controlador TIC17 X MT512

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Romulocrp

Well-Known Member
Joined
Jul 31, 2014
Messages
102
Reaction score
35
Não entendo nada dessa parte, quero controlar a fermentação e tb a brassagem, achei esse controlador da Full Gauge MT512Ri com frete grátis para minha região, o TIC17 está mesmo preço com outro vendedor, mas tem frete.
Alguém conhece? Tem diferença ou limitações?
Li os manuais e aparenta q esse MT é mais completo, mas na descrição não fala em controle de aquecimento enquanto o TIC fala expressamente disso. Entretanto, o vendedor afirma q o MT serve para ambas as funções.
 
Romulo pode compartilhar o link do MT512? Obrigado.
 
O 512 tem a funcao degelo, que nao sei exatamente como ficaria a configuracao. E o 518 sao duas funcoes diferentes, podendo ser utilizadas para gelar, aquecer, alarme etc.

Na epoca que ia comprar falei com a Fullgauge e falei o que eu queria, eles indicaram o 518 para o uso.
Vou colar o e-mail:

De: Carlos Mota <carlos.mota in fullgauge.com.br>
Data: 2 de julho de 2014 09:38
Assunto: Re: Política Comercial Full Gauge
Para: Pedro Bordin Hoffmann <pedro in bc-rs.com>



Bom dia!

Pedro, aquecimento e refrigeração podemos aplicar os instrumentos MT512RI e MT518RI .

No entanto, com base na aplicação que acaba de nos relatar o MT518RI por ser de duplo estágio.

Desta forma segue o manual destes instrumentos para seu conhecimento e análise.


O que eu tinha pedido
Eu gostaria de colocar um freezer e um aquecedor no mesmo equipamento, para que quando precisasse esfriar ligasse o freezer e quando esquentar ligasse o aquecedor.
Qual equipamento seria o indicado?
 
Muito bom Bagualas, obrigado!

Tentei fazer a mesma pergunta pro pessoal da COEL e não obtive resposta, nem do distribuidor e nem do fabricante. Então vamos de FullGauge mesmo.
 
Pessoal, alguém usa algum outro termostato/controlador que não seja Coel ou FullGauge?

Uma loja que vende o MT-512ri por R$90 me informou que o MT-518ri sairia por R$170... aí eu compro dois do 512 que é vantagem ;)

Encontrei mais duas marcas que fabricam termostatos duplo-estágio com valores bem competitivos, Ageon (nacional) e AGPtek. Alguém conhece alguma delas?
 
Olá amigos,

Sou novo no fórum e no ramo de cervejas.
Sempre fui apreciador mas só agora quero começar com cervejas artesanais, como hobby mesmo, e estou estudando antes de começar a comprar o material.

Aproveitando o tópico e o que foi dito anteriormente, quais termostatos vocês recomendam e quais devo evitar?
Além disso, qual a melhor forma de fixar o sensor?

(Desculpe se postei na área errada, mas acho que o assunto está ligado ao post).
:mug:
 
Qto a marca a maioria usa TIC ou COEL, não indicaria usar uma diferente já q esses dois são fáceis de encontrar e a um preço acessível.
Para fixar use poço térmico é barato e mto preciso, no lamas tem para vender, eu mesmo fiz o furo na tampa com um parafuso quente, depois é só colocar o vedante para air lock, tb tem no Lamas, e ir para o abraço.
:mug:
 
O tic-17 quebra o galho para controles mais simples de temperatura.
O mt-518 auxilia melhor quando tu pegas um dia muito frio na madrugada, e quente de dia. Onde é preciso ligar aquecimetno a noite, e resfriar de dia para manter teus 20 graus.

Quanto a fixacao no balde, há outro topico na area de fermentação, porem eu coloquei o sensor com uma "capa" de isopor previamente "saliente" onde fica em contato com o balde mas sem acesso externo. E tampei tudo com fita-isolante.

Medi a temperatura, e nao deu nem 1 grau de diferenca.

Abracos
 
Eu acabei comprando o AGEON G-105. Pelo manual do MT-518 tem as mesmas funcionalidades e mesmas conexões. Chegou há pouco tempo, mas não tenho reclamação. Nos locais onde pesquisei o G-105 estava mais barato.
 
Obrigado pelas respostas, pessoal.

Bom, pelo que estudei até agora é interessante controlar bem a temperatura durante o processo de fermentação. Pelo que entendi o mt-518 e o ageon g-105 servem para aquecimento e refrigeração, se necessário. É isso mesmo? Esse coel também faz isso?

Dei uma pesquisada na internet, pra ter uma noção de preços.
O mt-518 vi custando R$200 ou mais.
O ageon g-105 vi custando entre R$120 a R$140.
Coel tem vários modelos diferentes, não sei qual deles serviria para essa aplicação.

É mais ou menos isso mesmo?
 
É isso franciscovidal!

Coel também não consegui encontrar modelo que melhor atende nossa aplicação, não consegui resposta do fabricante nem do distribuidor -- e como são muitos modelos desisti de olhar um por um na página do fabricante.

Você pode ainda usar um controlador com um único estágio, que vai ser bem mais em conta. Aí você pode mudar as conexões e configurações pra alternar entre resfriamento e aquecimento; OU ligar o aquecimento na saída NF, mas dessa forma o aquecimento será ligado sempre que o resfriamento for desligado. Além de gastar mais energia elétrica, provavelmente a temepratura vai ficar meio oscilatória. Dá uma olhada nesses tópicos: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404151 http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403732
 
Valeu pelas dicas valtert.

Vou dar mais uma pesquisada.
Mas pra ser sincero, apesar de mais caro, acho que vou optar pelo g-105 da ageon. Li sobre aquela questão do NA / NF e me pareceu muita gambiarra... Heheh
Prefiro gastar um pouco mais mas ter mais precisão na temperatura da breja, sem precisar me preocupar tanto ou ficar de olho. Deixar o processo mais automático, sabe?

Bom, de qualquer forma vou pesquisar mais.
Quem sabe depois faço um review pra vocês...
:mug:
 
Back
Top