Crônicas da primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Na minha primeira brassagem eu fiquei igual barata tonta, enchi a cara, me embaralhei na hora de resfriar o mosto, qualquer mudança de temperatura na mostura eu ficava desesperado (kkkkkk), fermentei no isopor com garrafa pet congelada e a minha primeira leva ficou SENSACIONAL. Muito melhor que a segunda e a terceira.

Foi uma simpática APA. As vezes lembro dela.
 
Cara,
Devo estar na 20 e poucas brassagens não é muuuito. No começo fazia de domingo de manha pra terminar cedo. Fiz uma Witbier, ficou muito boa, segui a receita do bolo completamente não tive erros. Ficou muito boa me motivando a fazer mais.
Meu problema foi essa confiança, nas outras 2 próximas continuei no domingo de manhã, saiu 1 APA e uma IPA, nada demais porém tomaveis. Depois mudei pro sabado a tarde a produção. Aí fodeu.... fiz uma witbier que contaminou muito, mais tanto que não dava pra aproveitar foi pro ralo. Recentemente mudei de equipamento e tive problemas no resfriamento, acho que vou pro inferno de tanta agua que gastei, lavei quintal, casa, vaso sanitario e joguei agua fora ainda.

Minha experiencia mostrou que a distração é a pior inimiga da brassagem.
 
Comecei ano passado nesse hobby maravilhoso. Fiz 14 brassagens, na primeira não tinha noção nenhuma do tamanho desse universo, tinha comprado um kit de equipamentos pra fazer 10l. Foi uma Blond Ale, segui tudo conforme as instruções e não tive problemas. Eu adorei a breja por ser a primeira, mas hoje dá pra dizer que já estão bem melhores.
Mas a sensação de beber a primeira é foda, o só da mais vontade de fazer mais...

Abraços
 
Cara,
Devo estar na 20 e poucas brassagens não é muuuito. No começo fazia de domingo de manha pra terminar cedo. Fiz uma Witbier, ficou muito boa, segui a receita do bolo completamente não tive erros. Ficou muito boa me motivando a fazer mais.
Meu problema foi essa confiança, nas outras 2 próximas continuei no domingo de manhã, saiu 1 APA e uma IPA, nada demais porém tomaveis. Depois mudei pro sabado a tarde a produção. Aí fodeu.... fiz uma witbier que contaminou muito, mais tanto que não dava pra aproveitar foi pro ralo. Recentemente mudei de equipamento e tive problemas no resfriamento, acho que vou pro inferno de tanta agua que gastei, lavei quintal, casa, vaso sanitario e joguei agua fora ainda.

Minha experiencia mostrou que a distração é a pior inimiga da brassagem.

Total
as melhores cervejas que fiz foi 100% sóbrio hahahaha
 
Na minha primeira a mangueira de saída do chiller soltou, voando agua quase fervendo pra todo canto.
Era uma weiss, tinha tanto éster que dava pra usar como perfume.
 
Estou somente na minha segunda brassagem, mas tenho historia pra contar:

Pra começar, comprei um kit pronto do Lamas (incluindo equipamento basico) para fazer uma Vienna Lager. Descobri depois que fazer lager sem controle de temperatura nao rola e eu iria utilizar isopor com gelo pq nao tinha uma geladeira pra fermentar, mas foi depois e bola pra frente.
Sem muitos problemas na brassagem, consegui resfriar ate que bem rapido no gelo e inoculei o fermento a 18ºC sendo que a receita dizia fermentaçao a 12º. Deixei baixar no isopor e no dia seguinte estava bem estavel proximo dos 12º.. 2 dias depois e nada de atividade no airlock, comecei a ficar preocupado e por um estalo fui olhar o fermento de novo (a embalagem)..
Descobri que mandaram fermento errado... :S.. Mandaram um fermento de Ale para uma receita lager e estava bem fora da faixa de temperatura de fermentaçao... Mandei uma mensagem pro pessoal da loja e apos algumas instruçoes para aumentar a temperatura a fermentaçao foi um sucesso e consegui tomar a breja que ficou incrivelmente boa (para a primeira e considerando tudo que aconteceu) na semana passada..

