Conexões em ZAMAC

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

valtert

Well-Known Member
Joined
Jun 19, 2014
Messages
432
Reaction score
131
Location
Florianopolis
Sabendo que o zinco pode ser tóxico em altas concentrações (como no uso de galvanizados) e benéfico para a levedura até certo ponto, gostaria ouvir de quem entende mais sobre o assunto se a liga de zinco com o nome comercial de "zamac" é estável o suficiente para ser usada na brassagem ou se existe risco para a saúde, inclusive pelo chumbo e ferro em sua composição...

Essa liga parece ser bastante utilizada em hidráulica e foi o único material no qual encontrei localmente os flanges para fixação da válvula na panela. Meu equipamento é todo em alumínio e latão então talvez não faria muito sentido usar flanges em inox, alguma sugestão?
 
Oi Valter, eu entendo muito pouco sobre ligas metálicas, mas acho q o problema nesse caso nem seria tanto o zinco, mas se contém ferro e chumbo a coisa se torna bastante problemática. Com o ferro a oxidação da cerveja será aparente muito rápido.

Quando procurei também tive dificuldade em encontrar flanges de latão. Acabei encontrando em loja especializada em torneiras. Essas flanges são muito usadas na fixação das torneiras em pias.

Abraço
 
Boa Tiago, vou procurar trocar os meus, estou ampliando e melhorando o equipamento e quero zerar os fatores que possam afetar negativemente minha produção.

Só pra entender melhor, segundo a wikipedia (!) o tal do zamac contém no máximo 0,004% de chumbo e 0,035% de ferro. Não sei exatamente como calcular o quanto poderia ser dissolvido na interface do metal com o líquido (que deve corresponder a uma pequena fração do peso, sendo o peso total do flange inferior a 20g). Mas a minha impressão é que a concentração de chumbo e ferro que poderiam ser "dissolvidos" seria insignificante.

A ideia de levantar a discussão é mais pra validar ou vetar o uso desse metal nas conexões, já que aparentemente é de uso tão comum. Eu não tenho muito pra contribuir então peço ajuda de vocês :)
 
Back
Top