Controle de Temperatura para dois fermentadores e somente 1 sensor de temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Zolet

Member
Joined
Oct 23, 2017
Messages
15
Reaction score
2
Olá Pessoal,

Pesquisei bastante no forum mas não achei nada especificamente para essa duvida (apesar de bastante coisa relacionada).

Pretendo fazer duas brassagens de 18l cada, coloca-las nas minhas duas bombonas de 20L e por pra fermentar na minha geladeira.

As condições de contorno são:

1. Brassagens em dois dias diferentes.
2. Inoculação da levedura no segundo dia (mosto do primeiro dia permanece na geladeira em temperatura controlada)
3. Controle de temperatura com poço térmico.
4. Geladeira frost free, bombona posição 1 fica certinha no local das verduras, bombona posição 2 fica logo acima dela.
5. Receita : Lager, OG 1046, FG 1007 (de acordo com BS), inocularei 3 pacotes de W-34 por leva, Alvo de fermentação de 14 dias para primaria a 10C, secundaria 3 dias a 15C e depois maturação descendo gradativamente até 5C por 30 dias.

Vem a grande duvida:

Apos inoculação da levedura, controlar temperatura na posição 1 (mais abaixo) ou a posição 2 (mais acima)???????????????

Acredito que deva fazer na posição 1 (mais abaixo), pois é uma região que está menos fria e recebe menos fluxo de ar frio. Logo eu trabalharia "em favor da segurança", ou seja, imagino que a bombona de cima fique um pouco mais fria.

Penso que isso seja melhor que controlar a temperatura na bombona de cima e, pela minha hipótese, a bombona de baixo fermentar a temperatura um pouco "mais quente".

Comentários??????? Sugestões????
 
Particularmente não vejo motivos para a diferença de temperatura ser gritante dentro do mesmo sistema. Se a geladeira for mantida fechada durante a maior parte do processo, a temperatura tenderá a se equalizar como em qualquer sistema com diferença de temperatura. Em menos de 48h os dois fermentadores alcançarão a mesma temperatura. E, além disto, o ar mais frio se posiciona na parte inferior, ou seja, o degradê térmico irá ser irrisório, já que o ar frio ficará por baixo e quando o "quente" subir, será compensado pela circulação de ar frio do sistema da geladeira.

Ao meu ver, colocaria no de cima, assim o termostato desligaria e a temperatura iria se homogeneizar no sistema. Isto desgastaria menos o seu equipamento e acionaria menos tempo o compressor. Como fará separadamente, colocaria primeiro em um e depois mudaria o sensor para o segundo, para regular a temperatura com base nele o quanto antes.

Outro ponto é que, como fará a brassagem em dois dias, não deixe para inocular junto. Por mais que tenham as mesmas características vitais, os mostos serão diferentes, as leveduras também, o desempenho da fermentação será minimamente diferente e um dia de diferença a mais em um não acarretará problemas. Agora, deixar o mosto livre para a proliferação de microorganismos por 24h é arriscado.

Com as boas práticas de sanitização terá problema? Provável que não. Vale arriscar? Nem um pouco. A fervura não esteriliza completamente o mosto, bem como a sanitização é diferente de esterilização e este período de tempo, ainda mais quando a temperatura ainda está a cair e num patamar adorável para os diabos microscópicos, é ótimo para proliferação de alguma espécie que você não quer. Inocule o quanto antes, para garantir a dominância por competição do que você quer que domine.

Depois você faz a outra, inocula e vida que segue. No pior dos casos, uma das cervejas ficará um dia a mais na primária.
 
Valeu pela dica da inoculação Eric, faz mais sentido mesmo inocular ja no dia do que arriscar contaminação (não tinha pensado nisso...).

Boa a tua sacada sobre trocar de bombona de medição no dia da 2 inoculação, faz sentido mesmo, ja que a leva do segundo dia tende a estar "mais quente" e a do 1 dia ja estaria um pouco mais estabilizada...

Ainda não me convenci se seria medição na bombona de cima ou de baixo... minha impressão é que, mesmo a geladeira sendo frost free, a temperatura mais fria sempre esta na região mais de cima. Digo isso porque se pegarmos duas garrafas de cerveja e pormos uma pra gelar na prateleira de cima e uma junto com as verduras, a da prateleira de cima sempre tende a estar mais gelada...
 
Ainda não me convenci se seria medição na bombona de cima ou de baixo... minha impressão é que, mesmo a geladeira sendo frost free, a temperatura mais fria sempre esta na região mais de cima. Digo isso porque se pegarmos duas garrafas de cerveja e pormos uma pra gelar na prateleira de cima e uma junto com as verduras, a da prateleira de cima sempre tende a estar mais gelada...

Bom, aí teriam muitos chachos pra corrigir isto. Na minha eu ligo um cooler de pc pra circular o ar.
Se os fermentadores ficam em cima do outro, ou pouco acima, por exemplo, 10cm de altura numa prateleira, dá pra instalar o poço térmico mais alto no de baixo, ou mais embaixo no que fica em cima, assim ficaria uma temperatura "média".
 
Back
Top