Curso x autoestudo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leandrocosta

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
250
Reaction score
33
Aprendi a fazer cerveja há 2 anos pelo Youtube e participando de 2 brassagens de amigos meus.
Comecei na panela de 5L, mas em menos de 1 ano fiz meu próprio equipamento elétrico.
Costumo ler livros, artigos, foruns e blogs, escuto os podcasts do Brewing Network, e continuo vendo vídeos no Youtube. Consumo informação em português e inglês.

Enfim, até agora eu me virei só com autoestudo mesmo, e vejo que na Internet existe muita informação para cervejeiro caseiro.
Percebo que a minha cerveja está ficando melhor a cada brassagem.
O único tópico que eu reconheço que é difícil aprender sozinho é análise sensorial.

Dito isso, a minha dúvida é:

Um curso de sommelier ou tecnologia cervejeira vai me trazer um conhecimento exclusivo pelo qual vale a pena pagar?
Ou é melhor eu usar o dinheiro do curso pra comprar livros e continuar no autoestudo?
 
Tenha as mesmas curiosidades que você cara, comecei a menos tempo, mas estou no mesmo barco


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Aprendi a fazer cerveja há 2 anos pelo Youtube e participando de 2 brassagens de amigos meus.
Comecei na panela de 5L, mas em menos de 1 ano fiz meu próprio equipamento elétrico.
Costumo ler livros, artigos, foruns e blogs, escuto os podcasts do Brewing Network, e continuo vendo vídeos no Youtube. Consumo informação em português e inglês.

Enfim, até agora eu me virei só com autoestudo mesmo, e vejo que na Internet existe muita informação para cervejeiro caseiro.
Percebo que a minha cerveja está ficando melhor a cada brassagem.
O único tópico que eu reconheço que é difícil aprender sozinho é análise sensorial.

Dito isso, a minha dúvida é:

Um curso de sommelier ou tecnologia cervejeira vai me trazer um conhecimento exclusivo pelo qual vale a pena pagar?
Ou é melhor eu usar o dinheiro do curso pra comprar livros e continuar no autoestudo?
Na minha opinião, sommelier só vale a pena se tu vais trabalhar na área..... porque sommelier é muito mais que análise sensorial. Se teu objetivo é só esse, faz cursos de off-flavors (que praticamente nem é um curso, é uma degustação).... simples. E não é um só.... faz, estuda... depois de um tempo faz novamente pra renovar, etc.

Ou seja, fazer cursos ou estudar sozinho é algo muito pessoal..... eu particularmente sempre vou ao meu limite de estudo sozinho antes de procurar ajuda pra qualquer coisa... por isso nunca fiz cursos, então eu recomendo que todo mundo tende estudar primeiro antes de botar dinheiro em um curso... tende estudar sozinho!

E veja.... estou dizendo isso, sendo que eu ministro vários cursos e hoje em dia esses cursos são a maioria da minha fonte de renda.

Abraço,
 
Aprendi a fazer cerveja há 2 anos pelo Youtube e participando de 2 brassagens de amigos meus.
Comecei na panela de 5L, mas em menos de 1 ano fiz meu próprio equipamento elétrico.
Costumo ler livros, artigos, foruns e blogs, escuto os podcasts do Brewing Network, e continuo vendo vídeos no Youtube. Consumo informação em português e inglês.

Enfim, até agora eu me virei só com autoestudo mesmo, e vejo que na Internet existe muita informação para cervejeiro caseiro.
Percebo que a minha cerveja está ficando melhor a cada brassagem.
O único tópico que eu reconheço que é difícil aprender sozinho é análise sensorial.

Dito isso, a minha dúvida é:

Um curso de sommelier ou tecnologia cervejeira vai me trazer um conhecimento exclusivo pelo qual vale a pena pagar?
Ou é melhor eu usar o dinheiro do curso pra comprar livros e continuar no autoestudo?

Dae Leandro,

Se vc tem perfil autodidata e consegue facilmente transpor pra sua prática aquilo que vc entende a partir dos livros, mantenha isso.

Cursos são ótimos pra quem tem dificuldade de materializar a prática presente nos livros num primeiro momento, mas mesmo assim eles não substituem o estudo.... caso exista a vontade de aprofundar o conhecimento. Acredito que isso vale pra qualquer curso/aula na verdade... Então pra alguns, pode ser essencial, enquanto que pra outros não, essa questão é pessoal, vai da característica de aprendizado de cada um.

