Como utilizar Termostato em geladeira Duplex?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

edubonatto

Member
Joined
Nov 7, 2014
Messages
13
Reaction score
3
Confrades, desejo instalar o termostato Full Gauge Tic 17 em uma geladeira antiga duplex. Porém, penso que terei problemas em relação ao freezer quando estiver fermentando a cerveja, visto que o processo de desligar e ligar o motor fará com que o freezer fique fazendo degelo, consumindo muita energia, etc...

O que vocês acham?

Por ex: Vou colocar temperatura de 20 graus para a geladeira e o freezer que é mais forte vai ficar trabalhando de forma descoordenada.

Alguém já passou por isso?

Valeuuuu
 
Confrades, desejo instalar o termostato Full Gauge Tic 17 em uma geladeira antiga duplex. Porém, penso que terei problemas em relação ao freezer quando estiver fermentando a cerveja, visto que o processo de desligar e ligar o motor fará com que o freezer fique fazendo degelo, consumindo muita energia, etc...

O que vocês acham?

Por ex: Vou colocar temperatura de 20 graus para a geladeira e o freezer que é mais forte vai ficar trabalhando de forma descoordenada.

Alguém já passou por isso?

Valeuuuu

Sim o freezer não vai fazer o seu trabalho direito, não tem nada que você possa fazer em relação a isso já que o motor da geladeira é o mesmo do freezer.

"...motor fará com que o freezer fique fazendo degelo, consumindo muita energia, etc..."
Não entendi porque irá consumir muita energia. Irá consumir bem menos energia do que se tu deixasse ligado direto na tomada.
 
gelo e degelo é realmente uma merda, mas concordo que quanto a consumo de energia não vai ter muita relação.

Mas eu não me preocuparia muito com o consumo energético em uma geladeira utilizada para fermentação. A tendência é que o compressor fique ligado bem pouco, e por pequenos intervalos, pois a temperatura lá dentro é alta (ao menos para as ales). Hoje em dia um refrigerador funcionando normal (gelando para 5~8 ºC, que é o comum nas geladeiras), frost free, de 310 litros (que consome mais) consome por volta de 40 kW.h/mês, o que daria menos de R$ 20,00/mês em energia. Como o teu é mas antigo, mas a geladeira trabalhará menos, não deve mudar muito disso. Se tiveres sempre só 1 fermentador de 20 L, com fermentação e clarificação de 15 dias dentro da geladeira, conseguirá fazer 40 L / mês, ou seja, R$ 0,50/L em energia para o controle de temperatura...
 
pessoal, apenas atualizando, por incrivel que pareça o congelador manteve-se com todo o gelo, mesmo o termostato que está com o termometro na geladeira a 9 graus.

Sinceramente não sei o por que, mas fato é que a geladeira está com 9, 10 graus e o freezer com gelo.
 
Opa, isso muito me interessa.

Estou com uma geladeira duplex em casa parada. Tempos atrás li (creio que na antiga comunidade do Orkut) que não daria para por um controlador de temperatura neste tipo de geladeira.

Alguém mais está fazendo uso de geladeira duplex?
Vou poder esquecer a compra de uma geladeira velha? LOL
 
amigos, eis a resposta final episódio. o resultado final é que o freezer se manteve congelado, isso porque como praticamente não há aberturas (fica dias fechado) ele se manteve com gelo.

a geladeira fixada pelo termostato a 18 graus, manteve gelo no freezer, embora eu perceba que o freezer nao está tão gelado como deveria.

obviamente se abrir varias vezes o freezer vc terá degelo.

estamos usando o freezer para fazer gelo (em formas de embalagens tetrapak com agua) para a próxima leva enquanto a leva anterior fermenta / matura na parte debaixo.
 
Edu, a sua é frost free? Dá alguma diferença fazer na frost free duplex?

Amigo, é o seguinte, vou tentar explicar o que acontece comigo e acredito que será assim na sua também.

Eu instalei o TIC e está funcionando perfeitamente com o termômetro dentro da geladeira em uma copo com água para ficar mais próximo da temperatura da cerveja (mesmo sabendo que isso não será extremamente preciso).

