Dúvida com "comportamento" da cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tomanik

Well-Known Member
Joined
Jul 13, 2014
Messages
62
Reaction score
22
Caríssimos

Passei por uma situação interessante que gostaria de compartilhar com os senhores.
Em 2 de agosto fiz cerveja em casa pela primeira vez em minha vida. Usei o kit de 5 litros dos Lamas e a receita de APA vendida por eles também. Até então minha leitura e conhecimento eram bastante superficiais, mas a ansiedade falou mais alto e eu resolvi encarar.
Por falta de equipamento, e conhecimento, não fiz as medidas de OG, nem de FG e muito menos da temperatura de fermentação, e como a maioria dos iniciantes apressados, não fiz controle de temperatura, deixei fermentar num canto escuro de um quartinho de minha casa durante uma semana. Após essa semana, fiz a trasfega para outro recipiente e deixei mais uma semana na geladeira, após o que engarrafei (garrafas caçula de vidro 600 ml), fazendo o primming na própria garrafa e aguardei mais uma semana.
Após "infinitas" três semanas abri duas garrafas e tomei uma cerveja comum, sem nada de especial e nada de ruim.
Uma semana após, abri mais duas garrafas, a cerveja de AMBAS tinha um forte cheiro de ovo. Não de ovo podre, ovo mesmo, só ovo. Fiquei cismado e por fim, ontem abri as duas últimas. Senti cheiro normal de cerveja (ótimo !) e o sabor havia melhorado, mas melhorado muito mesmo, estava uma delícia !
Pesquisei um bocado mas não consegui achar uma explicação que me convencesse. Imaginei que o cheiro de ovo fosse alguma contaminação, ok. Duas garrafas seguidas, pensei que as duas restantes tb estariam contaminadas, mas a surpresa me deixou desconfiado... Seria possível tamanha coincidência ? Duas garrafas meia-boca, duas garrafas fedorentas e duas garrafas muito boas ? Matematicamente é possível, mas a chance é mínima. Pensei em alguma reação que tenha ocorrido durante esse tempo, mas meus poucos conhecimentos ainda não me permitem formular sequer uma hipótese.
Sei que existe explicação, poderiam me ajudar ?

Agradecimentos antecipados.
 
Tomanik,

As leveduras lagers que costuma produzir em quantidades maiores os compostos sulfurosos que remetem a ovo podre, durante a fermentação. No entanto, com a maturação essa aroma diminui bastante.
 
Então Gabriel, eu já tinha lido sobre isso, mas minha cerveja era uma APA e cheiro era de ovo, mas sem ser podre, aquele cheiro característico que sentimos quando quebramos um ovo na frigideira.
 
Acho que sei a qual cheiro se refere, é aquele cheiro que tem em alguns copos de bar quando mal lavados?

Poderia ser de algum vestígio nas garrafas? enxague ou as vezes ate da tampa.
Como você fez a sanitização delas?

Foi na mesma ordem em que engarrafou?
 
É mais ou menos esse cheiro, mas nitidamente de ovo. Sanitizei todas no dia anterior. Lavei bem, depois deixei de molho com água sanitária bem diluída. No dia do envase enxaguei 5 vezes cada e por fim borrifei álcool 70 por dentro e por fora. Quanto à ordem do engarrafamento não faço idéia, mas depois disso elas foram para uma caixa de papelão e só depois de uma semana foram prá geladeira.

Mas vc me fez pensar numa coisa: Poderia ter sido o copo que eu usei ?????
 
Já tive problema com garrafa que continha.resíduo. Mesmo eu tendo deixado de molho em água sanitária o resíduo permaneceu e fiquei com preguiça de limpar. Não deu outra ficou com cheiro e gosto ruim. Hj não envaso se a garrafa não estiver sem nenhum resíduo visível e, claro, sanitizada.
 
Pensei nisso também, mas o estranho é a sequência dos acontecimentos... Mas como diria Sherlock Holmes, eu acho: "Eliminadas as probabilidades, o improvável, por maior que seja improbabilidade, é a explicação."
 
Cara, aroma de ovo é razoavelmente comum em ales com cuja fermentação não foi bem conduzida, seja por taxa de inoculação baixa (normalmente), ou baixa oxigenação, ou temperaturas descontroladas, etc. Resumindo, "sofrimento" na fermentação.

No entanto, aromas sulfurosos também podem ser decorrência de contaminação. Ou seja, tranquilamente algumas garrafas podem estar contaminadas e outras não devido a problemas de limpeza e/ou sanitização.

Abraço,
 
Cara, aroma de ovo é razoavelmente comum em ales com cuja fermentação não foi bem conduzida, seja por taxa de inoculação baixa (normalmente), ou baixa oxigenação, ou temperaturas descontroladas, etc. Resumindo, "sofrimento" na fermentação.

No entanto, aromas sulfurosos também podem ser decorrência de contaminação. Ou seja, tranquilamente algumas garrafas podem estar contaminadas e outras não devido a problemas de limpeza e/ou sanitização.

Abraço,


Então eu poderia especular que nas duas últimas garrafas o cheiro teria sumido pela continuidade da fermentação, ou é viagem minha ?
 
