Controle de temperatura na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

matheusoc

Member
Joined
Mar 30, 2014
Messages
19
Reaction score
3
Pessoal,

Estou inciando na arte de fazer cerveja, estou com o kit do bil bil bier e por enquanto pretendo me divertir com extratos de malte. Estou fazendo a minha primeira leva, seguindo a risca a receita do extrato tarwebier da brewferm. Moro em Pelotas/RS e decidi fazer agora pois as temperaturas estao variando entre 15-23 graus neste começo de outono e eu estou deixando a fermentacao acontecer em temperatura ambiente, num local bem escuro.

A minha díuvida é : Sei que temperaturas altas podem comprometer o sabor final, porem com a chegada do inverno, dificilmente vamos ter temperaturas que ultrapassem 24 graus durante o dia. A variação de temperatura abaixo disso influencia em algo alem do tempo de fermentacao ?

Em breve pretendo comprar uma geladeira usada e usar o TIC 17 , mas estou esbarrando em falta de tempo e de espaço para tal
 
Olá, Matheus! Também tenho essa mesma dúvida que tu pois tenho a mesma situação: fermento minhas levas em temperatura ambiente aqui em Pelotas.

Até onde eu sei, a temperatura ficar um pouco abaixo não teria problema, a não ser a velocidade da fermentação. Entretanto, já li dizerem que a variação pode estressar a levedura. Tem também o fato de que certas características se conseguem com determinadas faixas de temperatura, aí isso pode atrapalhar.

Eu quero ver se esse ano monto pra mim uma mini câmara fria com um cooler feito com placas de peltier e uma resistência de chocadeira, dessa forma, conseguiria ter temperaturas entre 10 e 24 graus sem problemas.

Abraços!
 
Interessnte, soh fiquei na duvida de onde achar um isopor quencaiba o balde de 30l
 
Olá, Matheus! Também tenho essa mesma dúvida que tu pois tenho a mesma situação: fermento minhas levas em temperatura ambiente aqui em Pelotas.

Até onde eu sei, a temperatura ficar um pouco abaixo não teria problema, a não ser a velocidade da fermentação. Entretanto, já li dizerem que a variação pode estressar a levedura. Tem também o fato de que certas características se conseguem com determinadas faixas de temperatura, aí isso pode atrapalhar.

Eu quero ver se esse ano monto pra mim uma mini câmara fria com um cooler feito com placas de peltier e uma resistência de chocadeira, dessa forma, conseguiria ter temperaturas entre 10 e 24 graus sem problemas.

Abraços!

Variação de temperatura estressa a fermentação...

Quando as mudanças de temperatura são bruscas a levedura forma um composto que serve pra proteger ela disso mas que atrapalha muito a atuação dela.

Quando não é brusca, as quedas de temperatura tendem a finalizar a fermentação antes dela estar 100%.

Com 100% eu quero dizer "primaria" + "secundária", ou seja, atenuação dos açucares + redução dos off-flavors.
(mais detalhes: http://www.homebrewtalk.com.br/f163...cao-primaria-secundaria-maturacao-etc-403851/)

Os problemas de fermentar em temperatura ambiente são:
-Vc não tem como prever 100% oq vai acontecer com a temperatura, podendo acontecer mudanças bruscas.
-Pode acontecer de fermentar a cerveja em temperatura muito alta.
-Não tem muita consistencia, ou seja, dificilmente vai conseguir fazer 2 vezes da mesma forma.
-Não vai compensar a queda gradual de temperatura da fermentação a medida que a levedura vai diminuindo a atividade, podendo ocasionar um fim precoce à fermentação.
-A nao ser que de sorte com o clima, não vai conseguir elevar a temperatura pra fermentação secundária (quase a mesma coisa que o item anterior).

Considerem uma geladeira com controlador de temperatura o equipamento mais importante a ser adquirido, faz muito mais diferença na cerveja do que qualquer outro...

Se não existe a possibilidade de adquirir uma geladeira, construa de alguma forma algum sistema que possa ser usado pra controlar a temperatura da fermentação, existem vários métodos alternativos e que provavelmente funcionam bem, é só procurar internet afora...

Sei que citei diversos contras aqui, mas pra obter uma boa cerveja acho q isso é realmente fundamental...

Espero ter ajudado,
Boas cervejas!
 
Pra não criar um novo tópico, aproveitando a discussão para sanar minha dúvida:
Eu sou de POA, e ultimamente tem feito muito frio a noite. Uma geladeira com termostato não resolve o meu problema pois o interior dela não fica mais quente que a temperatura ambiente!
Eu pensei em fazer algo tipo uma encubadora na noite, colocar o balde fermentador em uma caixa de papelão com uma lâmpada ligada em cima, tampado com algum lençol ( pelo menos na noite, onde a temperatura cai bastante ) e de dia eu desligo a luz .
Alguém tem alguma outra sugestão ? Vou fazer minha primeira leva este domingo, estou bem preocupado com a fermentação!
 
