Cor escurecendo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EduardoSF

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2014
Messages
67
Reaction score
19
Prezados,

Em pelo menos 3 produções (sendo duas IPA com DH, gelatina, carbonatação forçada etc), ocorreu o seguinte:

A cor da cerveja ao ser envasada estava em 'acobreada/clara', a mesma coloração que no inicio da fermentação.
Foi envasada por contra-pressao, a temperatura média de 2°C. Após o envase permaneceu todo tempo em geladeira comum, a uns 5°C.

Em nenhum momento 'saiu do frio', não sofreu agito, calor ou incidencia de luz (exceto qdo se abria geladeira). Foi consumida somente em casa.

Ao longo de 2 meses, fui notando que gradativamente a cor ia escurecendo.

Essa instabilidade, poderia ser algum problema de mostura? fermentação?
Ou consequencia de sanitizar garrafas com Biofor (vinator e bom tempo escorrendo)?

Desde já agradeço
 
Obrigado ferorsan,

Li tudo lá, mas ainda não se chegou a um consenso. Vou seguir acompanhando.

Vou ver se adiciono minha questão lá, uma vez que, de diferente, fiz carbonatação forçada, dh, e clarificação com gelatina.

As garrafas sempre estiveram com cerveja a baixa temperatura, na geladeira e em posição vertical. Após servir, continuam cristalinas, porem mais escuras (não turvas). E não tem fermento acumulado no fundo da garrafa ou qualquer residuo decantado.
 
Oi Eduardo,
Uma dúvida você usa sempre as mesmas marcas de insumos?
Será que pode ser um malte específico que pode causar esta turbidez? Eu sempre pensei nesta possibilidade. As minhas Weiss por exemplo não escurecem. Mas as blondies sim. To começando a achar que pode ser causado por algum malte especial, visto que o grist das minhas weiss é exclusivamente pilsen/trigo.
Será que tem fundamento?
 
é um ponto a se verificar. Tento manter sempre os mesmos insumos, porem nem sempre esta disponivel e tenho de recorrer a substitutos.

Mas eu acho que isso seria uma instabilidade da cerveja causada por alguma falha no processo....
 
Back
Top