Consequências de problema de vedação na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 20, 2015
Messages
18
Reaction score
1
Boa tarde galera,

Neste domingo (20/09/2015) fiz minha primeira cerveja, eu não tinha noção de quanto tempo levava para o Airlock começar a borbulhar, então não me precipitei e deixei o tempo passar. Hoje (22/09/2015) dois dias depois, fiquei desconfiado de que algo estava errado, apertei o galão que eu usei como fermentador, e percebi que o Airlock mexia o nível do fluido, mas voltava seu nível ao original, logo deduzi que havia algo errado com a vedação, e era isto mesmo, havia ficado um vazamento na vedação, passei fica isolante para isolar, ai já vi que mudou o comportamento do Airlock, eu pressionava e ele borbulhava, não voltava mais o nível como antes, minha dúvida é, pode ter ocasionado alguma contaminação em virtude deste problema de vedação?

Outro detalhe que percebi, no dia, havia uma grande intensidade de bolinhas de ar subindo e descendo no mosto, e agora está bem mais baixa esta intensidade, uma bolinha que outra de ar se movimentando no fermentador, a fermentação está sendo feita a 25 graus, e a intensidade do Airlock, está borbulhando uma vez por minuto, será que está no padrão?

Nesse tempo que passou (2 dias) já posso medir a densidade, já deve ter baixado, ou somente messo depois de uma semana?
 
Boa tarde galera,

Neste domingo (20/09/2015) fiz minha primeira cerveja, eu não tinha noção de quanto tempo levava para o Airlock começar a borbulhar, então não me precipitei e deixei o tempo passar. Hoje (22/09/2015) dois dias depois, fiquei desconfiado de que algo estava errado, apertei o galão que eu usei como fermentador, e percebi que o Airlock mexia o nível do fluido, mas voltava seu nível ao original, logo deduzi que havia algo errado com a vedação, e era isto mesmo, havia ficado um vazamento na vedação, passei fica isolante para isolar, ai já vi que mudou o comportamento do Airlock, eu pressionava e ele borbulhava, não voltava mais o nível como antes, minha dúvida é, pode ter ocasionado alguma contaminação em virtude deste problema de vedação?

Outro detalhe que percebi, no dia, havia uma grande intensidade de bolinhas de ar subindo e descendo no mosto, e agora está bem mais baixa esta intensidade, uma bolinha que outra de ar se movimentando no fermentador, a fermentação está sendo feita a 25 graus, e a intensidade do Airlock, está borbulhando uma vez por minuto, será que está no padrão?

Nesse tempo que passou (2 dias) já posso medir a densidade, já deve ter baixado, ou somente messo depois de uma semana?
Cara, tu estás com um clássico problema de cervejeiro iniciante..... te preocupando com coisas demais.

Já leu o tópico pra iniciantes?

Bom, respondendo as perguntas... não tem problema algum em ter problema de vedação.

Quanto ao "padrão das bolhas".... a fermentação vai acabando, a intensidade de todas as reações que acontecem ali também, logo, é natural que tudo vá acontecendo mais devagar até parar.

Fermentação a 25 graus........ já sabes que essa é uma temperatura de fermentação absurdamente alta, certo?

E sim, ainda mais com essa temperatura altíssima, a densidade certamente baixou, as aí eu te pergunto... por que não esperar mais alguns dias pra medir?

Relaxe, e cuidado com a "ejaculação precoce cervejeira". :)

Abração,
 
Opa, li o tópico para iniciantes, mas em outros materiais, fala-se muito sobre a vedação para não entrar qualquer microrganismo que se possa contaminar a cerveja, então por isso me preocupei.

Quanto a temperatura, como diz no tópico para iniciantes é alta, mas o fermentador está em um porão, ainda não tenho geladeira para fermentar, teve que ser lá mesmo, é o local com menor temperatura em minha casa.

vou medir a densidade no final de semana de semana! :)

obrigado pela resposta, e desculpe a "ejaculação precoce cervejeira" kkk.
 
Back
Top