Dúvida AÇUCAR

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabrielbecalli

Active Member
Joined
Aug 6, 2015
Messages
43
Reaction score
2
Boa tarde estou montando minha receita para 20 Litros de uma Belgian Blond Ale ( utilizando o Beersmith 2) ,para alcançar o ABV mínimo para o estilo (6,0%) estou utilizando 7kg de malte no TOTAL e ficando OG bem limítrofe (1,072) o maximo permitido pelo estilo é 1,075 , no entanto queria uma cerveja com teor de 6,5% , se eu adicionar mais malte o OG vai ultrapassar, me indicaram utilizar açucar, porém não sei se isso é viável, e também não sei em que momento da mostura eu utlizaria esse açucar, enfim estou precisando de ajuda pois essa será minha primeira brassagem.

receita

maltes:
3,4kg pilsen
3,4 kg Pale Ale
200 g caramel light

lúpulo:

22g tettnang (60 min)
15g Saaz (20 min)
10g Saaz (10 min)



ABV ESTIMADO 6,1%
OG ESTIMADO 1,072
IBU 16,1



grato pela atenção

Gabriel Matos Becalli
 
Gabriel,

Eu não tenho muita experiência no software, mas para 20 L e 1,070 de densidade, tenho a impressão que não precisa de tanto malte.

Qual a eficiência estimada no software? Com esta mesma quantidade na minha ultima brassagem, atingi 26L a 1,070.

Com certeza mais pessoas com mais experiência vão te dar mais dicas, fica no aguardo.
 
Cara, qual é a FG estimada da tua receita?
Eu acho que tem algum cálculo errado, pois com essa OG de 1,070 tu provavelmente terminará com uma FG estimada de uns 1,015, o que resultará num teor de 7,4% ABV aproximadamente.
Se tu colocar açúcar vai aumentar ainda mais tua OG e sairá do estilo.
 
Eu estava utlizando o perifl do equipamento como BIAB FULL BODY ( Eu utilizo a Grain Bag ) ao mudar o perfil para TEMPERATURE , MASH, 2STEP, MEDIUM BODY ( que é o mais utlizado) o ABV foi para 6,6% E A OG PARA 1,072 , porém a densidade final estimado está em 1,022 o que foge ao estilo ,


a eficiencia do equipamento coloquei em 65%
 
Cara, para você poder comparar acabei de fazer uma Belgian Blond Ale, minha OG foi de 1.064 e FG de 1.013 para vinte litros com 2x pacotes de T58. O ABV ficou em 6,7 o que eu achei bem alto..

Usei:

4.5 kg Belgian - Pilsner
0.5 kg Belgian - Munich
0.5 kg American - Vienna
0.4 kg Cane Sugar
0.4 kg Flaked Oats
 
Boa tarde estou montando minha receita para 20 Litros de uma Belgian Blond Ale ( utilizando o Beersmith 2) ,para alcançar o ABV mínimo para o estilo (6,0%) estou utilizando 7kg de malte no TOTAL e ficando OG bem limítrofe (1,072) o maximo permitido pelo estilo é 1,075 , no entanto queria uma cerveja com teor de 6,5% , se eu adicionar mais malte o OG vai ultrapassar, me indicaram utilizar açucar, porém não sei se isso é viável, e também não sei em que momento da mostura eu utlizaria esse açucar, enfim estou precisando de ajuda pois essa será minha primeira brassagem.

O açucar também aumenta a OG. O que ele faz é reduzir a FG, porque ele é 100% fermentável, é todo convertido em CO2 e álcool, o mosto não, possui muita coisa não fermentável (proteínas, açucares não fermentáveis, etc).

A relação entre OG e ABV é a mesma, se vc quer maior ABV final, precisa aumentar a OG... se vc quer aumentar acima do limite do estilo, pode fazer, não tem problema...

Abraço
 
Back
Top