Na segunda brassagem que foi na terca, foi um pouco mais simples... Novamente sem muitos problemas na mostura, mas na fervura acabou fervendo de maneira muito intensa, fazendo com que levasse para o fermentador somente uns 3,5L a 4L (receita de 5L)..
Alem disso, ja faz 3 dias que nao vejo atividade nenhuma no blow off.. fermentando controlado a 17º com o WB-06..
Essa estou esperando que esteja vazando CO2 do fermentador e por isso nao tenha atividade, e pretendo fazer uma mediçao da FG amanha ou depois pra saber se esta fermentando..


Garanto que nao vao ser somente essas historias que terei.. mas vou atualizando por aqui.. :D
 
Opa, então sou novo por aqui, e fiz apenas uma brasagem, no mês passado. Bom pesquise e li muito sobre todos os processos de fazer cerveja em casa, aparentemente parecia fácil, mas tive uma série de problemas que me fizeram perder uns cabelos, que já são poucos.
Vamos lá: Primeiro me enviaram um fermentador de 7 litros no lugar do de 20, tive que improvisar em um de leite. Depois fui instalar o termostato e botei fogo, como aqui não tem tive que pedir na internet. O malte já moído teve que esperar por mais de duas semanas, por tudo que li isso é uma merda.
O fogão de uma boca que comprei, tem um problema de engenharia, quando coloco a panela, tampa as entradas de ar e a chama fica fraca.
Resolvendo tudo isso fui fazer a brasagem, tirando a chama fraca e lenta, ocorreu tudo bem, pelo menos eu achava que tinha. Comecei as 18 horas e acabei mas de meia noite. Nas minhas contas as 22 horas já estaria dormindo, porra nenhuma. A panela não esquentava nunca. Para começar a ferver então foi um século. Falei que não ia beber durante a brasagem, nessa hora não aguentei, tomei uma grade. Quando fui resfriar já não aguentava mais, depois de 40 minutos e gastar uma caixa d'água de mil litros a porcaria do mostro ainda tava a 40 graus. Então fiz uma merda, inoculei a levedura a uns 35 graus, aí joguei o fermentador na geladeira, setado para 18 graus e cama, porra nenhuma, lavar panela, limpar os trem, organizar tudo, mas tá valendo.
Assim com o fermentador na geladeira a 18 graus, tive um problema com o clima, nesta semana todas a noite batia 13 a 14 graus. Não sei se é muito problema para uma levedura s-04, mas fiquei preocupado e no quarto dia coloquei um secador e mantive a temperatura estável.
Só sei que no final, fui engarrafar a cerveja estava bem amarela, levemente opaca, e com cheiro bom. Fiz o priming, só com açúcar direto na garrafa, e a breja saio marrom e com pouco ou nenhum cheiro.
E foi assim minha primeira novela mexicana.
 
