Completamente atenuada antes do cold-crash?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Vogel

Member
Joined
Feb 5, 2017
Messages
8
Reaction score
0
Olá turma!
Li o post "Breve explicação sobre fermentação primária, secundária, maturação, etc.", aprendi bastante sobre os comentários que se seguiram, entre eles dos benefícios do descanso de diacetyl, e outros pontos.

Melhor não ficar achando e confirmar com quem já tem experiência: estou fazendo um Lager. OG de 1,05 e ficou 9 dias a 10º e percebi que nos últimos dias, as leituras de gravidade que havia estagnado então resolvi levar um grau por dia e está a 1,02 agora a 15º. O objetivo seria FG 1,01 a 1,008.

a) O cold-crash deve ser feito somente após concluída a atenuação e atingido o FG, isso?
b) Está atenuando pouco cada dia... se devo aguardar até atingir o FG, nesse caso seria bom manter a 15º ou abaixar um pouco?
c) Li no post que há possibilidade de reaproveitar o fermento "quando desejado" e ir baixando gradualmente a temperatura. Não entendi quando seria desejado reaproveitar o fermento. Isso poderia ser aplicado neste caso?

Agradeço desde já a paciência pelas perguntas de iniciante.
Abraço!
 
Bem, vou dar minha opinião a respeito:

b) [Entendi errado] Qual o pitching rate utilizado? A atenuação parece que não está completa...

a) Geralmente, espero alcançar a densidade esperada para dar início ao cold crash sim! Ficando 0.002, 0.003 pontos acima eu até parto para o cold crash, mas aumento o tempo de fermentação visando garantir a atenuação até o ponto desejado...além disso, vejo quanto daria de atenuação do fermento e comparo com o padrão conhecido, geralmente a diferença não é tão gritante...

c) Faz o descanso do dyacetil, faz a trasfega para outro balde e faz o cold crash.
 
Boa Tarde Vogel!

a) O cold crash deve ser feito somente depois de terminado a fermentação primária (você saberá que ela terminou depois de medir a densidade por pelo menos 03 dias seguidos e ela não se alterar) e depois de terminada a fermentação secundária (também conhecida como descanso do diacetil), daí você baixa a temperatura para o mais próximo de 0°C possível, para dar aquela bela limpada na cerveja, nessa etapa você pode usar gelatina ou algum outro clarificante para ajudar na clarificação da cerveja, tem textos no blog sobre isso.
As vezes pode acontecer de você não atingir a densidade final programada, seja por falta de fermento, viabilidade da levedura, atingir o limite de tolerância alcoólica da cepa, etc.

b) Se a densidade ainda está atenuando um pouco a cada dia, é sinal de que a fermentação primária ainda não terminou, mantenha essa temperatura de 15°C mais alguns dias, e vá acompanhando pelo densímetro a atenuação, nas poucas lagers que fiz levou em torno de 15 dias para a fermentação primária terminar.

c) Quando seria desejado reaproveitar o fermento? Quando for de sua vontade, quando você tiver o desejo/pretensão de reaproveitar a levedura você deve baixar a temperatura da cerveja para a clarificação de maneira gradativa, digamos baixar 3°C a cada 12h, dessa forma a levedura pode se preparar melhor para as baixas temperaturas.
 
Bem, vou dar minha opinião a respeito:

c) Faz o descanso do dyacetil, faz a trasfega para outro balde e faz o cold crash.

Apenas acho desnecessário transferir pra outro balde, pelos problemas de oxidação envolvidos e nenhuma vantagem aparente. Essa é a minha opinião..

Abraço
 
Pessoal, agradeço a ajuda.

@rodfon
A pitching rate seria na inoculação da levedura certo? Optamos por reduzir um pouco a quantidade de água, então não pecamos por menos fermento. Se não tivéssemos reduzido a quantidade de água, ficaria bem abaixo a OG.

@coltro
Obrigado também. Vou monitorar mais uns dias. Está caindo uns 0,2 Brix por dia. Então acho que está estagnando. Só continuo não entendo a ideia de porque eu ia desejar reaproveitar o fermento. Como seria útil para mim.


Pessoal, eu considerava o cálculo do refratômetro por um site que eu convertia os Brix para densidade. Mas li em algum lugar sobre que a análise do aparelho não é a correta quando há presença de álcool. Isso ocorre não é?
Parece que aí há uma correção que se faz.

Vejam só, coloquei os brix (inicial 10,5 e hoje 5), então colocando no app LAMAS Brew, deu OG 1,04 e FG 1,007. Deve atenuar mais um pouco e parece que o não controle exato da OG pode fazer ficar um pouco fora do pretendido, mas a cerveja está com cheiro bom, só deve estar precisando mesmo do descanso do diacetyl.
 