Em relação a esses cursos que vc mencionou, dependendo do lugar onde vc fizer eles podem ser muito bons até... valem o título mais o conhecimento. Se vc só tá interessado no conhecimento, consegue ler em inglês e consegue aprender sozinho com facilidade, na minha opinião vale mais a investida nos livros do que num curso.

Sobre a análise sensorial, cursos/reuniões/grupo de estudos de off-flavors/bjcp complementam muito bem. Por vc morar em BH, imagino que seja fácil pra participar de um grupo com esse propósito. Aqui na minha cidade rolou algumas vezes reuniões do grupo de cervejeiros pra off-flavors, tipo mini-cursos internos e também alguns grupos de estudo separados, de degustação, baseado nos tópicos indicados pelo BJCP. Quando consegue participar de um grupo numeroso isso torna esse tipo de coisa bem mais em conta... e as vezes mais frequente também, porque esse aprendizado é contínuo.

Abraço
 
Eu tbm só estudo por livros, vídeos, fóruns, podcasts, etc. Isso vai muito do estilo de cada um. Por falar em podcast eu não conhecia o Brewing Network, vlw pela dica. Na opinião de vcs qual o melhor ou melhores canais em inglês no YouTube?
 
olá Leando,

exato o que o Guenther falou. Se teu objetivo é apenas lazer e manter tua produção caseira, um simples curso de análise sensorial e off-flavors vai te ajudar muito.
Sommelier só vale a pena se pensa em trabalhar com isso, principalmente pelo valor que estão cobrando pelo curso hoje em dia.

Eu fiz em 2013 meu curso de Sommelier. Pra mim foi um divisor de águas com relação ao meu conhecimento sobre cervejas, fiquei muito satisfeito. Nunca trabalhei nesta área, foi apenas por lazer mesmo que fiz o curso, pois o valor não era tão alto e haviam pouquissimos cursos básicos na região onde eu morava. Atualmente o custo aumentou bastante, pelo menos uns 4 mil você vai pagar.
Já os cursos básicos de análise sensorial são bem mais em conta, com menos de 200,00 faz, e complementa teus estudos sozinho.
 
Acho que só pra produzir se aprende muito sozinho, não é difícil. Mas para entender um pouco mais seria importante por exemplo o curso de off flavours, e um grupo de estudos de bjcp, aí já desenvolveria muita coisa, o grupo de estudos ajudaria muito a entender melhor a cerveja.
Agora sobre o curso de Sommelier, realmente são caros, mas como o colega acima falou, para mim também foi um divisor de águas, se você dá valor ao hobby não vai se arrepender, não acho que é só para quem trabalha com isso. Você não aprende quase nada sobre a produção mesmo, mas você entende o produto final e olha para ele de maneira totalmente diferente após um curso desses.
 
Gostei do tópico. Vou dar meus 50 cents.

Antes, informo que sou professor universitário na área de Biotecnologia e músico amador. Um deles eu tive formação formal e dedicação académica. O outro foi de ouvido. Adivinha qual que paga minhas contas?

Dito isso, informo também que já tomei muita cerveja boa de gente que nunca fe curso nenhum. E aprendi muitíssimo sobre cerveja com eles.

Dito isso (2), pergunto:

- tens objetivo profissional na área cervejeira?
- tens facilidade, disciplina e organização para estudar sozinho?

Responder estas perguntas ajuda a orientar a resposta que pediste. Se vc quer ganhar dinheiro, invista na sua formação. E nos diferentes níveis. Algumas atribuições demandam registros em conselhos profissionais, então cursos livres isolados não te habilitam a nada. E olha, tá cheio de curso com nome pomposo que por mais que te ensinem TUDO, não te dão o respaldo legal para atuar em certas atras da cadeia produtiva da cerveja. Logo, se quer ser um profissional, profissionalize-se.

Por outro lado, vc pode estar apenas querendo investir num hobby que te da prazer e alegria. Com cursos vc fará uma cerveja melhor? Talvez sim. Eu sou músico amador, mas se tivesse tido aulas de música e contrabaixo, poderia ser hoje, se o quisesse, baixista profissional. Mas não leio nem partituras. Vai tudo de ouvido. Mando bem? Sim, modéstia parte, mando bem nas gigs, mas não posso pegar nada elaborado pois não saberei ler o arranjo do maestro ou produtor.

Não sei se ficaram claras as minhas analogias. A verdade é que um bom professor nos economiza tempo e dinheiro, pois muitas vezes cometemos erros que nos fazem andar em círculos por muito tempo.

