Configuração Equip BIAB no beersmith, esta certa??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

halley

Well-Known Member
Joined
Jan 13, 2016
Messages
50
Reaction score
1
Fala galera,
estou configurando o meu futuro equipamento BIAB para fazer 20 litros de cerveja gostaria da opinião da galera se esta certinha, estou me basendo por um video q estou vendo na internet mas eles não fazem por BIAB por isso a minha duvida.

Obrigado

1426b81.jpg
 
Olá, amigo. Se você faz BIAB, acho que você deveria zerar o campo "Espaço Perdido Tina Lavagem", uma vez que você não vai ter volume morto.
Talvez seja o caso de considerar também uma pequena perda no fermentador, por conta da lama do fermento.
No mais, não tenho considerações a fazer.
Abraços!
 
Esse "Espaço Perdido Tina Lavagem" que o software indica, é o que você perde entre o fundo da panela e a torneira...
Que normalmente fica entre 2 a 4 litros.:mug:

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=0iAUsBkPdio"]Entenda melhor o software com este tutorial![/ame]
 
@halley,

O BS tem um profile de equipamento para BIAB, 19L, se não me engano. Não posso confirmar porque eu deleto todos os equipamentos e perfis existentes e mantenho só o que eu uso.

Use ele, faça a brassagem, tire medidas e faça o ajuste fino. Se não me engano, meu primeiro ajuste foi assim, a partir de um perfil BIAB pronto.

@jrwatter, você está correto, essa perda é a perda pra panela de lavagem, porém em sistemas BIAB não se usa panela de lavagem, então essa perda não existe.

Abraços.
 
O espaço perdido tina lavagem deve ser zerado no beersmith. Refere-se ao volume perdido ao fazer a transferencia da tina de brassagem até a de fervura. Biab não tem transferencia entao é zero.

O espaço que vc vai perder na torneira é lá em perdas para trub e resfriamento. Como o trub fica no fundo da tina, entao vc desconta o trub do montante do liquido.
Dificil precisar, mas de maneira geral eu deixo um litro de trub e o restante de agua. Exemplo: 4 litros abaixo da torneira: vou perder tres litros de agua e um de trub.

Dá pra ser noiado e ficar mudando o trub pra mais ou menos de acordo com a quantidade de lupulo usado, mas acho ser besteira, pois esse volume pós fervura nao interfere tua OG, portanto nao precisa desse controle pra reproduzir a qualidade da tua cerveja



@ Halley: Perdas de resfriamento vc usa apenas se usar chiller de placas ou contra-fluxo. Para chiller de imersao esse valor é zero.

No caso de chiller de placa ou contra-fluxo, esse valor é o montante de mosto que fica DENTRO do sistema de resfriamento
 
@jalexandre

Você tem razão!

Cometi o engano porque estou pensando na possibilidade de fazer um kit com 2 panelas, além da empolgação do tutorial... :D


@halley,

...
@jrwatter, você está correto, essa perda é a perda pra panela de lavagem, porém em sistemas BIAB não se usa panela de lavagem, então essa perda não existe.

Abraços.
 
Back
Top