Dá pra salvar essa cerveja?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tguimaraes

Well-Known Member
Joined
Oct 23, 2013
Messages
239
Reaction score
40
Amigos, brassei uma APA com uma rampa de 66ºC por 90 min, 78ºC por 10 min, OG de 1,061, rendendo 23L de mosto.
Mandei pro fermentado, hidratei 2 envelopes de US-05 e inoculei com o mosto a 18ºC.
Passadas umas 36 horas, com o fermento em atividade plena, tive que desligar o freezer e esqueci de ligar novamente. :(
A cerveja ficou no freezer umas 48 horas sem controle de temperatura.
Quando lembrei e liguei o freezer novamente, e temperatura da cerva estava em 28,1ºC.
Medi a gravidade e estava em 1,013 (o previsto no beersmith era chegar até 1,014). Mandei a cerveja pra 22ºC e está assim há 4 dias. Vou deixar por mais uns 15 dias em 23ºC.
Há algo mais que eu possa fazer pra amenizar o off-flavour, álcool superior, etc, durante a fermentação?
Essa cerveja tem só lúpulo Galaxy e estava planejado fazer um dryhop generoso. Será que ainda compensa, levando em conta que vai ficar um bom tempo na garrafa maturando (e também perdendo aroma)?

Valeu!
 
Tiago,

Primeira coisa que tens que fazer é provar e ver como está. Não necessariamente vai estar ruim a cerveja, o fato de vc ter controlado o período mais crítico que é o começo da fermentação pode até te salvar.

Segundo, se estiver ok de sabores/aroma, monitorar a fermentação e não simplesmente deixar mais XX dias... 15 dias a mais pode ser mtaaa coisa para uma cerveja que o fermento já trabalhou vigorosamente... tem que acompanhar... acredito até que a fermentação já foi...

Terceiro, tão logo a fermentação tenha acabado, faça uma maturação de pelo menos uma semana a OC. Prove de novo a cerveja. Estando ok, mande ver no teu dry hopping.

Boa sorte!!!
 
Aconteceu algo semelhante comigo. O maior problema foi o álcool superior, ficou predominante. Eu não arriscaria dryhop. Mas como já citaram, somente fazendo provas. No meu caso não teve solução, mas tomei tudo mesmo assim..rsrsrs
 
Baixa a ansiedade e faz uma prova da cerveja. Se bobear, ela tá boa pra caramba e você tá gastando tempo e energia tentando resolver algo inexistente. Primeiro voce prova, depois toma decisão se deve ou não fazer dry hop, maturação por X dias, etc.

Sobre a fermentação, as primeiras horas, quando o fermento está se reproduzindo, é que são críticas para a produção do percursor do diacetil (que eu não lembro o nome). Como você controlou as primeiras 36 horas, acho que sua cerveja vai estar aceitável.

Meus dois centavos.
 
Obrigado pelas respostas.
@Ronaldo, como você disse a fermentação já acabou. Faz 3 dias q não varia.
O principal que percebi na cerveja foi bastante éster e uma sensação alcoólica na boca. Os ésteres acho que não dá pra diminuir, mas e esse álcool superior? Com a maturação ele dá uma amenizada?

Valeu!
 
Obrigado pelas respostas.
@Ronaldo, como você disse a fermentação já acabou. Faz 3 dias q não varia.
O principal que percebi na cerveja foi bastante éster e uma sensação alcoólica na boca. Os ésteres acho que não dá pra diminuir, mas e esse álcool superior? Com a maturação ele dá uma amenizada?

Valeu!

Manda para maturação e vai provando o andar dela. Não vai ser tua melhor cerveja, mas também pode não ser tua pior... rs!
Valeu
 
Manda para maturação e vai provando o andar dela. Não vai ser tua melhor cerveja, mas também pode não ser tua pior... rs!
Valeu

Eu faria o mesmo. Ficar preocupado provando 'cerveja verde' é bobeira. O perfil de sabor vai arredondar bastante durante a maturação, deixando a cerveja 'consumível.'

Afinal de contas, a maturação serve justamente pra isso. =)

Meus dois centavos.
 
Back
Top