Controle de temperatura, antes e depois.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

carlosmachry

Member
Joined
Aug 13, 2016
Messages
6
Reaction score
2
Boa tarde cervejeiros!

Estou fazendo cerveja há algum tempo, e tenho notado que não consegui fazer algo tão bom quanto alguns cervejeiros mais velhos. O que me preocupa é a questão de off flavors gerados por fermentação em temperatura ambiente. Eu gostaria de saber se alguém começou a fazer cerveja sem controle de temperatura e então mais tarde começou a controlar a temperatura com geladeira/freezer conforme as recomendações e teve uma melhora na questão de off flavors, principalmente diacetil e álcool superior?

Enviado do meu HTC One M9PLUS através de Tapatalk
 
Controle de temperatura para fermentação é tudo!
Um malte +/-, um lúpulo +/- e levedura viável com controle de temperatura = cerveja excelente.
Uma receita campeã de concurso(melhores maltes e lúpulos com uma super levedura) sem controle de temperatura = possibilidade altíssima de cerveja ruim.
abraço.
 
Pelo fato de em nosso país termos temperaturas muito oscilantes o controle de temperatura na fabricação da cerveja artesanal é fundamental. Sem ele sua fermentação se dará de forma desequilibrada e mal feita e como essa etapa é fundamental recomendo que ou você arrume um freezer /geladeira com um termostato regulável ou que faça a inserção da levedura aos 15/16 graus e deixe a temperatura ir subindo lentamente com o balde fermentador em um local isolado termicamente. Existe alguns arranjos no YouTube que o pessoal utiliza para controlar a temperatura na fermentação sem geladeira. Normalmente são garrafas de água congeladas que são postas dentro de um isopor/cooler com o balde fermentador junto a fim de manter a temperatura mais baixa, mas cabe informar que a temperatura de fermentação ideal é a que é controlada através da temperatura do líquido a ser fermentado e não a do ambiente . Temos muitas referências de estudos aqui neste site. Abraços
 
Boa tarde cervejeiros!

Estou fazendo cerveja há algum tempo, e tenho notado que não consegui fazer algo tão bom quanto alguns cervejeiros mais velhos. O que me preocupa é a questão de off flavors gerados por fermentação em temperatura ambiente. Eu gostaria de saber se alguém começou a fazer cerveja sem controle de temperatura e então mais tarde começou a controlar a temperatura com geladeira/freezer conforme as recomendações e teve uma melhora na questão de off flavors, principalmente diacetil e álcool superior?

Enviado do meu HTC One M9PLUS através de Tapatalk
Sim, isso aconteceu com a grande maioria dos homebrewers que conheço.

Tirando o pressuposto da limpeza e sanitização, fermentação é o mais importante de tudo na cerveja, o resto é mero detalhe.

Receita não cerveja cerveja boa ou ruim, receita só adapta a bebida ao gosto pessoal das pessoas.

Bom ou ruim = compostos bons vs compostos ruins........... e esses compostos, em sua grande maioria, vem da fermentação.

Abraço,
 
Boa tarde cervejeiros!

Estou fazendo cerveja há algum tempo, e tenho notado que não consegui fazer algo tão bom quanto alguns cervejeiros mais velhos. O que me preocupa é a questão de off flavors gerados por fermentação em temperatura ambiente. Eu gostaria de saber se alguém começou a fazer cerveja sem controle de temperatura e então mais tarde começou a controlar a temperatura com geladeira/freezer conforme as recomendações e teve uma melhora na questão de off flavors, principalmente diacetil e álcool superior?

Enviado do meu HTC One M9PLUS através de Tapatalk
Sem a menor dúvida, principalmente álcoois superiores.

Minhas primeiras 5 levas foram sem controle, sendo 2 em temperaturas altas (final de verão no RS) e 3 no inverno (de colocar garrafas com água quente ao lado do fermentador).
Sempre busquei usar leveduras que trabalhassem próximas as temperaturas médias da época (Saison e Weiss no verão, por exemplo).
Depois da geladeira com controle a qualidade subiu muito, principalmente nas cervejas com alto ABV. Produzi recentemente uma robust Porter com 8% de álcool do qual não se percebe nada. Se houvesse algum superior seria uma cerveja inesquecível (pela dor de cabeça que a seguiria).
Mas tão importante quanto a temperatura é a quantidade de levedura.
Depois que passei a usar mais fermento, como indicado pelo @Guenther, a qualidade melhorou muito também.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Bom. Como todo hobby, alguns investimentos são necessários. Tempo e Dinheiro são uns deles.
Quando comecei, comprei os kits vendidos na net (acredito que 99 % iniciam assim). Comecei na tora sem controle de nada e só depois de começar a realmente estudar o assunto é que as coisas melhoraram. Básico: Controle da temperatura.
Equipamento do tipo rims/ herms não vão fazer cervejas melhores se você não controlar a fermentação.
Investimentos em livros (principalmente em inglês) pesquisar em sites confiáveis e afins.
Mas o que eu acho que realmente faz sentido é você fazer cervejas do seu interesse. Não vou fazer um Sour ale porque é modinha, não vou lotar minha geladeira de Schwazbier , não que eu não goste, mas prefiro comprar a fazer uma. Já perdi leva de 40 L, foi tudo pro ralo e pesquisei aonde pude, sites/ blogs/ colegas e por aí vai
...
Experiência vem com erros (piegas), mas é verdade!

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Controlador de temperatura tu encontra bem barato no Aliexpress.

Comprei um STC-1000 que funciona que é uma maravilha por R$ 35,00 e esperei menos de 30 dias para chegar.
 
Back
Top