Não... o cheiro pode nunca ter estado lá pq elas não estão contaminadas.

Pelo que entendi.. nessa ordem, tu tomou...

- 2 garrafas...... normais

- 2 garrafas... ovo

- 2 garrafas.. ótimas

Isso tem muito mais chance de ser contaminação nas duas garafas que tem aroma de ovo.

Já se fosse...

- 2 garrafas... ovo
- 2 garrafas... normal
- 2 garrafas... ótimas....

Aí sim, processo normal de maturação.

Agora... é preciso avaliar se tu tens absoluta certeza do que sentiu.
 
É acredito que sanitizou muito bem.

Acho que seria uma dedução valida.
Só acho estranho as primeiras não terem esse cheiro... mas pode ser o ponto da "curva" de fermentação.. pouca fermentação, muita fermentação, e mais maturada..

Mas também, consideraria a hipótese que você comentou, ser do copo sim.
 
Entendido Guenther, valeu !

Luccasm tinha supeitado disso também, mas a explicação do Guenter me parece mais provável, posso ter contaminado as duas "fedorentas" no manuseio do envase, ou com as tampinhas.
 
Aproveitando o tópico, ontem ocorreu outro fato interessante, (não o considero um problema, apenas fiquei curioso) porém com minha segunda leva, que foi o seguinte:

Fiz uma Belgian Blonde Ale usando o kit dos Lamas, fiz a fermentação primária de uma semana e mais duas de clarificação em geladeira, ao final das quais fiz o primming e engarrafei. Ontem, uma semana após o primming, peguei uma das garrafas e a olhei contra a luz de uma janela, a cerveja estava cristalina, dava prá ver tranquilamente através da garrafa que coloquei para gelar, de pé na geladeira.
Após umas 4 horas fui pegar a dita cuja para beber, porém a cerveja estava turva. O sabor e o cheiro estavam os de uma cerveja normal, não percebi nenhum problema com ela.
Fiquei curioso quanto ao que teria acontecido, alguém teria uma explicação ?
 
Aproveitando o tópico, ontem ocorreu outro fato interessante, (não o considero um problema, apenas fiquei curioso) porém com minha segunda leva, que foi o seguinte:

Fiz uma Belgian Blonde Ale usando o kit dos Lamas, fiz a fermentação primária de uma semana e mais duas de clarificação em geladeira, ao final das quais fiz o primming e engarrafei. Ontem, uma semana após o primming, peguei uma das garrafas e a olhei contra a luz de uma janela, a cerveja estava cristalina, dava prá ver tranquilamente através da garrafa que coloquei para gelar, de pé na geladeira.
Após umas 4 horas fui pegar a dita cuja para beber, porém a cerveja estava turva. O sabor e o cheiro estavam os de uma cerveja normal, não percebi nenhum problema com ela.
Fiquei curioso quanto ao que teria acontecido, alguém teria uma explicação ?

Pode ficar tranquilo Tomanik, essa turbidez se trata do Chill Haze, e é somente um "problema" estético. Não altera em nada o sabor e o aroma da sua cerveja. Acontece por causa de algumas proteínas que sobraram na sua cerveja, seja por não ter feito o cold break ou ter feito por tempo menor do que o necessário. Quando vc resfria a cerveja para beber essas proteínas "aparecem" (não sei o termo químico qto ao que acontece com elas, se aglutinam, precipitam, sei la). No livro do John Palmer, ele indica que se vc esquentar elas novamente, vão se solubilizar no líquido e desaparecer. Segue o link:

http://www.howtobrew.com/section1/chapter11-8.html
 
Aproveitando o tópico, ontem ocorreu outro fato interessante, (não o considero um problema, apenas fiquei curioso) porém com minha segunda leva, que foi o seguinte:

Fiz uma Belgian Blonde Ale usando o kit dos Lamas, fiz a fermentação primária de uma semana e mais duas de clarificação em geladeira, ao final das quais fiz o primming e engarrafei. Ontem, uma semana após o primming, peguei uma das garrafas e a olhei contra a luz de uma janela, a cerveja estava cristalina, dava prá ver tranquilamente através da garrafa que coloquei para gelar, de pé na geladeira.
Após umas 4 horas fui pegar a dita cuja para beber, porém a cerveja estava turva. O sabor e o cheiro estavam os de uma cerveja normal, não percebi nenhum problema com ela.
Fiquei curioso quanto ao que teria acontecido, alguém teria uma explicação ?

Isso tá parecendo chill haze. Geralmente evito isso com:

- Fervura vigorosa;
- Cold Break (resfriamento após a fervura) bem feito;
- Boa clarificação antes de engarrafar. Sempre deixo o mais próximo possível da temperatura de congelamento.

Assim como você comentou, se for chill haze, é uma questão apenas visual.
 
Boa noite pessoal !

Hoje abri a segunda garrafa deta leva: Gelada e clarinha como o cristal !

Parece que a cada semana minha cerveja vai melhorando alguma coisa, então resolvi que para essa leva vou tomar apenas uma garrafa por semana e ir observando as mudanças.
 

Latest posts

Back
Top