Pra não criar um novo tópico, aproveitando a discussão para sanar minha dúvida:
Eu sou de POA, e ultimamente tem feito muito frio a noite. Uma geladeira com termostato não resolve o meu problema pois o interior dela não fica mais quente que a temperatura ambiente!
Eu pensei em fazer algo tipo uma encubadora na noite, colocar o balde fermentador em uma caixa de papelão com uma lâmpada ligada em cima, tampado com algum lençol ( pelo menos na noite, onde a temperatura cai bastante ) e de dia eu desligo a luz .
Alguém tem alguma outra sugestão ? Vou fazer minha primeira leva este domingo, estou bem preocupado com a fermentação!

Oi Lauro,

Hoje eu também mudei modo resfriamento pra modo aquecimento. Mas faço na geladeira com termostato mesmo. Ele vai te ajudar a ter o controle exato da temperatura da mesma forma que no modo frio! senão vc pode esquentar demais o negócio. A geladeira é um bom isolante térmico, então ajuda a manter a temperatura estavel e economizar energia.

Não acho muito seguro fazer em caixa de papelão, vai que a lampada esquenta demais e o negócio pega fogo!

Em vez de lâmpada eu uso aquelas resistências de aquecedores antigos, conicos de colocar em bocal de lâmpada, mas pode usar uma lampada mesmo, da na mesma...

abraço
 
Eu comprei uma lampada infravermelha (dessas de geração de calor) da philips.
Custou cara, (78 reais).

Liguei na saída NF, ainda não mudei para o modo aquecimento no TIC. É impressionante como a lampada aquece e funciona bem, pouco tempo pra aquecer o fermentador e realizar a troca de temperatura.
 
O TIC 17 não eh automatico, aquecendo e resfriando conforme a demanda?
 
Sim, desde que tu tenha duas fontes (uma aquecimento e uma refrigerada). Se teu equipamento não tiver as duas funções, tu tem que utilizar outros meios.

Se tu utiliza geladeira pra fermentar, pode utilizar lampada de geração de calor, ou essas estufas que o pessoal recomendou também. Sinceramente não sei qual dos dois é mais eficiente em relação de custo benefício e/ou consumo de energia.

Vai depender do modo de operação que tu setou no equipamento. Agora quando o inverno pegar pesado, se tiver que fazer Ales eu vou ter que modificar o TIC pra modo aquecimento, e ligar na lâmpada na saída NA (normalmente aberto), e o refrigerador na NF (normalmente fechado), assim quando a temperatura ficar acima do que foi configurado no TIC, a geladeira liga, quando abaixo, a lâmpada fica ligada. Isso depende também da histerese que tu configurou no TIC.

Eu ainda to mantendo em modo refrigeração, ainda não fez frio suficiente pra baixar a temperatura além de 19c no fermentador, durante a manhã e noite a temperatura fica bem estável, mas a tarde a tendência é gerar calor.
 
Eu comprei uma lampada infravermelha (dessas de geração de calor) da philips.
Custou cara, (78 reais).

Liguei na saída NF, ainda não mudei para o modo aquecimento no TIC. É impressionante como a lampada aquece e funciona bem, pouco tempo pra aquecer o fermentador e realizar a troca de temperatura.

Eu botei uma lâmpada incandescente (20w) mesmo dentro da minha geladeira e os resultados foram positivos. Acho que sai bem mais barato....
 
pois eu to pensando em fazer uma caixa termica de madeira pra fermentar ales no inverno, visto que manter temperaturas abaixo de 20º nao será nada dificil no inverno dos pampas

Isopor eu tenho medo por ser altamente inflamavel. Acho que uma caixa de madeira bem vedada com papel aluminio por dentro deve dar conta do recado
 
Matheus, eu também tenho planos de fazer uma caixa térmica que sirva tanto para baixar a temperatura quanto para aumentar.

A minha ideia inicial era utilizar uma caixa de isopor, mas seria complicado conseguir uma legal das dimensões que eu queria, pensei em montar uma caixa de compensado e revesti-la com manta térmica aluminizada. Seria baseado no son of a fermentation chiller, mas ao invés de apenas resfriar com galões de gelo, ele teria também uma resistência de chocadeira para elevar a temperatura também, tudo ligado a um termostato.

Quem sabe utilizando a manta aluminizada tu consiga um isolamento tão bom quanto o isopor mas sem ser tão inflamável.

Abraços!
 

Latest posts

Back
Top