Dúvida Como fazem Carbonatação no Fermentador Inox

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cleber

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2014
Messages
573
Reaction score
149
Quando a carbonatação é feita diretamente nestes fermentadores inox como é que fazem, por carbonatação forçada, priming ou deixam fermentar sem airlock?
 
Normalmente, 3 opções:

1) Fermentam sobre pressão controlada (bem mais raro no Brasil)
2) Ao final da Fermentação Primária, fecham a saída de CO2, e deixam a pressão subir ao natural pra carbonatar.
3) Depois da Fermentação Secundária, já com a cerveja fria, injetam CO2 normalmente como se fosse um barril.

Priming em fermentador de Inox, nunca vi.

Em qualquer uma das opções, é preciso ter TOTAL CERTEZA E CONTROLE do que se está fazendo, pois pode-se explodir o fermentador, e aí o prejuízo é grande.

Abraço,
 
Valeu, Guenther. Quanto ao risco de explodir acho que se pode implementar uma válvula de segurança que alivia a pressão.
Acho que a melhor opção seria a 2, ou seja, fechar a saída de CO2 na secundária, ao que você disse seria a prática da maioria aqui no Brasil. Estou estudando migrar pra um fermentador em inox e, assim, já pegar um que suporte pressão de carbonatação.



Abs.
 
Ok... e a autólise? Aumentando a pressão, não mata mais levedura? Não seria interessante fazer a purga do fermento antes?
 
Ok... e a autólise? Aumentando a pressão, não mata mais levedura? Não seria interessante fazer a purga do fermento antes?
Na fermentação secundária podemos purgar o fermento mas de qualquer maneira quando fazemos priming nas garrafas temos a mesma situação, ou seja, haverá pressão, se tudo estiver bem dimensionado não haverá autólise.
 
mas a quantidade de fermento que vai pra garrafa é bem menor do que a quantidade de fermento existente entre a fermentação primária e secundária.
Nas opções citadas, não há a descrição do momento da purga, nem se há a purga
 
Romulo, acredito que você queira saber como realmente fazem no que se refere à purga do fermento nesses casos. Também gostaria de saber, se algum parceiro do grupo com conhecimento puder nos contar...
Na minha opinião, o que seria problema é o peso do líquido sobre o fermento que poderia estimular a autólise mas isso pra grandes fermentadores, levas de 100L talvez não fosse problema.
 
Romulo, acredito que você queira saber como realmente fazem no que se refere à purga do fermento nesses casos. Também gostaria de saber, se algum parceiro do grupo com conhecimento puder nos contar...
Na minha opinião, o que seria problema é o peso do líquido sobre o fermento que poderia estimular a autólise mas isso pra grandes fermentadores, levas de 100L talvez não fosse problema.

Peso faz pressão. Se vc pressurizar o fermentador o efeito é o mesmo de ter uma grande coluna de líquido sobre ele.
 
Peso faz pressão. Se vc pressurizar o fermentador o efeito é o mesmo de ter uma grande coluna de líquido sobre ele.
Retomando, devido ao comentário do Kurt então permanece a dúvida, como é o procedimento correto para fazer a carbonatação no próprio fermentador Inox sem que haja problema de autolise? Como fazem as cervejarias?
 
Retomando, devido ao comentário do Kurt então permanece a dúvida, como é o procedimento correto para fazer a carbonatação no próprio fermentador Inox sem que haja problema de autolise? Como fazem as cervejarias?

Vai depender muito da cervejaria, mas em grandes cervejarias o CO2 da fermentação é tratado e armazenado em uma estação de tratamento de CO2 e o fermento é recolhido para tanques onde ele é reaproveitado normalmente até a quarta geração. A cerveja é carbonatada após a filtração em tanques específicos para isso (bright tank) e também durante o envase a carbonatação é finalizada pelo sistema (inline) antes de envasar.

Sobre a purga a freqüência dessas purgas varia de fábrica para fábrica, feitas geralmente em três ocasiões: uma após 12 h da última fabricação, outra após 36 horas e, a última, lá no final da maturação, antes da filtração da cerveja.

Fazendo as purgas da pra carbonatar direto no fermentador das maneiras que já foram faladas aqui no tópico sem problemas.
 
Olá, Alexandre, obrigado, deu pra esclarecer bem. Vou fazer o teste em um fermentador de 100L.
Abs.
 
Retomando, devido ao comentário do Kurt então permanece a dúvida, como é o procedimento correto para fazer a carbonatação no próprio fermentador Inox sem que haja problema de autolise? Como fazem as cervejarias?

