Controle de temperatura do fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alanlisboa

Well-Known Member
Joined
Jun 24, 2014
Messages
237
Reaction score
43
Pessoal, resolvi comprar uma cinta térmica (daquelas que os gordinhos usam para queimar caloria) e colocar no meu fermentador, que nesse momento é galão de 20l.

Conectei ao meu controlador de temperatura (estilo Tic mesmo) e está mantendo a temperatura maravilhosamente bem até o momento.

O custo foi baixo, 35 reais.

Segue abaixo o link do produto.

http://produto.mercadolivre.com.br/...vada-p-inmetro-brind-_JM#redirectedFromParent

Por favor, idéias, comentários e críticas, se for o caso...
 
Aqui no Mato Grosso esse item é totalmente dispensável hehe

Mas tu usa o sensor do termostato onde? que garantias tu tem que a manta consegue aquecer a cerveja no núcleo do fermentador?
 
Tenho usado como descrito no fórum, na parede do fermentador com um isolante térmico por fora... tem dado certo até o momento...
 
Nestes 3 ultimos dias mais frios aqui no RS precisei ligar na saida do TIC uma lampada para aquecer e conseguir manter os 20 graus da minha cerveja que está fermentando dentro da geladeira. Desta forma consegui manter a temperatura do líquido em 20 graus bem certinho, com variação 0,2 (histerese), sensor colado no fermentador e isolado com isopor e papel aluminio. Estou subindo a temperatura 1 grau por dia, já está praticamente sem variação na FG, mas notei que a temperatura dentro da geladeira precisou chegar em 40 graus pra subir 1 grau. Demorou pra ir de 20º para 21º em torno de 1 hora. Essa temperatura dentro da geladeira pode trazer problema?
 
Samuel... Por isso preferi essa manta, aquece diretamente o fermentador sem muita alteração externa...
 
É.. eu particularmente não gosto da técnica de aquecer direto. Prefiro algo como uma lâmpada/resistência dentro da geladeira, simplesmente SIMULANDO uma temperatura ambiente mais alta.... de forma absurdamente suave.

Abraço,
 
Alguém sabe como pesquisar "Poço Térmico" em inglês para usar no amazon ou ebay? Aqui em Portugal esse termo não existe e fica complicado pesquisar sem saber o termo em inglês!

Abraços,
Rui
 
Back
Top