Opa, então sou novo por aqui, e fiz apenas uma brasagem, no mês passado. Bom pesquise e li muito sobre todos os processos de fazer cerveja em casa, aparentemente parecia fácil, mas tive uma série de problemas que me fizeram perder uns cabelos, que já são poucos.
Vamos lá: Primeiro me enviaram um fermentador de 7 litros no lugar do de 20, tive que improvisar em um de leite. Depois fui instalar o termostato e botei fogo, como aqui não tem tive que pedir na internet. O malte já moído teve que esperar por mais de duas semanas, por tudo que li isso é uma merda.
O fogão de uma boca que comprei, tem um problema de engenharia, quando coloco a panela, tampa as entradas de ar e a chama fica fraca.
Resolvendo tudo isso fui fazer a brasagem, tirando a chama fraca e lenta, ocorreu tudo bem, pelo menos eu achava que tinha. Comecei as 18 horas e acabei mas de meia noite. Nas minhas contas as 22 horas já estaria dormindo, porra nenhuma. A panela não esquentava nunca. Para começar a ferver então foi um século. Falei que não ia beber durante a brasagem, nessa hora não aguentei, tomei uma grade. Quando fui resfriar já não aguentava mais, depois de 40 minutos e gastar uma caixa d'água de mil litros a porcaria do mostro ainda tava a 40 graus. Então fiz uma merda, inoculei a levedura a uns 35 graus, aí joguei o fermentador na geladeira, setado para 18 graus e cama, porra nenhuma, lavar panela, limpar os trem, organizar tudo, mas tá valendo.
Assim com o fermentador na geladeira a 18 graus, tive um problema com o clima, nesta semana todas a noite batia 13 a 14 graus. Não sei se é muito problema para uma levedura s-04, mas fiquei preocupado e no quarto dia coloquei um secador e mantive a temperatura estável.
Só sei que no final, fui engarrafar a cerveja estava bem amarela, levemente opaca, e com cheiro bom. Fiz o priming, só com açúcar direto na garrafa, e a breja saio marrom e com pouco ou nenhum cheiro.
E foi assim minha primeira novela mexicana.
A primeira é bem difícil mesmo mais logo domina o processo e fica fácil. Cuidado com o processo do inicio ao fim, o fim que digo é o envase mesmo. Essa sua breja oxidou no final.
 
Minha primeira brassagem fiz só com os equipamentos que tinha em casa só comprei o saco de voil.

Usei uma panela de pressão de 7 litros, um termômetro culinário que já tinha e fiz uma Cream ale.

Para fermentador usei um galão de 10 litros de água, a água usei na mostura, e coloquei uma torneirinha de filtro no galão.

Resfriei o mosto na pia com água e gelo, e acabei inoculandando a levedura a 30 graus.

Fermentei no isopor com gelo, durante a fermentação acabei comprando um refratômetro para verificar se a fermentação tinha acabado.

Engarrafei em garrafa pet e usei sachês de açúcar para o priming. Ficou muito boa a cerveja, só ficou com um leve gosto de álcool superior, mas nada que atrapalhasse.

Depois disso comprei uma panela maior, geladeira, cesto inox, balde fermentador ....
 
Na minha primeira brassagem eu fui fazer uma APA, receita de 5L, mas na panela pra levas de 20L.
Pra piorar, no meu apto a vazão do gás é bem fraca, é o fogão não dá conta de levar o mosto a temperatura de fervura com a tampa aberta.
Fiquei um tempão tentando várias coisas, p da vida, enquanto a evaporação foi indo até que só tinha uns 2 L de um mosto que nem ferveu direito. Ficou uma porcaria.
Na segunda leva, já com um ebulidor na mão, fui fazer 10L de uma Bitter.
Errei nos ajustes do BierSmith e comprei malte e lupulo pra uma receita de 20!
PT ajudar, a evaporação foi grande (lembra que eu usava uma panela de 20) É só sobrou 5 L de breja.
Foi a mais forte que eu já tomei na vida, hahahaha.
A terceira já saiu uma Weiss bem honesta.
A quarta uma APA que me orgulhou muito.
Fazendo breja eu aprendi muito sobre planejar, testar antes, entender a teoria, Faça você mesmo, etc etc.
Eu tenho outro hobbies (toco baixo, faço bastante churrasco). Mas nunca achei que o HomeBrew iria me despertar tanto interesse e me ensinar tanto.
Abraços!
 
A primeira é bem difícil mesmo mais logo domina o processo e fica fácil. Cuidado com o processo do inicio ao fim, o fim que digo é o envase mesmo. Essa sua breja oxidou no final.
Não entendi essa oxidação, não transferir de balde, deixei ele onde estava, sem mexer e sem abrir. Enchi a garrafa direito da torneira, só não usei aqueles enchendor que vai no fundo da garrafa.
 
