Configuração de RIMS no BeerSmith

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Olá pessoal...

Eu gostaria de uma ajuda pra configurar o meu equipamento no BeerSmith....

Tô usando uma panela com resistência e fundo falso.

Abaixo do nível da válvula, sobra 2L.
O volume todo que fica embaixo do fundo falso, ou seja, quando a água começa a aparecer em cima do fundo falso, é de 6L.

Eu monto a receita no BeerSmith, e coloco de água inicial o que o programa me recomenda. Tava olhando aqui as receitas, e ele usa a razão de água/grãos de 2,6L por kg.

A primeira coisa ruim que eu notei, logo que montei esse RIMS, é que como ficam quase 6 litros embaixo do fundo falso, a mostura, pelo menos na hora de arrear o malte, fica uma papa muito grossa. Fica ruim de mexer, ruim de homogeneizar a temperatura, ruim de hidratar completamente os grãos.

* Queria saber como fazer pra contornar isso? Aumentar a razão de água/grãos?

* Que valor eu devo colocar no Lauter Tun Deadspace? 2L ou 6L?

No meu entender, o Lauter Tun Deadspace seria o que fica abaixo do nível da válvula, ou seja, o restinho que fica na panela de mostura, que tu não consegue coletar. Boto ali 2L então. Correto?

* No Mash Tun Volume, eu coloco o quê? Minha panela é a n. 36, ela tem 32,5L. O BeerSmith usa esse valor pra saber se vou ter espaço na panela pra fazer a brassagem, certo? Aqui eu teria que descontar então aqueles 6L, e colocar aqui 26,5L que seria o volume útil que eu teria pra mosturar os grãos?

* Mash Tun Weight. A panela, por si só, pesa 1,5kg... Aí com as válvulas, resistência, fundo falso, conexões etc ela passou a pesar 3,5kg. Coloco qual valor aqui? O BeerSmith usa esse parâmetro pra calcular a temperatura da água inicial, correto? Quanto mais pesada a panela, mais ela vai segurar a temperatura quando se arreia o malte?

* E no Boil Off? Boto o quê? Como descobrir quantos litros eu evaporo, usando fogareiro a gás, que a cada leva vai ser diferente? Mexer nesse valor altera o Evaporation Rate... que valor é razoável ficar nesse campo? 7%? 10%?
 
Fala amigo, eu tive a mesma duvida na hora de configurar meu RIMS e o que faço atualmente é usar o Lauter Tun Dead Space de 6l (no seu caso) e ignorar o volume abaixo do fundo falso.

Em outras palavras: o volume de strike water (agua inicial para mostura) que BS te dá + o volume abaixo do fundo falso

Dá pra ajustar isso automaticamente no programa. Entra no seu equipamento e coloca o Lauter Tun Dead Space de 6l e clica em Adjust Mash vol for Deadspace

Espero ter ajudado
Abs
 
Back
Top