caso, como que funciona essa questão de açúcar residual?
Pelo que entendi, o mel fermenta 100%, correto?
Deve-se interromper a fermentação? Como?
Desculpa as perguntas bobas, mas vejo que existe bastante semelhança entre cerva e hidromel. Mas preciso entender as diferenças também. :)
Abraço!

Sim, o mel é altamente fermentável, mas a atenuação está condicionada ao tipo de levedura utilizada, densidade, disponibilidade de oxigênio e nutrientes, grau alcoólico...

Não é que o açúcar residual não seja fermentável, mas chega a um ponto em que a levedura simplesmente não consegue ir adiante.

Por isso que adicionar açúcar para carbonatar um hidromel doce provavelmente não vai funcionar.

Abraço,
 
Sim, o mel é altamente fermentável, mas a atenuação está condicionada ao tipo de levedura utilizada, densidade, disponibilidade de oxigênio e nutrientes, grau alcoólico...

Não é que o açúcar residual não seja fermentável, mas chega a um ponto em que a levedura simplesmente não consegue ir adiante.

Por isso que adicionar açúcar para carbonatar um hidromel doce provavelmente não vai funcionar.

Abraço,

Excelente explicação, @paulo , obrigado!
 

Latest posts

Back
Top