Correção de densidade com fly sparge

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leosantos

Well-Known Member
Joined
Jun 19, 2015
Messages
67
Reaction score
13
Olá cervejeiros!

Utilizo fundo falso e venho encontrando problemas com a densidade pré fervura quando utilizo Fly Sparge. Utilizando a quantidade de água que o BeerSmith me recomenda pra fazer a lavagem sempre fico com uma densidade baixa o que me força a estender demais a fervura numa tentativa de corrigir.

Quando eu uso Batch Sparge ( mesmo sabendo que não é a melhor técnica com fundo falso - http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406971 ) tenho como calcular exatamente a quantidade de mosto diluído a acrescentar no mosto concentrado pra atingir a densidade pre fervura.

Possivelmente não estou aplicando corretamente a técnica e gostaria da ajuda de vocês. Quem usa esse método, como faz pra atingir a densidade pre fervura que a receita pede? Vão medindo gradualmente o mosto que já foi extraído pra saber se evem continuar a lavagem?

Abraço!!!
 
Cara, normalmente se você estiver com o equipamento bem configurado no Beer Smith você não tem esse problema.

Sobre a técnica, realmente para fundo falso a melhor e mais lógica é o fly sparge. Você está fazendo a moagem dos grãos corretamente? Já olhou se não está ficando com muitos grãos inteiros?

Primeira leva que fiz 100% com meu equipamento, usando fundo falso e fly sparge eu calculei pra ter 65% e acabei tendo 75%, o que me rendeu alguns litros a mais de cerveja no final. Dá uma olhada no perfil do teu equipamento se não tem algo fora do normal.
 
Olá cervejeiros!

Utilizo fundo falso e venho encontrando problemas com a densidade pré fervura quando utilizo Fly Sparge. Utilizando a quantidade de água que o BeerSmith me recomenda pra fazer a lavagem sempre fico com uma densidade baixa o que me força a estender demais a fervura numa tentativa de corrigir.

Quando eu uso Batch Sparge ( mesmo sabendo que não é a melhor técnica com fundo falso - http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406971 ) tenho como calcular exatamente a quantidade de mosto diluído a acrescentar no mosto concentrado pra atingir a densidade pre fervura.

Possivelmente não estou aplicando corretamente a técnica e gostaria da ajuda de vocês. Quem usa esse método, como faz pra atingir a densidade pre fervura que a receita pede? Vão medindo gradualmente o mosto que já foi extraído pra saber se evem continuar a lavagem?

Abraço!!!

Em fly sparge uma baixa eficiência quase sempre está relacionada à velocidade de drenagem do mosto.

Uma drenagem bem lenta melhora e muito a eficiência.

Já li em alguns livros que o pessoal vai lavando os grãos até atingir uma densidade entre 1.008 e 1.010 (do mosto que está saindo da torneira e não o que já foi pra panela de fervura). Eu particularmente nunca medi.

Uso o Batch e tive problemas com eficiência onde drenando à todo vapor, minha eficiência ficou em 67%...drenando lentamente foi pra 75%...

Falando em vampor, caso a drenagem não seja o seu problema, verifique se deve fazer ajustes no percentual de evaporação do BS.
 
Confesso que não tenho feito ajustes no perfil do equipamento tendo como base os resultados das brassagens pra dar aquele ajuste fino.

Vou me atentar a isso.

Abraço!!!
 
Em fly sparge uma baixa eficiência quase sempre está relacionada à velocidade de drenagem do mosto.

Uma drenagem bem lenta melhora e muito a eficiência.

Já li em alguns livros que o pessoal vai lavando os grãos até atingir uma densidade entre 1.008 e 1.010 (do mosto que está saindo da torneira e não o que já foi pra panela de fervura). Eu particularmente nunca medi.

Uso o Batch e tive problemas com eficiência onde drenando à todo vapor, minha eficiência ficou em 67%...drenando lentamente foi pra 75%...

Falando em vampor, caso a drenagem não seja o seu problema, verifique se deve fazer ajustes no percentual de evaporação do BS.


O que você considera como uma drenagem lenta ?? Metade da torneira aberta ou menos ??

O meu BS está configurado como 65% de eficiência e sempre consigo atingir os parâmetros esperados, mas gostaria de aumentar um pouco minha eficiência..
 
