Correção Refratômetro no BrewFather ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Bom, é minha primeira leva usando refratômetro e tambem a primeira q uso o brewfather. Acontece que estou meio perdido agora no momento de acompanhar a fermentação. Na aba de ferramentas o BF tem "Refratometro/BRIX" mas ao colocar as medias certinhas, não consigo entender qual seria o valor da minha FG.
1603987067623.png


Fazendo a correção pelo Brewer's Friend, vejo que minha FG seria algo entre 1,008 e 1,009 (dependendo se uso o fator de correção 1,0 ou 1,04 qual vcs recomendam?? )

O que estou fazendo errado no Father que não consigo corrigir por la?
 
Aproveitando esse tópico, qual fator de correção que vocês utilizam? Sei que varia de um para outro, mas só pra ter parâmetro... O meu está em 1,08
 
Surgiu uma dúvida aqui, A partir do momento que coloco a levedura no most, sempre terei q fazer a correção do refratômetro? Fui medir a densidade no segundo/ terceiro dia da fermentação apenas por curiosidade, mas ai fiquei na duvida se devia corrigir ou não. Ou a correção é apenas na FG ?
 
Tecnicamente após início da atividade da levedura já existe álcool no mosto... já que o álcool altera a leitura então, deve sim fazer a correção. Ou pode apenas utilizar como parâmetro pra saber se a fermentação terminou, e aplicar a correção apenas na última medição quando parar de atenuar
 
Back
Top