Desde quando cerveja se tornou uma paixão, coisa de uns 20 anos atrás, eu tinha o sonho de fazer minha própria cerveja, mas só no ano passado eu consegui atender todas as condições para tal. Dinheiro já não era um grande obstáculo e resolvi meu maior problema que era espaço. Comprei logo um brewstand de 2 andares, um equipamento "tradicional" para 20L e um frigobar para fermentação. Tinha muita literatura na bagagem, então meu maior obstáculo foi não conhecer o equipamento. Prevendo que falhas ocorreriam nessa primeira tentativa eu fui fazer 10L de uma Blond Ale. Cabou que chegaram míseros 4,5 L no fermentador e taquei um sachê inteiro de fermento. A fermentação ocorreu de boa. FG e OG atingidas na mosca conforme a receita. Em 3 dias a fermentação tinha acabado. Pq será? Hehehe. Na hora que abri o balde fermentador e senti o cheiro característico de cerveja foi maravilhoso, pq estava neurótico com a possibilidade de contaminação, mas parecia que o balde estava cheio de Yakult. Muito fermento em suspensão, apesar do cold crash de 10 dias. Dava pra sentir o fermento ao beber, o que não me impediu de tomar tudo. Na segunda brassagem fiz exatamente a mesma receita, corrigindo os trocentos mil erros que cometi na primeira. Quando abri a primeira garrafa dessa segunda leva e bebi, percebi o quanto a primeira tinha ficado ruim. Meu Deus, como tinha ficado ruim.
 
Estou chegando a umas 100 brassagens. Estudei alguns meses antes de fazer a primeira brassagem. Comprei os equipamentos certos para fazer BIAB e comprei os ingredientes para fazer uma American Blond Ale Citra. Pilsen, Pale Ale e Carapils, e um saquinho de Citra. No dia que estava brassando chegaram visitas para acmpanhar tudo (sem serem convidados, é lógico). Aí não deu outra: fiqueir igual barata tonta, pra lá e pra cá, tentando lembrar de tudo. No final das contas levei 7 horas pra concluir o processo que hoje faço em 5 horas.
Bom, no final, a cagada. Deixei fermentar 4 dias, mas não tive paciencia e abri o fermentador, q
 
Estou chegando a umas 100 brassagens. Estudei alguns meses antes de fazer a primeira brassagem. Comprei os equipamentos certos para fazer BIAB e comprei os ingredientes para fazer uma American Blond Ale Citra. Pilsen, Pale Ale e Carapils, e um saquinho de Citra. No dia que estava brassando chegaram visitas para acmpanhar tudo (sem serem convidados, é lógico). Aí não deu outra: fiqueir igual barata tonta, pra lá e pra cá, tentando lembrar de tudo. No final das contas levei 7 horas pra concluir o processo que hoje faço em 5 horas.
Bom, no final, a cagada. Deixei fermentar 4 dias, mas não tive paciencia e abri o fermentador, q
E aí?? Contaminou a breja? Kkkkk
 
correria do carai!
neurose pesada com contaminação, mesmo na fervura. não conectei bem as mangueiras do chiller pra resfriar e alaguei a cozinha. era pra demorar 3h30, 4h. demorou 5h30.

mas deu bom. saiu uma cream ale que, apesar de ter tido uma carbonatação mais alta do que o ideal pq a bateria da balança acabou, me mostrou que tinha como fazer cerveja em casa.

passada a insegurança, as brassagens seguidas foram muito menos pesadas, emocionalmente falando hahaha
 
Estou na 18ª brassagem, a primeira foi sensacional, deu tudo certo, uma APA, ficou maravilhosa, uma leva pequena para 5 litros, mas só foi pro freezer 3,5l. Ficou muito boa.
 
Minha primeira brassagem foi quinta feira!

