Contaminação balde fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CleitonDutra

Member
Joined
Jan 25, 2017
Messages
18
Reaction score
1
Boa tarde galera! Meu primo estava maturando uma cerveja por 40 dias, e quando foi envasar a cerveja estava toda contaminada, com um cheiro de vomito muito forte. Na parede do balde tinha até fungo! Minha pergunta eh! Esse balde já era? Ele ainda pode ser usado para fermentar ou maturar outras levas? Ele lavou o balde com vapor, deixou iodofor por 4 dias no balde e está bem limpo, porém ainda com um pouco de cheiro. Compra outro balde ou ainda pode-se usar esse?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa tarde galera! Meu primo estava maturando uma cerveja por 40 dias, e quando foi envasar a cerveja estava toda contaminada, com um cheiro de vomito muito forte. Na parede do balde tinha até fungo! Minha pergunta eh! Esse balde já era? Ele ainda pode ser usado para fermentar ou maturar outras levas? Ele lavou o balde com vapor, deixou iodofor por 4 dias no balde e está bem limpo, porém ainda com um pouco de cheiro. Compra outro balde ou ainda pode-se usar esse?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

por segurança eu trocaria de balde. geralmente é bem barato.
 
Se não tiver realmente como comprar um novo, tu pode tentar usar algum sabão removedor de matéria orgânica e tal, dá uma pesquisada no fórum que tem uns tópicos só de limpeza pós contaminação, mas se tu tiver brewshop por perto, é melhor seguir a sugestão do @alexrnbr e comprar um novo.

Eu compraria, fácil.
 
Relaxa.
Melhor relação custo/benefício, o melhor descontaminante nesse caso: hipoclorito de sódio.
A boa e velha água sanitária. Encha o balde com uma diluição de 1%, deixe algumas horas (1 noite por exemplo). Mata bactéria, atua em matéria orgânica e remove odores. Depois faça um enxague vigoroso, secagem e deixe sob luz direta do sol ( para eliminar qualquer resíduo de cloro por evaporação).
balde zerado!!!!
 
Relaxa.
Melhor relação custo/benefício, o melhor descontaminante nesse caso: hipoclorito de sódio.
A boa e velha água sanitária. Encha o balde com uma diluição de 1%, deixe algumas horas (1 noite por exemplo). Mata bactéria, atua em matéria orgânica e remove odores. Depois faça um enxague vigoroso, secagem e deixe sob luz direta do sol ( para eliminar qualquer resíduo de cloro por evaporação).
balde zerado!!!!

Valew Alex!!!!
 
Aqui por Porto alegre, um balde de 20 custa volta de R$ 20,00 sem os furos em lojas de material de restaurantes. O risco vale a pena?

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Risco?
Nenhum! Como você acha que é feita desinfecção de vários materiais na indústria, saúde, restaurantes e etc... São vários desifetantes, inclusive hipoclorito.
Um artigo para leitura(apenas um, mas a literatura sobre o assunto é imensa. Quase um século de estudos sobre hipoclorito)

http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49n4/pt_0080-6234-reeusp-49-04-0681.pdf

Agora, o amigo com balde contaminado precisa rever todo processo de sanitização. Desmontar torneiras, ver a solução sanitizante usada, etc.

:mug:
 
Relaxa.
Melhor relação custo/benefício, o melhor descontaminante nesse caso: hipoclorito de sódio.
A boa e velha água sanitária. Encha o balde com uma diluição de 1%, deixe algumas horas (1 noite por exemplo). Mata bactéria, atua em matéria orgânica e remove odores. Depois faça um enxague vigoroso, secagem e deixe sob luz direta do sol ( para eliminar qualquer resíduo de cloro por evaporação).
balde zerado!!!!



Alex, quando vc diz 1% é em relação da quantidade de água que cabe no balde com a quantidade de água sanitária a colocar, certo? Tipo: balde 20litros coloca-se 2ml de água sanitária.

obrigado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Alex,

O que ocorre eh que eh possivel desinfestação superficial de diversos materiais, o problema eh quando o material esta com arranhões, pedra cervejeira ou outras encrustacoes. Nestes casos, mesmo se utilizando produtos químicos jah descritos acima, estas ranhuras ou encrustracoes, criam micrositios onde os microrganismos permanecem viáveis em concentração suficiente para afetar sua próxima batelada. Tem hora que nao tem outra forma que nao a substituição do balde. Em inox, pôde-se utilizar produtos em maiores concentrações, alem de temperatura e pressão elevada, o que favorece a descontaminação.
Espero ter contribuído.

Sds.
Mariel
 
Concordo plenamente!

Mas quem precisa verificar o estado de seus fermentadores e equipamentos não sou eu, é o amigo lá do início!

Abraço
 
to pensando daqui a pouco vao vender balde inox para servir de fermentador a parede pode ser bem fina pra ficar leve a tampa tipo de post mix com local para encaixar airlock e embaixo um registro em inox para colher amostras alguem ai pra montar uma ? rsss...
 
Da uma lavada com soda diluida a 2% e agua quente. quero ver se vai sobrar alguma coisa UHEAUHEUAEUAEHHAUEUHAEHU
 
Da uma lavada com soda diluida a 2% e agua quente. quero ver se vai sobrar alguma coisa UHEAUHEUAEUAEHHAUEUHAEHU

Tudo isso de soda mesmo?
Surgiu uma duvida agora, como a soda caustica se comporta com os anéis de
vedação de silicone? Tem alguma chance de corroer, danificar ou ficar impregnada
ao ponto de não poder mais ser utilizada?
 
Aqui por Porto alegre, um balde de 20 custa volta de R$ 20,00 sem os furos em lojas de material de restaurantes. O risco vale a pena?

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Sabe o endereço, brother?

To na busca de uns baldes de 20 Litros, sem furo, só pra maturar.
 
Eu estou pensando e usar um balde deste como grain bag. Furar todo e colocar voil.

depois é só tirar o balde de dentro da panela.
 
Holy ****. 15 pilinha o balde. Chega a dar uma tristeza não saber disso antes...

Valeu, brother!!

Só um detalhe importante que descobri depois. As tampas não lacram 100%.

meus baldes eu furei na lateral bem perto do vinco da tampa (próximo do engate das alças) para poder empilhar eles e usar uma mangueira de 3/8 cristal como borbulhador. Quando coloco a ponta da mangueira em um pote com muita água, a pressão necessária para borbulhar faz com que o balde infle e a tampa levante, deixando escapar o CO2 pelas travas da tampa.

isto não é nenhum problema pois a pressão positiva do fermentador não deixa nada entrar. A solução é deixar uma pequena lâmina de liquido acima da ponta da mangueira, dai borbulha que é uma maravilha.

O melhor é poder trocar o balde por R$ 15,00 sempre que ele estiver feio.

Pessoalmente prefiro aquelas bombonas azuis de PEAD com modelo 20TR. Mas dai já vai para R$ 60,00 cada.
 
Back
Top