Faça as purgas de fermento antes da pressão aumentar no fermentador para retirar o excesso de fermento. Aquele fermento que passou pela pressão deverá ser descartado (não reaproveitado), e fica no fundo após esvaziar o tanque. Mesmo que ocorra autólise, não será diferente do que ocorre dentro de um barril pressurizado, ou seja, somente com fermento residual (considerando volumes em escala caseira).
 
Agora pintou mais uma dúvida. Qual a melhor maneira pra transferir para o PostMix e Barril estando a cerveja carbonatada no fermentador? Pra envasar em garrafas creio que com o enchedor de contrapressão resolve mas para o barril, mesmo estando a cerveja gelada, creio que vai espumar bastante!
 
Agora pintou mais uma dúvida. Qual a melhor maneira pra transferir para o PostMix e Barril estando a cerveja carbonatada no fermentador? Pra envasar em garrafas creio que com o enchedor de contrapressão resolve mas para o barril, mesmo estando a cerveja gelada, creio que vai espumar bastante!

Mesmo princípio do contrapressão, equaliza as pressões e alivia o barril aos poucos.

Abraço
 
Agora pintou mais uma dúvida. Qual a melhor maneira pra transferir para o PostMix e Barril estando a cerveja carbonatada no fermentador? Pra envasar em garrafas creio que com o enchedor de contrapressão resolve mas para o barril, mesmo estando a cerveja gelada, creio que vai espumar bastante!

Se faz um contra pressao no barril também, usa a valvula extratora para presurizar o barril, abre as linhas e aos poucos vai purgando ar do barril com o purgador do lado. A WE vende un transferidor, que dai a purga do ar é mais controlada ja que tem uma valvula de gas pra controlar o fluxo:

http://loja.weconsultoria.com.br/transferidora-de-barril-p221/
 
Se faz um contra pressao no barril também, usa a valvula extratora para presurizar o barril, abre as linhas e aos poucos vai purgando ar do barril com o purgador do lado. A WE vende un transferidor, que dai a purga do ar é mais controlada ja que tem uma valvula de gas pra controlar o fluxo:

http://loja.weconsultoria.com.br/transferidora-de-barril-p221/
O ar tem que sempre ser purgado antes de qualquer transferência, senão irá oxidar a cerveja.

O equipamento é interessante, mas é possivel transferir com uma extratora comum, desde que tenha válvula de alívio e permita fluxo de líquido nos dois sentidos.

Abraço
 
Comentando o que Luz e Tiago disseram eu concluo então que a carbonatação natural no fermentador não terá muita vantagem se você for embarrilhar e depois envasar na garrafa pois estaria gastando CO2 duas vezes pressurizando o barril e depois as garrafas. Compensa mais se for envasar direto do fermentador e consumir diretamente do recipiente envasado, barril ou garrafa.
Tiago, sobre a extratora, não é qualquer uma que tem o fluxo bidirecional certo? Teria algum link de algum modelo pra indicar?
Obrigado.
 
Sobre a carbonatação natural segui a dica de fechar o airlock no início da fermentação secundária, deixei 8 dias e gerou 1,6Kgf/cm2 a 25 graus, pus agora pra gelar e caiu pra pouco mais de 1Kgf/cm2. Experimentando a cerveja senti que faltou carbonatação, sendo assim concluo que terei que começar a pressurizar durante a primária na próxima vez. Não sei se há diferença de resultado para fermentadores maiores, pela lógica imagino que o resultado seria o mesmo.
 
Sobre a carbonatação natural segui a dica de fechar o airlock no início da fermentação secundária, deixei 8 dias e gerou 1,6Kgf/cm2 a 25 graus, pus agora pra gelar e caiu pra pouco mais de 1Kgf/cm2. Experimentando a cerveja senti que faltou carbonatação, sendo assim concluo que terei que começar a pressurizar durante a primária na próxima vez. Não sei se há diferença de resultado para fermentadores maiores, pela lógica imagino que o resultado seria o mesmo.

@cleber

Comprei um cônico de inox de 50 litros e vou fermentar a primeira cerveja nele. Gostaria de saber se você já conseguiu um padrão para esse procedimento de carbonatação natural. Quando fecha o airlock e deixa por quantos dias?

Se mais alguém tiver esse procedimento e puder passar eu agradeço.
 
@cleber

Comprei um cônico de inox de 50 litros e vou fermentar a primeira cerveja nele. Gostaria de saber se você já conseguiu um padrão para esse procedimento de carbonatação natural. Quando fecha o airlock e deixa por quantos dias?