Para fechar lembro que o professor hoje não é mais aquele ser supremo detentor de toda a informação, com conhecimento enciclopédico. Ele é o orientador do teu aprendizado. Seja em sala de aula, livros, blogs e fóruns como este. Que aliás conta com muitos professores. Um brinde à isto!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Gostei do tópico. Vou dar meus 50 cents.

Antes, informo que sou professor universitário na área de Biotecnologia e músico amador. Um deles eu tive formação formal e dedicação académica. O outro foi de ouvido. Adivinha qual que paga minhas contas?

Dito isso, informo também que já tomei muita cerveja boa de gente que nunca fe curso nenhum. E aprendi muitíssimo sobre cerveja com eles.

Dito isso (2), pergunto:

- tens objetivo profissional na área cervejeira?
- tens facilidade, disciplina e organização para estudar sozinho?

Responder estas perguntas ajuda a orientar a resposta que pediste. Se vc quer ganhar dinheiro, invista na sua formação. E nos diferentes níveis. Algumas atribuições demandam registros em conselhos profissionais, então cursos livres isolados não te habilitam a nada. E olha, tá cheio de curso com nome pomposo que por mais que te ensinem TUDO, não te dão o respaldo legal para atuar em certas atras da cadeia produtiva da cerveja. Logo, se quer ser um profissional, profissionalize-se.

Por outro lado, vc pode estar apenas querendo investir num hobby que te da prazer e alegria. Com cursos vc fará uma cerveja melhor? Talvez sim. Eu sou músico amador, mas se tivesse tido aulas de música e contrabaixo, poderia ser hoje, se o quisesse, baixista profissional. Mas não leio nem partituras. Vai tudo de ouvido. Mando bem? Sim, modéstia parte, mando bem nas gigs, mas não posso pegar nada elaborado pois não saberei ler o arranjo do maestro ou produtor.

Não sei se ficaram claras as minhas analogias. A verdade é que um bom professor nos economiza tempo e dinheiro, pois muitas vezes cometemos erros que nos fazem andar em círculos por muito tempo.

Para fechar lembro que o professor hoje não é mais aquele ser supremo detentor de toda a informação, com conhecimento enciclopédico. Ele é o orientador do teu aprendizado. Seja em sala de aula, livros, blogs e fóruns como este. Que aliás conta com muitos professores. Um brinde à isto!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Perfeito.

Cursos ajudam a receber informação mastigada e explicada de forma didática, o que por vezes te economiza muito tempo de estudo para aprender as principais coisas.

Imagine quanto tempo vc leva pra ler 4 ou 5 livros de 500 páginas cada, e entendê-los? Num curso muitas vezes vc vai receber as informações mais importantes de cada um desses livros em poucas horas, ou seja, está pagando para a pessoa que estudou aquilo, sintetizou, e está te passando de forma rápida e didática, o que certamente, em vários casos, pode te adiantar meses/anos de estudo e experiência auto-ditada.

A questão é avaliar se o curso em questão vale a pena conforme teus objetivos, e atual conhecimento.

Vou dar o meu exemplo... eu nunca fiz nenhum, e acho sommelier legal até, mas é que eu já fiz tanta cerveja, degustei, e estudei tanto sozinho, que hoje basicamente um curso se sommelier não valeria a pena pra mim... não iria me agregar tanta coisa, e as coisas que iriam me agregar fariam grande diferença pra mim? Também não, pois nunca vou trabalhar como sommelier, e se eu tiver dúvida sobre um estilo ou outra coisa.... eu vou estudar e resolvo rápido.

Já um de Mestre em Estilos seria interessante... aí até seria, por conhecimento e curiosidade, mas no meu dia a dia faria alguma diferença? Novamente... nada, pois não trabalho na área, não costumo ser juiz em concursos pois não gosto muito então acabo declinando a maioria dos convites.... então como eu não tenho tempo nem dinheiro sobrando, hehehe, prefiro não investir nisso.

Ou seja, tudo é extremamente relativo com teus objetivos, mas uma coisa eu te digo..... na maioria dos casos, e pra alguém que não vai trabalhar na área...... eu não recomendo fazer curso sommelier porque basta estudar as escolas, comprar as cervejas, degustar, ler, degustar, ler, fazer curso de off-flavors, e grande parte do que iriam te ensinar lá, vais aprender sozinho.... além de poder brassar os estilos.

