Controle de temperatura na lag phase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rieperh

Member
Joined
Oct 10, 2017
Messages
10
Reaction score
1
Ola a todos.Recentemente participei de um curso em que o instrutor ( Victor Marinho - cervejeiro da cervejaria Dadiva entre outras)deu uma dica que era para melhorar a multiplicação das celulas do fermento durante a lag phase. Ele disse que seria melhor manter a temperatura de inoculação do mosto ( em torno de 20 a 25 graus) durante as 12 ou 16 hrs correspondentes a fase de lag da levedura e so depois baixar para temperatura de fermentação. A literatura prega o contrario que devemos inocular a uma temperatura mais baixa que a de fermentação e depois desse tempo( ate 24h ) subir para temperatura de fermentação.E ai o que vcs me dizem a respeito desse assunto

Att

Hilario
 
O negócio é que é nessa fase inicial de "multiplicação" (logo após a inoculação) q a levedura mais tende a produzir subprodutos indesejáveis, como diacetil por exemplo... Aí a gente deixa 16hrs a 25ºC e vai ter uma breja que precisará de uma maturação mais estendida e bem feita pra ficar madura...

Minha abordagem em relação a isso é inocular o fermento em uma temperatura de 1ºC abaixo da temperatura de fermentação, só inocular, e principalmente acertar no Pitch Rate (uso pitch 1.0 pro brewer para ales comuns).

Certamente não entendo mais de fermentação que o Victor Marinho, mas desde que comecei com a abordagem q citei minhas brejas ficaram perceptivelmente mais bem acabadas e mais rápido.
 
Ola pessoal, estou iniciando no mundo cervejeiro caseiro, e no momento não tenho uma geladeira para controlar as temperaturas como eu gostaria, mas lendo tópicos sobre fermentação me surgiu uma ideia, como a fermentação gera calor, e a temperatura ambiente é ate 10 graus mais baixa que a temperatura de fermentação, eu pensei em colocar na geladeira de casa para fermentar ate atenuar, a geladeira estaria por exemplo 10 graus e a fermentação ocorreria uns 5 graus mais elevada mais ou menos, eu pesquisei sobre isso mas não achei nada que me agradasse a respeito, gostaria de saber a opinião de alguém mais experiente a respeito disso... obrigado.
 
Ola pessoal, estou iniciando no mundo cervejeiro caseiro, e no momento não tenho uma geladeira para controlar as temperaturas como eu gostaria, mas lendo tópicos sobre fermentação me surgiu uma ideia, como a fermentação gera calor, e a temperatura ambiente é ate 10 graus mais baixa que a temperatura de fermentação, eu pensei em colocar na geladeira de casa para fermentar ate atenuar, a geladeira estaria por exemplo 10 graus e a fermentação ocorreria uns 5 graus mais elevada mais ou menos, eu pesquisei sobre isso mas não achei nada que me agradasse a respeito, gostaria de saber a opinião de alguém mais experiente a respeito disso... obrigado.

Leon, infelizmente não vai funcionar assim
Apesar da fermentação ser exotérmica e ficar acima da temperatura ambiente, o fermentador na geladeira recebe um resfriamento ativo do compressor e o cálculo pode não ser o mesmo caso estivesse em uma despensa por ex.

Ao meu ver, a melhor forma de começar a dominar sua fermentação seria conseguir controlar a temperatura, e não apenas tentar acertá-la.

Existem várias formas mais em conta de controle de temperatura e vc encontra aqui mesmo no fórum. Tudo começa com vc conseguindo medir a temperatura do mosto de forma correta (poço termométrico, sensor / termômetro colado e isolado no fermentador) e a partir daí vendo como refrigerar. Pode ser desde uma isopor com gelo / garrafas congeladas dentro até uma geladeira com temp controlada.

Desculpe a resposta longa e não sei se fui claro o suficiente.
Abs
 
Back
Top