Se mais alguém tiver esse procedimento e puder passar eu agradeço.
Eu acabei desistindo de carbonatar direto no fermentador devido à dificuldade em depois transferir pro Barril. Especialmente as cervejas com maior volume de CO2, como a Weiss, acaba espumando. O ideal seria envasar por contrapressão, se for na garrafa tudo bem mas se for no barril você não enxerga o nível do líquido.
Mas para você carbonatar durante a fermentação o que você deve fazer é fechar a saída de gás depois do segundo dia e ir monitorando a pressão. Sempre que a pressão passar do ideal você abre a vazão de CO2 para diminuir. Observe que você tem que usar a pressão de acordo com a tabela de carbonatação considerando a temperatura que está fermentando.
 
Eu acabei desistindo de carbonatar direto no fermentador devido à dificuldade em depois transferir pro Barril. Especialmente as cervejas com maior volume de CO2, como a Weiss, acaba espumando. O ideal seria envasar por contrapressão, se for na garrafa tudo bem mas se for no barril você não enxerga o nível do líquido.
Mas para você carbonatar durante a fermentação o que você deve fazer é fechar a saída de gás depois do segundo dia e ir monitorando a pressão. Sempre que a pressão passar do ideal você abre a vazão de CO2 para diminuir. Observe que você tem que usar a pressão de acordo com a tabela de carbonatação considerando a temperatura que está fermentando.

Legal @cleber . Eu vou receber o fermentador amanhã e vou fazer a cerveja no fim de semana. Como é a primeira cerveja, estou pensando em carbonatar usando o cilindro de CO2 mesmo, aí depois eu vou testando esse procedimento aos poucos.

Agora outra dúvida sobre o que você falou sobre a transferência para o barril ou post mix. Eu li sobre um procedimento que tem o mesmo princípio do contrapressão, ou seja, vc equaliza a pressão do fermentador e do barril (usando uma reguladora de duas saídas) conecta o liquido normalmente pelo pescador e vai aliviando a pressão do barril. Como o barril vai "suando" com a troca de temperatura, dá para enxergar o nível por esse suor. Não dá certo assim?

Aproveitando, quando e quantas purgas de fermento você tem feito e em qual das purgas você guarda o fermento para reutilizar?

Valeu
 
Legal @cleber . Eu vou receber o fermentador amanhã e vou fazer a cerveja no fim de semana. Como é a primeira cerveja, estou pensando em carbonatar usando o cilindro de CO2 mesmo, aí depois eu vou testando esse procedimento aos poucos.

Agora outra dúvida sobre o que você falou sobre a transferência para o barril ou post mix. Eu li sobre um procedimento que tem o mesmo princípio do contrapressão, ou seja, vc equaliza a pressão do fermentador e do barril (usando uma reguladora de duas saídas) conecta o liquido normalmente pelo pescador e vai aliviando a pressão do barril. Como o barril vai "suando" com a troca de temperatura, dá para enxergar o nível por esse suor. Não dá certo assim?

Aproveitando, quando e quantas purgas de fermento você tem feito e em qual das purgas você guarda o fermento para reutilizar?

Valeu
Sim, eu faço exatamente isso, vou vendo o nível pelo "suor" do barril mas é trabalhoso, mais demorado, por exemplo nessa época o clima está muito seco daí o barril sua menos e também a precisão não fica lá essas coisas.
Quanto à purga do fermento ao fechar a válvula eu faço a primeira purga, jogo fora a primeira parte que contém sujeira e guardo o resto. Com a temperatura mais alta ainda fica muito fermento em suspensão daí faço nova purga depois de resfriar o líquido para perto de zero graus (cold crash), guardo também esse fermento. Não faço a lavagem do fermento eu faço o reaproveitamento umas 2 ou 3 vezes no máximo para outras levas, se ficar muito tempo parado a viabilidade diminui, quando passa de dois meses se eu ainda não aproveitei eu jogo fora.
 
Sim, eu faço exatamente isso, vou vendo o nível pelo "suor" do barril mas é trabalhoso, mais demorado, por exemplo nessa época o clima está muito seco daí o barril sua menos e também a precisão não fica lá essas coisas.
Quanto à purga do fermento ao fechar a válvula eu faço a primeira purga, jogo fora a primeira parte que contém sujeira e guardo o resto. Com a temperatura mais alta ainda fica muito fermento em suspensão daí faço nova purga depois de resfriar o líquido para perto de zero graus (cold crash), guardo também esse fermento. Não faço a lavagem do fermento eu faço o reaproveitamento umas 2 ou 3 vezes no máximo para outras levas, se ficar muito tempo parado a viabilidade diminui, quando passa de dois meses se eu ainda não aproveitei eu jogo fora.