O que você considera como uma drenagem lenta ?? Metade da torneira aberta ou menos ??

O meu BS está configurado como 65% de eficiência e sempre consigo atingir os parâmetros esperados, mas gostaria de aumentar um pouco minha eficiência..

Eu uso uma bomba de máquina de lavar louças para a recirculação...
Deixo a torneira aberta o mínimo suficiente de forma que saia o mosto na outra ponta da mangueira.

A medida que a recirculação vai acontecendo e a farinha do malte ficando na superfície da cama, fazendo com que a vazão diminua, vou regulando.
 
Realmente o fluxo tem que ser lento para que não deixe açucar pra trás. Não sei o que você quer dizer exatemente com metade da torneira aberta, mas pra mim eu deixo um "fio" de mostro saindo, quase pingando. Sempre deixando uns 2 dedos de água acima da cama de grãos para ter menos risco de criação de canais preferenciais, drenando e adicionando a água de lavagem no mesmo fluxo.

Esse é o meu método e acredito que não esteja errado, quanto mais rápida a lavagem menos você lava. É como o @tomazela disse.
 
Pessoal,

Em uma lavagem lenta e constante, para um aumento de eficiência.
Como seria a influência da temperatura da água no fly spreage?

Vlw's!

:mug::mug::mug:
 
Pessoal,

Em uma lavagem lenta e constante, para um aumento de eficiência.
Como seria a influência da temperatura da água no fly spreage?

Vlw's!

:mug::mug::mug:
No fly sparge o ideal é que você mantenha sempre a temperatura constante da água que está lavando, entre 76 e 78 graus Celsius estaria bom.
 
@cleber Obrigado pelo retorno.

Esta temperatura seria a temperatura de Mash Out ou padrão?

:tank:
 
@cleber Obrigado pelo retorno.

Esta temperatura seria a temperatura de Mash Out ou padrão?

:tank:
Essa temperatura seria da água que está sendo acrescentada pra lavar. Essa é a maior dificuldade para o fly sparge, a nível de homebrew, que é manter constante a temperatura e controlar a vazão, ainda mais se estiver utilizando fogo para aquecer a água, há sempre o risco da temperatura aumentar e daí acaba extraindo taninos, etc..
Eu, particularmente, não faço assim pois sem automação é muito trampo.
Minha opinião.
 
um fly sparge bem feito dura em média 1 hora... quanto tempo durou o seu?

Isso não é lá bem uma regra...

Depende de muitos fatores...

Quantidade de água para lavagem...

Volume da cerveja...

O que eu costumo ler é que quanto mais lento melhor, pois uma vazão muito rápida pode criar canais preferenciais e prejudicar a eficiencia
 
Uma vazão muito rápida também faz com que a cama de grãos fique muito compactada gerando entupimento!


Guilherme C.
 
@leosantos

Acredito que o maior problema de fazer o fly sparge com uma vazão muito grande, é que a água da lavagem não tem "tempo" de retirar os açúcares restantes dos grãos, fazendo com que realmente obtenha uma densidade muito baixa do mosto.
Eu faço o seguinte: aqueço a água de lavagem num volume que sei que vai sobrar água, sem me preocupar com esse volume.
Vou drenando lentamente (um fiozinho) o mosto para a panela de fervura enquanto vou adicionando a água da lavagem, mantendo uns 2 dedos de água água sobre os grãos.
De tempos em tempos, eu coleto uma amostra da panela de fervura, sempre homogeneizando esse mosto com a pá, e vou acompanhando a aproximação da densidade desse mosto com a densidade pré fervura estimada.
Quando esse mosto chegar na densidade pré fervura, fecho os registro e mando pra fervura.
É a melhor maneira de você acertar a OG da sua cerveja.
Caso você tenha uma extração de açúcares abaixo do esperado, o que irá variar é seu volume de cerveja, e não a OG dessa cerveja, sacou?
Claro que se esse volume variar muito, vc terá que recalcular as adições de lúpulos.

Abraço!
 
@leosantos



Acredito que o maior problema de fazer o fly sparge com uma vazão muito grande, é que a água da lavagem não tem "tempo" de retirar os açúcares restantes dos grãos, fazendo com que realmente obtenha uma densidade muito baixa do mosto.

Eu faço o seguinte: aqueço a água de lavagem num volume que sei que vai sobrar água, sem me preocupar com esse volume.