Resumo da opera : Joguei 10 litros de mosto contaminado pelo ralo! Tava saindo cheiro de ovo cozido...hahahahahahaha!

Dei umas vaciladas, reconheço!
 
Minha primeira brassagem foi quinta feira!

Resumo da opera : Joguei 10 litros de mosto contaminado pelo ralo! Tava saindo cheiro de ovo cozido...hahahahahahaha!

Dei umas vaciladas, reconheço!
Cara, não sei não, mas acho que você pode ter se precipitado. As vezes o cheiro que está saindo não condiz com o que vai ficar na cerveja. Mas pode ser contaminação também.
 
Minha primeira bassagem foi desastrosa, nao consegui fazer teste do IODO,
Teste sava sempre escuro (preto)....
Qual sera o erro que cometi.....
Fiz com fundo falso
 
Minha primeira bassagem foi desastrosa, nao consegui fazer teste do IODO,
Teste sava sempre escuro (preto)....
Qual sera o erro que cometi.....
Fiz com fundo falso
Tá aí uma coisa que nunca consegui entender. Teste de iodo. Fiz nas 3 primeiras brassagens. Achava que tudo estava sempre na mesma cor. Parei de fazer. E sinceramente, acho desnecessário.
 
Cara, não sei não, mas acho que você pode ter se precipitado. As vezes o cheiro que está saindo não condiz com o que vai ficar na cerveja. Mas pode ser contaminação também.
Cara, eu pensei isso tambem! Quando joguei fora, so de sentir o cheiro de cerveja, msm q com ovo podre, me deu felicidade!

Comprei ontem mesmo uma panela com torneira de 15L, um fermentadorzinho de 15 litros... aos poucos estou me equipando, e lendo muito sobre... Na proxima brassagem vou postar os passos aqui para ser criticado, e aprender mais e mais!
 
Minha primeira bassagem foi desastrosa, nao consegui fazer teste do IODO,
Teste sava sempre escuro (preto)....
Qual sera o erro que cometi.....
Fiz com fundo falso
Temperatura ou moagem dos grãos


Na minha primeira fiz um kit pronto de APA da Central Brew, durou umas 5 horas, ficava ligando e desligando o fogao pra manter a temperatura na mostura e enfiando o termometro. Parecia uma coisa surreal acertar aquela merda e um trabalho sem igual.

Fiz na casa da minha mae que mora em outra cidade que eu e deixei fermentando num armario la. Levei o fermentador de carro pra minha casa (1h30m de viagem). Vazou breja pra caralho no meu carro.
Envasei assim mesmo, nao teve cold crash nem nada.
Ficou bebivel, porque eu que fiz, se nao tivesse sido eu, jamais beberia kkkkk

Na mesma semana adquiri um fribobar, termostato, e mais uma caralhada de coisa e afinei a produção

Hoje leva experimental eu faço 10 litros num cooler (deixo mosturando durante a noite, cai menos de 1 grau a noite toda) e no outro dia faço a fervura, faço a breja em 2h30 minutos basicamente

As levas para valer to usando panela eletrica, fazendo batelada de 25 litros, fica joia kkkk
 
Minha primeira cerveja foi no dia de São Patrício, 17/03/2019, na verdade estava prevista para o dia 16, mas tive dificuldades para moer os grãos com o moinho de discos que comprei, e acabou ficando para o próximo dia.

Minhas dificuldades começaram justamente na moagem, não acertava a abertura dos discos, ou fechava demais e travava a furadeira, ou ficava muito aberto e passava sem moer quase nada. A receita era uma Witbier do Lamas, com malte pilsen e de trigo, o malte pilsen até deu certo a moagem, mas o de trigo por ser menor ficou quase tudo sem moer. Resultado: OG ficou em 1.039 e na receita dizia 1.052 se não me engano, mas segui a fermentação normal, afinal era a primeira leva. Na segunda leva que também comprei no Lamas, acertei melhor a moagem, e da terceira em diante só comprei malte moído no brew shop aqui da cidade.