@cleber , entendi. Só mesmo a prática é que vai dizer se a teoria funciona né?rsrs

Só ficou uma dúvida agora, quando exatamente vc fecha a vávula? Se fechar a vávula antes de descer a temperatura não vai ter problema de pressão negativa dentro do fermentador? Uma solução seria fechar um pouco antes de descer a temperatura e deixar pegar um pouco de pressão, certo? É assim que vc faz?
 
@cleber , entendi. Só mesmo a prática é que vai dizer se a teoria funciona né?rsrs

Só ficou uma dúvida agora, quando exatamente vc fecha a vávula? Se fechar a vávula antes de descer a temperatura não vai ter problema de pressão negativa dentro do fermentador? Uma solução seria fechar um pouco antes de descer a temperatura e deixar pegar um pouco de pressão, certo? É assim que vc faz?
Isso mesmo, se eu não vou aproveitar a carbonatação mesmo assim eu fecho o CO2 na fermentação secundária e abro a mesma, para liberar a pressão, no momento da transferência pro barril.
Quanto à pressão negativa eu já me esqueci de fechar a válvula antes de iniciar o cold crash e não deu problema, ou seja, o fermentador não implodiu. Acho que só daria problema em fermentadores grandes.
 
Acho muito arriscado na carbonatação natural simplesmente tampar a saída de co2 depois do segundo dia de fermentação, e ir "monitorando", principalmente se tiver um head space pequeno.

Um vez quando meu fermentador ainda não tinha válvula de segurança integrada na tampa (ela era conectada por um terminal ball lock), ao fechar ela, esqueci de plugar a válvula de segurança no terminal da tampa. Coloquei o fermentador na geladeira no sábado a noite. Quando já era 21:00 do domingo, por um acaso lembrei que não tinha colocado a válvula de alivio no fermentador, fui correndo para colocar, quando pluguei a pressão já estava na casa dos... pasmem, 8,5bar. Mais algumas hrs poderia ter dado merda grande. Por isso agora minha válvula de alivio é fixa na tampa, não da pra soltar.

Pra quem for se arriscar na carbonatação natural, deve se ter certeza do que está se fazendo.

Temos válvula de segurança ajustável e válvula de alívio super controlado em nosso site para quem tem interesse em montar o seu fermentador.

Abraço.
 
Acho muito arriscado na carbonatação natural simplesmente tampar a saída de co2 depois do segundo dia de fermentação, e ir "monitorando", principalmente se tiver um head space pequeno.

Um vez quando meu fermentador ainda não tinha válvula de segurança integrada na tampa (ela era conectada por um terminal ball lock), ao fechar ela, esqueci de plugar a válvula de segurança no terminal da tampa. Coloquei o fermentador na geladeira no sábado a noite. Quando já era 21:00 do domingo, por um acaso lembrei que não tinha colocado a válvula de alivio no fermentador, fui correndo para colocar, quando pluguei a pressão já estava na casa dos... pasmem, 8,5bar. Mais algumas hrs poderia ter dado merda grande. Por isso agora minha válvula de alivio é fixa na tampa, não da pra soltar.

Pra quem for se arriscar na carbonatação natural, deve se ter certeza do que está se fazendo.

Temos válvula de segurança ajustável e válvula de alívio super controlado em nosso site para quem tem interesse em montar o seu fermentador.

Abraço.
Bem lembrado, Marco. Eu tinha esquecido de mencionar que meu fermentador tem válvula de segurança.
Fazer cerveja envolve várias situações de risco e fazer a carbonatação natural é uma delas. Também não indico fazer sem proteção. Mesmo sendo em casa a "segurança no trabalho" tem que ser levada em consideração.
 
Acho muito arriscado na carbonatação natural simplesmente tampar a saída de co2 depois do segundo dia de fermentação, e ir "monitorando", principalmente se tiver um head space pequeno.

Um vez quando meu fermentador ainda não tinha válvula de segurança integrada na tampa (ela era conectada por um terminal ball lock), ao fechar ela, esqueci de plugar a válvula de segurança no terminal da tampa. Coloquei o fermentador na geladeira no sábado a noite. Quando já era 21:00 do domingo, por um acaso lembrei que não tinha colocado a válvula de alivio no fermentador, fui correndo para colocar, quando pluguei a pressão já estava na casa dos... pasmem, 8,5bar. Mais algumas hrs poderia ter dado merda grande. Por isso agora minha válvula de alivio é fixa na tampa, não da pra soltar.

