Dúvida de temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Solid_oz

Well-Known Member
Joined
Oct 13, 2017
Messages
51
Reaction score
15
Buenas, apos muito ler e acompanhar aqui resolvi partir pra produção caseira, como moro em apto decidi por BIAB de 10 litros, ai surgiu uma dúvida na temperatura para fermentação:

Vou fazer uma Ale Gold que segundo o kit pede fermentação em 18°C à 22°C suportando até 24°C até 26°C.
Testando na geladeira em casa, a temperatura dela fica em média 10ºC a 15ºC.
Não tenho um isopor para fazer o esquema de garrafa pet com ela, o que tenho o fermentador nao cabe dentro fica metade de fora hehe.
A dúvida é, fermentar na geladeira mesmo a temperatura mais baixa ou na temperatura ambiente ?
 
Buenas, apos muito ler e acompanhar aqui resolvi partir pra produção caseira, como moro em apto decidi por BIAB de 10 litros, ai surgiu uma dúvida na temperatura para fermentação:

Vou fazer uma Ale Gold que segundo o kit pede fermentação em 18°C à 22°C suportando até 24°C até 26°C.
Testando na geladeira em casa, a temperatura dela fica em média 10ºC a 15ºC.
Não tenho um isopor para fazer o esquema de garrafa pet com ela, o que tenho o fermentador nao cabe dentro fica metade de fora hehe.
A dúvida é, fermentar na geladeira mesmo a temperatura mais baixa ou na temperatura ambiente ?
Cara, pelo pouco q conheco a fermentacao precisa ocorrer na faixa de acordo com a cepa. Fora da faixa ela fica inativa ou muito fraca. Mesmo q consiga fermentar, depois vc tera q fazer cold crash. Nao creio q va conseguir usando a mesma geladeira de casa com outras coisas dentro. Compra um isopor maior. Sugestao... abracos

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
Você é do RS certo?
Acredito que você consiga fazer no seu apartamento em algum lugar aonde a temperatura fique na faixa para que levedura trabalhe bem. Sou do Tocantins e aqui se não tiver uma geladeira com sensor a coisa desanda. Tenho amigos que conseguem em Brasília deixando o balde em algum ponto do apto a9ndea temperatura não fique elevada.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Você é do RS certo?
Acredito que você consiga fazer no seu apartamento em algum lugar aonde a temperatura fique na faixa para que levedura trabalhe bem. Sou do Tocantins e aqui se não tiver uma geladeira com sensor a coisa desanda. Tenho amigos que conseguem em Brasília deixando o balde em algum ponto do apto a9ndea temperatura não fique elevada.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Isso, de Canoas-RS, pois é, no quarto de solteiro (vulgo quarto da bagunça kkk) fica em trono de 20º variando até 22-24º, pensei em deixar ele ali a sompra ou com alguma pet junto mesmo no isopor aberto durante o dia
 
Buenas, apos muito ler e acompanhar aqui resolvi partir pra produção caseira, como moro em apto decidi por BIAB de 10 litros, ai surgiu uma dúvida na temperatura para fermentação:

Vou fazer uma Ale Gold que segundo o kit pede fermentação em 18°C à 22°C suportando até 24°C até 26°C.
Testando na geladeira em casa, a temperatura dela fica em média 10ºC a 15ºC.
Não tenho um isopor para fazer o esquema de garrafa pet com ela, o que tenho o fermentador nao cabe dentro fica metade de fora hehe.
A dúvida é, fermentar na geladeira mesmo a temperatura mais baixa ou na temperatura ambiente ?

Tu vai ser mais um dos milhões de cervejeiros que começam sem controle de temperatura.

Por experiência própria, melhor deixar ales em temperatura ambiente que dentro da geladeira, onde corre o risco de não fermentar.

Minha sugestão é focar em cervejas que usam mais lúpulo (IPA/APA) e usar o bom e velho US-05 da fermentis, bem hidratado e em boa quantidade (1 pacote para 10 litros está ok).

No geral, esses caras dão resultados satisfatórios mesmo sem controle.

Quando tu arrumar um isopor ou geladeira, já terá um conhecimento mínimo para partir para outros estilos.
 
Acredito q dentro da geladeira a levedura ficaria inativa. Temperatura ambiente eh melhor nesse caso, mas cuidado com variações de temperatura muito grandes. Isso realmente estressa a levedura e aí off flavors aparecem. No seu quarto variando entre 20 a 22°C acho justo.

Abraço!

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk
 
Não tenho um isopor para fazer o esquema de garrafa pet com ela, o que tenho o fermentador nao cabe dentro fica metade de fora hehe.

Use esse isopor mesmo, colocando os pets, mesmo que o fermentador fique metade pra fora. Com certeza vai melhor que sem nada e melhor que na geladeira sem controle de temperatura.
 
Como disse o @jalexandre,

é bem tranquilo. Comecei (aqui em Gravataí) sem controle de temperatura algum, com meus baldes na área de serviço sem nem isopor. Há quem diga (meu pai) que foram as melhores).

Se a temperatura não variar demais no local é bem melhor que uma geladeira em temperatura baixa (se fosse uma lager, ai tudo mudava, mas dai o buraco é bem mais embaixo).

Minhas experiências sem controle foram com o US-05 (uma APA e uma Irish Dry Stout) com o S-33 (uma Witbier) e todas foram muito boas.

Quanto ao local em que vai deixar fermentando, é bom lembrar que vai ter cheiro da fermentação e que ele nem sempre é muito agradável, então esteja preparado para este inconveniente.
 
Vlw pelas dicas, amanhã farei minha primeira brassagem, sei que provavelmente não vá acertar na primeira tentativa, mas vou tentar minimizar todos os erros hehe.
Ao final do processo reporto como foi a prova
 
Em temperatura acima de 26 graus (eu acho) é melhor usar um blow off porque vai transbordar do seu fermentador e bagunçar tudo. Boa brassagem que vai dar tudo certo

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 
Back
Top