Vou drenando lentamente (um fiozinho) o mosto para a panela de fervura enquanto vou adicionando a água da lavagem, mantendo uns 2 dedos de água água sobre os grãos.

De tempos em tempos, eu coleto uma amostra da panela de fervura, sempre homogeneizando esse mosto com a pá, e vou acompanhando a aproximação da densidade desse mosto com a densidade pré fervura estimada.

Quando esse mosto chegar na densidade pré fervura, fecho os registro e mando pra fervura.

É a melhor maneira de você acertar a OG da sua cerveja.

Caso você tenha uma extração de açúcares abaixo do esperado, o que irá variar é seu volume de cerveja, e não a OG dessa cerveja, sacou?

Claro que se esse volume variar muito, vc terá que recalcular as adições de lúpulos.



Abraço!



Concordo com cgfisher, faço o mesmo e caso a densidade abaixe muito, eu aumento o tempo de fervura que a densidade aumenta !!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@leosantos

Acredito que o maior problema de fazer o fly sparge com uma vazão muito grande, é que a água da lavagem não tem "tempo" de retirar os açúcares restantes dos grãos, fazendo com que realmente obtenha uma densidade muito baixa do mosto.
Eu faço o seguinte: aqueço a água de lavagem num volume que sei que vai sobrar água, sem me preocupar com esse volume.
Vou drenando lentamente (um fiozinho) o mosto para a panela de fervura enquanto vou adicionando a água da lavagem, mantendo uns 2 dedos de água água sobre os grãos.
De tempos em tempos, eu coleto uma amostra da panela de fervura, sempre homogeneizando esse mosto com a pá, e vou acompanhando a aproximação da densidade desse mosto com a densidade pré fervura estimada.
Quando esse mosto chegar na densidade pré fervura, fecho os registro e mando pra fervura.
É a melhor maneira de você acertar a OG da sua cerveja.
Caso você tenha uma extração de açúcares abaixo do esperado, o que irá variar é seu volume de cerveja, e não a OG dessa cerveja, sacou?
Claro que se esse volume variar muito, vc terá que recalcular as adições de lúpulos.

Abraço!


Vou testar esse método na minha próxima brassagem e posto os resultados. Realmente estou acelerando demais essa etapa.

Obrigado cara! :)
 
Isso não é lá bem uma regra...

Depende de muitos fatores...

Quantidade de água para lavagem...

Volume da cerveja...

O que eu costumo ler é que quanto mais lento melhor, pois uma vazão muito rápida pode criar canais preferenciais e prejudicar a eficiencia

por isso eu disse em média :)
 
Concordo com cgfisher, faço o mesmo e caso a densidade abaixe muito, eu aumento o tempo de fervura que a densidade aumenta !!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

a "sugestão" no How to brew é você drenar a aguá da lavagem até que a densidade chegue próxima a 1.008. Quando isso acontecer, fecha a torneira e vai pra fervura. Lembrando que é sempre interessante deixar alguns centímetros de água acima da cama de grãos para não desmanchar a mesma.

Uma dúvida que eu tenho aqui é quanto a oxidação a quente pois hoje tenho 2 panelas entao transfiro todo o líquido para uma bombona de 20L e depois passo esse volume para a panela de fervura entao vejo que ali ocorre uma certa oxigenação a quente que pelo que andei lendo gera oxidação. Alguma sugestão?
 
a "sugestão" no How to brew é você drenar a aguá da lavagem até que a densidade chegue próxima a 1.008. Quando isso acontecer, fecha a torneira e vai pra fervura. Lembrando que é sempre interessante deixar alguns centímetros de água acima da cama de grãos para não desmanchar a mesma.

Uma dúvida que eu tenho aqui é quanto a oxidação a quente pois hoje tenho 2 panelas entao transfiro todo o líquido para uma bombona de 20L e depois passo esse volume para a panela de fervura entao vejo que ali ocorre uma certa oxigenação a quente que pelo que andei lendo gera oxidação. Alguma sugestão?

Transfega usando uma mangueira, de forma que o líquido não se agite ou caia de uma altura que cause oxigenação.
Quando vou envasar, conecto a mangueira no fermentador e encosto no fundo do balde de envase. Dessa forma não tem splash
 
Back
Top