Pra quem for se arriscar na carbonatação natural, deve se ter certeza do que está se fazendo.

Temos válvula de segurança ajustável e válvula de alívio super controlado em nosso site para quem tem interesse em montar o seu fermentador.

Abraço.

O que comprei também tem válvula de segurança. Não sei do funcionamento dela se é boa realmente. Vou testar assim que chegar pressurizando com CO2.
 
Bom dia, quero aproveitar o tópico de carbonatação no fermentador. Quero comprar um fermentador inox para carbonatar minhas cerveja no fermentador. Mas estou com a seguinte duvida. Faço levar de 100 litros e quero saber se posso carbonatar em um fermentador de 250 litros, teria algum problema?, gastarei bem mais CO2? grato.
 
Bom dia, quero aproveitar o tópico de carbonatação no fermentador. Quero comprar um fermentador inox para carbonatar minhas cerveja no fermentador. Mas estou com a seguinte duvida. Faço levar de 100 litros e quero saber se posso carbonatar em um fermentador de 250 litros, teria algum problema?, gastarei bem mais CO2? grato.
Por quê não aproveitar o próprio CO2 resultante da fermentação? Assim não importa o quanto vai gastar de gás. Se for envasar por contra-pressão em seguida acredito também que não irá gastar mais CO2 do que se a cerveja estivesse, por exemplo, carbonatada em dois barris cheios de 50L mas aí estou somente supondo que ocupa-se a mesma quantidade de CO2 para o mesmo volume e pressão, alguém com conhecimento específico até poderia confirmar essa minha hipótese por favor.
 
com quanto de pressão devo deixar para carbonatar??
Para explodir precisa de muuuita pressão??
 
com quanto de pressão devo deixar para carbonatar??
Para explodir precisa de muuuita pressão??
Tem que observar as especificações do fermentador. Mas, como expliquei no outro tópico, estabilize na pressão de acordo com a tabela de carbonatação para o estilo de cerveja que estiver fazendo.
 
Gera algum problema para a fermentação ou maturação, fechar o airlock do fermentador(cênico com válvula de segurança...) para no fim do processo da fermentação primaria? Para assim ja ja começar a ir carbonatando a cerveja naturalmente?

Isso pode impedir a eliminação de compostos indesejáveis? Pode prejudicar o trabalho das leveduras?
 
Gera algum problema para a fermentação ou maturação, fechar o airlock do fermentador(cênico com válvula de segurança...) para no fim do processo da fermentação primaria? Para assim ja ja começar a ir carbonatando a cerveja naturalmente?

Isso pode impedir a eliminação de compostos indesejáveis? Pode prejudicar o trabalho das leveduras?
Não acho que seja uma boa prática, pelo que vai haver incerteza no nível de carbonatacão. Tem o problema tambem de todo o trub ficar em contacto com a cerveja pronta.
 
como extrair a cerveja carbonatada do fermentador de inox?tem que injetar c02?
 
como extrair a cerveja carbonatada do fermentador de inox?tem que injetar c02?
Primeiro, tens que ter um fermentador que suporte a pressão. Há alguns modelos fermentador-carbonatador.

Segundo pode ser através de injeção de CO2 ou mesmo com carbonatação natural, bastando fechar a saída do CO2 (air-lock da vida) a partir de certo momento da fermentação. Para tal, teu fermentador deve contar com válvulas e um manômetro.
 
Pessoal, tentei fazer a carbonatação natural, mas não to conseguindo tirar o fermento. Assim que eu abro a válvula vem muuuuita espuma com uma pressão alta(obviamente hahaha), não consigo nem abrir a válvula inteira. Como vocês fazem??
 
Pessoal, tentei fazer a carbonatação natural, mas não to conseguindo tirar o fermento. Assim que eu abro a válvula vem muuuuita espuma com uma pressão alta(obviamente hahaha), não consigo nem abrir a válvula inteira. Como vocês fazem??
bom dia, não tenho certeza, mas acredito que para fazer a purga do fermento voce precisaria aliviar a pressão do seu tanque, seria igual ao procedimento de dry hopping, quando voce nao tem o canhão pra fazer pressurizado, sempre que for abrir seu tanque o ideal é liberar a pressão dele
 
Back
Top