Durante a brassagem outro problema que tive é que comprei um fogareiro duplo, desses de acampamento, pois minha ideia inicial era fazer levas de 10L, e no final das contas comprei panela e tudo mais para fazer 20L. Com isso a panela ficou muito maior que o fogareiro, derreteu parte dos reguladores do fogareiro, e foi quase impossível manter a fervura. Pra segunda leva já providenciei um caga fogo e deixei o fogareiro pra esquentar a água de lavagem só. Um item que pra mim considerei obrigatório, foi comprar uma geladeira com termostato, pois fico o dia todo no trabalho, e não consigo acompanhar a temperatura tão frequentemente.

Uma coisa que vi o pessoal comentando é que ficou igual barata tonta, e me identifiquei com isso, peguei todos os equipamentos que havia comprado, até os que só usaria no envase, e deixei tudo em cima da mesa ao lado da brassagem, fiquei perdido.

O resultado de tudo isso, ficou uma Witbier com uns 4% de abv, bem tomável e refrescante e todos que tomaram gostaram.

Na segunda leva tive uma preocupação gigante, o mosto começou a vazar pelo air lock devido a ação da fermentação, e o medo de contaminação me dominou. Limpei sempre que vazou e sanitizei tudo, não contaminou e tomei de boas a segunda leva, mas providenciei uma bombona de 30L para as próximas levas.

Hoje um pouco mais de 1 ano e 3 meses depois, vou fazer minha 21ª brassagem no próximo fds, e posso dizer que domino meu processo de fabricação.
 
Minha primeira cerveja foi no dia de São Patrício, 17/03/2019, na verdade estava prevista para o dia 16, mas tive dificuldades para moer os grãos com o moinho de discos que comprei, e acabou ficando para o próximo dia.

Minhas dificuldades começaram justamente na moagem, não acertava a abertura dos discos, ou fechava demais e travava a furadeira, ou ficava muito aberto e passava sem moer quase nada. A receita era uma Witbier do Lamas, com malte pilsen e de trigo, o malte pilsen até deu certo a moagem, mas o de trigo por ser menor ficou quase tudo sem moer. Resultado: OG ficou em 1.039 e na receita dizia 1.052 se não me engano, mas segui a fermentação normal, afinal era a primeira leva. Na segunda leva que também comprei no Lamas, acertei melhor a moagem, e da terceira em diante só comprei malte moído no brew shop aqui da cidade.

Durante a brassagem outro problema que tive é que comprei um fogareiro duplo, desses de acampamento, pois minha ideia inicial era fazer levas de 10L, e no final das contas comprei panela e tudo mais para fazer 20L. Com isso a panela ficou muito maior que o fogareiro, derreteu parte dos reguladores do fogareiro, e foi quase impossível manter a fervura. Pra segunda leva já providenciei um caga fogo e deixei o fogareiro pra esquentar a água de lavagem só. Um item que pra mim considerei obrigatório, foi comprar uma geladeira com termostato, pois fico o dia todo no trabalho, e não consigo acompanhar a temperatura tão frequentemente.

Uma coisa que vi o pessoal comentando é que ficou igual barata tonta, e me identifiquei com isso, peguei todos os equipamentos que havia comprado, até os que só usaria no envase, e deixei tudo em cima da mesa ao lado da brassagem, fiquei perdido.

O resultado de tudo isso, ficou uma Witbier com uns 4% de abv, bem tomável e refrescante e todos que tomaram gostaram.

Na segunda leva tive uma preocupação gigante, o mosto começou a vazar pelo air lock devido a ação da fermentação, e o medo de contaminação me dominou. Limpei sempre que vazou e sanitizei tudo, não contaminou e tomei de boas a segunda leva, mas providenciei uma bombona de 30L para as próximas levas.