@Tiago
Será assim como você indicou, sem troca de balde... vamos apostar e ver como fica...
 
Apenas acho desnecessário transferir pra outro balde, pelos problemas de oxidação envolvidos e nenhuma vantagem aparente. Essa é a minha opinião..

Abraço

@Thiago No meu caso, quando reaproveito a levedura, faço assim, pois, normalmente, não reduzo a temperatura gradativamente pro cold crash...quando estou com paciência para isso, não realizo a trasfega...

Tudo depende do tempo e do que queremos fazer.

Desculpa qualquer confusão gerada.

Abs
 
Pessoal, agradeço a ajuda.


@coltro
Obrigado também. Vou monitorar mais uns dias. Está caindo uns 0,2 Brix por dia. Então acho que está estagnando. Só continuo não entendo a ideia de porque eu ia desejar reaproveitar o fermento. Como seria útil para mim.

Simples, economia! Se você reaproveitar o fermento não vai precisar compra-lo para a próxima leva.
 
Pessoal, eu considerava o cálculo do refratômetro por um site que eu convertia os Brix para densidade. Mas li em algum lugar sobre que a análise do aparelho não é a correta quando há presença de álcool. Isso ocorre não é?
Parece que aí há uma correção que se faz.

Vejam só, coloquei os brix (inicial 10,5 e hoje 5), então colocando no app LAMAS Brew, deu OG 1,04 e FG 1,007. Deve atenuar mais um pouco e parece que o não controle exato da OG pode fazer ficar um pouco fora do pretendido, mas a cerveja está com cheiro bom, só deve estar precisando mesmo do descanso do diacetyl.

Sim existe uma correção; use este site: cervejafaller.com/calculadora/ - vá em "Ferramentas de Refratometro e ABV" - "Densidade de mosto fermentado"
. Inclua as informações OG (em SG) e quanto deu em BRIX na sua medição atual - Voce terá o resultado em SG já descontando a refração do Alcool.

Sobre atenuação, uma coisa é nossa meta, outra coisa são as condições que voce deu para atingi-la. Pode ser que voce não chegue na meta...
Voce sabera que atenuou totalmente quando a densidade estabilizar, como disseram aqui, faça a medição 3 dias seguidos... se não houver alteração, ela está totalmente atenuada.

:tank:
 
Simples, economia! Se você reaproveitar o fermento não vai precisar compra-lo para a próxima leva.

Bah, agora voltei para a etapa Iniciante, Módulo I... essa daí mostrou quanto assunto há na questão da cerveja. Agora procurei e há referências e discussões aqui no fórum sobre o reaproveitamento do fermento/lodo. Talvez bem mal comparado, mas parece aquelas células que fazem iogurte que se guarda também.
Mas acho que cabe mais para quem produz para venda, e quer reduzir custos, pois exige mais entendimento do armazenamento, controle de gastos e prática na reutilização.
Mas agradecido mesmo pelas dicas mestre.
 
Sim existe uma correção; use este site: cervejafaller.com/calculadora/ - vá em "Ferramentas de Refratometro e ABV" - "Densidade de mosto fermentado"
. Inclua as informações OG (em SG) e quanto deu em BRIX na sua medição atual - Voce terá o resultado em SG já descontando a refração do Alcool.

Sobre atenuação, uma coisa é nossa meta, outra coisa são as condições que voce deu para atingi-la. Pode ser que voce não chegue na meta...
Voce sabera que atenuou totalmente quando a densidade estabilizar, como disseram aqui, faça a medição 3 dias seguidos... se não houver alteração, ela está totalmente atenuada.

:tank:

Lucas, pelo site que você indicou, fiz os cálculos e a Lager está OG 1,04 e FG 1,008, ABV 4,23%, o que é até esperado, só comecei um pouco abaixo.
Estou considerando que está no descanso de diacetyl e vou monitorar por 3 dias.
Obrigado pelas dicas mestre!
 
Bah, agora voltei para a etapa Iniciante, Módulo I... essa daí mostrou quanto assunto há na questão da cerveja. Agora procurei e há referências e discussões aqui no fórum sobre o reaproveitamento do fermento/lodo. Talvez bem mal comparado, mas parece aquelas células que fazem iogurte que se guarda também.
Mas acho que cabe mais para quem produz para venda, e quer reduzir custos, pois exige mais entendimento do armazenamento, controle de gastos e prática na reutilização.
Mas agradecido mesmo pelas dicas mestre.

O interessante, alem de aprender as técnicas e tal, é analisar as diferenças entre as gerações de leveduras!
 
Back
Top