Abraço,

Guenther
 
Perfeito.



Cursos ajudam a receber informação mastigada e explicada de forma didática, o que por vezes te economiza muito tempo de estudo para aprender as principais coisas.



Imagine quanto tempo vc leva pra ler 4 ou 5 livros de 500 páginas cada, e entendê-los? Num curso muitas vezes vc vai receber as informações mais importantes de cada um desses livros em poucas horas, ou seja, está pagando para a pessoa que estudou aquilo, sintetizou, e está te passando de forma rápida e didática, o que certamente, em vários casos, pode te adiantar meses/anos de estudo e experiência auto-ditada.



A questão é avaliar se o curso em questão vale a pena conforme teus objetivos, e atual conhecimento.



Vou dar o meu exemplo... eu nunca fiz nenhum, e acho sommelier legal até, mas é que eu já fiz tanta cerveja, degustei, e estudei tanto sozinho, que hoje basicamente um curso se sommelier não valeria a pena pra mim... não iria me agregar tanta coisa, e as coisas que iriam me agregar fariam grande diferença pra mim? Também não, pois nunca vou trabalhar como sommelier, e se eu tiver dúvida sobre um estilo ou outra coisa.... eu vou estudar e resolvo rápido.



Já um de Mestre em Estilos seria interessante... aí até seria, por conhecimento e curiosidade, mas no meu dia a dia faria alguma diferença? Novamente... nada, pois não trabalho na área, não costumo ser juiz em concursos pois não gosto muito então acabo declinando a maioria dos convites.... então como eu não tenho tempo nem dinheiro sobrando, hehehe, prefiro não investir nisso.



Ou seja, tudo é extremamente relativo com teus objetivos, mas uma coisa eu te digo..... na maioria dos casos, e pra alguém que não vai trabalhar na área...... eu não recomendo fazer curso sommelier porque basta estudar as escolas, comprar as cervejas, degustar, ler, degustar, ler, fazer curso de off-flavors, e grande parte do que iriam te ensinar lá, vais aprender sozinho.... além de poder brassar os estilos.



Abraço,



Guenther



Bela complementação, Guenther.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Aproveitando o topico, qual livro que vcs indicam sobre utilizacao de lupulos (fora o Love for the hops). Queria aprender sobre escolha de lupulos, quantidades e influencias na cerveja.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Aproveitando o topico, qual livro que vcs indicam sobre utilizacao de lupulos (fora o Love for the hops). Queria aprender sobre escolha de lupulos, quantidades e influencias na cerveja.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Sinceramente? Que eu saiba, não existe.

Esse tipo de coisa se aprender usando e testando.

Lúpulo se lê as características, a origem, etc.... agora, depois disso... tem que usar. Não existe caminho fácil e rápido quando se trata de aprender a usar ingredientes.

Quando a gente cozinha, só aprendemos a usar temperos pegando-os na mão, cheirando, e colocando na comida pra ver o que acontece. Adianta pouco só ler sobre eles.

Abraço,

Guenther
 
Sinceramente? Que eu saiba, não existe.

Esse tipo de coisa se aprender usando e testando.

Lúpulo se lê as características, a origem, etc.... agora, depois disso... tem que usar. Não existe caminho fácil e rápido quando se trata de aprender a usar ingredientes.

Quando a gente cozinha, só aprendemos a usar temperos pegando-os na mão, cheirando, e colocando na comida pra ver o que acontece. Adianta pouco só ler sobre eles.

Abraço,

Guenther



Obrigado Guenther. Imaginei que fosse isso mesmo. Li o Hops e fiquei frustrado quando chegou ao final e consegui aproveitar tao pouco pra minha rotina cervejeira. Mas vamos lá.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Bela discussão.

Estou neste mundo de homebrew a apenas 8 meses, com mais de 15 brassagens. Vi muito "pica fumo" dando "dica", a maioria furada, inclusive nomes com algum reconhecimento.

Resolvi, dado minha formação de Analista e desenvolvedor de sistemas e professor na área, buscar fontes mais confiáveis, usar o bom senso que a idade e o tempo de profissão traz, e separar fato de mito.
O que eu vejo é muita gente querendo o atalho, o pulo do gato, a resposta e não construir o conhecimento.
"Ler um livro é muito trabalhoso, vou na dica do youtube".
Como já foi dito: pode-se ter até o notório saber, mas em alguns casos o conhecimento formal é necessário.
 

Latest posts

Back
Top