Hoje um pouco mais de 1 ano e 3 meses depois, vou fazer minha 21ª brassagem no próximo fds, e posso dizer que domino meu processo de fabricação.

Maneiríssimo teu relato!
Meu processo de me tornar um cervejeiro começou com muito estudo, meu irmão e eu decidimos investir logo em um equipamento completo pra fabricação de 40 litros, com direito a tudo: panelas, bomba de recirculação, fogareiro duplo... gastamos uma graninha mas hoje vejo que valeu muito a pena. O equipamento chegou mas só fui brassar quase dois meses depois, pq não sabia nada ainda e queria fazer uma boa breja.

Última breja que fiz foi uma golden ale single hop, só usei citra, brassei sozinho e modéstia a parte ficou digna de ir pra concurso.
 
Maneiríssimo teu relato!
Meu processo de me tornar um cervejeiro começou com muito estudo, meu irmão e eu decidimos investir logo em um equipamento completo pra fabricação de 40 litros, com direito a tudo: panelas, bomba de recirculação, fogareiro duplo... gastamos uma graninha mas hoje vejo que valeu muito a pena. O equipamento chegou mas só fui brassar quase dois meses depois, pq não sabia nada ainda e queria fazer uma boa breja.

Última breja que fiz foi uma golden ale single hop, só usei citra, brassei sozinho e modéstia a parte ficou digna de ir pra concurso.
Eu queria começar com 10L e fui comprando as coisas com calma, refratômetro, termostato, balança e termômetro comprei no Aliexpress, e o fogareiro comprei no ML, mas antes de decidir mudar pra 20L.
Se por um acaso do destino "sobrar" uma grana, minha ideia é investir em uma panela elétrica.
Vou fazer uma Strong Golden Ale esse fds, inspirada na Delirium Tremens, que aliás foi o tópico que me trouxe até esse fórum.
 
Eu queria começar com 10L e fui comprando as coisas com calma, refratômetro, termostato, balança e termômetro comprei no Aliexpress, e o fogareiro comprei no ML, mas antes de decidir mudar pra 20L.
Se por um acaso do destino "sobrar" uma grana, minha ideia é investir em uma panela elétrica.
Vou fazer uma Strong Golden Ale esse fds, inspirada na Delirium Tremens, que aliás foi o tópico que me trouxe até esse fórum.

Tenho interesse em brassar uma breja dessas. Se depois quiser compartilhar a receita, estamos aí.
 
Eu queria começar com 10L e fui comprando as coisas com calma, refratômetro, termostato, balança e termômetro comprei no Aliexpress, e o fogareiro comprei no ML, mas antes de decidir mudar pra 20L.
Se por um acaso do destino "sobrar" uma grana, minha ideia é investir em uma panela elétrica.
Vou fazer uma Strong Golden Ale esse fds, inspirada na Delirium Tremens, que aliás foi o tópico que me trouxe até esse fórum.
Tb tenho interesse nessa brassagem, vai postando a receita e processos no forum. Eu investi numa panela elétrica de 52L to na minha terceira brassagem nela. Comecei com 10L, fui pra 20L e agora parei pq não tenho mais espaço. Na minha opinião a panela vale cada centavo.
 
E aí?? Contaminou a breja? Kkkkk
abri o fermentador e ainda estava fermentando. Na pressa de tomar a cerveja logo, como já estava com uma densidade boa, tirei o fermento de cima da cerveja para limpar, e deixei fermentando mais 2 dias, fiz o cold e engarrafei.
Mesmo depois da cagada de tirar o fermento de cima da cerveja, não é que a cerveja ficou boa?
Pelo menos para o meu paladar da época, kkk.
Acho que o Citra salvou minha primeira cerva. Escondeu todos os off flavors.

No final 2 lições:
1. Não faço cerveja com muitos curiosos por perto e não bebo muito durante a brassagem.
2. Não tenho pressa durante a fermentação primária e secundária. Deixo rolar até ficar top.
 
Back
Top