Quando eu estou maturando a breja a 0° ou 1°, o motor trabalha bastante e consequentemente o freezer fica muito gelado, ou seja, funciona perfeitamente.

Agora presta atenção nas 2 situações quando eu subo a temperatura da geladeira:

1 - Se o freezer já está com gelos e eu reduzo a temperatura da geladeira para 15° ou 20° por exemplo, o freezer consegue se manter com gelo, ou seja, se você não ficar abrindo a porta do freezer você consegue manter o que tem congelado dentro dele.

2 - Se a geladeira está desligada por exemplo e você coloca a temperatura na faixa de 15 a 20 graus, o motor não trabalha o suficiente para formar gelo, ou seja, não rola usar o freezer.

Isso ocorre porque o motor é único e ele "liga e desliga" com base na necessidade da temperatura que acusa no fio com termômetro. Quando a geladeira está com 18° em média, ele liga de vez em quando o motor para manter essa temperatura e com isso não dá força ao freezer.

Na prática, pra mim tudo funciona. Isso porque quando estou maturando um lote a 0° graus, já faço as formas de gelo (utilizo caixas tetrapak cortadas) para a próxima leva. Aí utilizo para resfriar a próxima leva e quando coloco para fermentar a 18° não preciso mais do freezer.

Espero que te ajude!
 

Attachments

  • IMG_3570.JPG
    IMG_3570.JPG
    276.4 KB · Views: 400
  • IMG_3578.jpg
    IMG_3578.jpg
    188.5 KB · Views: 354
Amigo, é o seguinte, vou tentar explicar o que acontece comigo e acredito que será assim na sua também.

Eu instalei o TIC e está funcionando perfeitamente com o termômetro dentro da geladeira em uma copo com água para ficar mais próximo da temperatura da cerveja (mesmo sabendo que isso não será extremamente preciso).

Quando eu estou maturando a breja a 0° ou 1°, o motor trabalha bastante e consequentemente o freezer fica muito gelado, ou seja, funciona perfeitamente.

Agora presta atenção nas 2 situações quando eu subo a temperatura da geladeira:

1 - Se o freezer já está com gelos e eu reduzo a temperatura da geladeira para 15° ou 20° por exemplo, o freezer consegue se manter com gelo, ou seja, se você não ficar abrindo a porta do freezer você consegue manter o que tem congelado dentro dele.

2 - Se a geladeira está desligada por exemplo e você coloca a temperatura na faixa de 15 a 20 graus, o motor não trabalha o suficiente para formar gelo, ou seja, não rola usar o freezer.

Isso ocorre porque o motor é único e ele "liga e desliga" com base na necessidade da temperatura que acusa no fio com termômetro. Quando a geladeira está com 18° em média, ele liga de vez em quando o motor para manter essa temperatura e com isso não dá força ao freezer.

Na prática, pra mim tudo funciona. Isso porque quando estou maturando um lote a 0° graus, já faço as formas de gelo (utilizo caixas tetrapak cortadas) para a próxima leva. Aí utilizo para resfriar a próxima leva e quando coloco para fermentar a 18° não preciso mais do freezer.

Espero que te ajude!

Alternativa fácil e barata ao termômetro no copo é você colar o sensor com durex e algum isolamento por cima(isopor, uns papelões) do lado da bombona.

Nunca que 20-40 litros de mosto fermentando vão se comportar como um mísero copo de água, e como você mesmo disse, você já sabe disso.
 
Prezados,

primeiramente parabéns pelo Fórum! Aprendi muito lendo e relendo aqui! Obrigado!

"Herdei" uma brastemp duplex veinha.... Antes de fazer algo, achei esse tópico aqui que me encorajou a usá-la.

Ela tava bem velha, me aventurei a desmontá-la, em princípio, para limpeza.

Ao desmontar, vi que o que separa o FREEZER da GELADEIRA é um isopor, que por sinal estava imundo e encharcado... Peguei um espeto de churrasco velho, uma cegueta e, COM MUITO CUIDADO, cortei o isopor até conseguir tirá-lo por completo. Eis que o féladamãe saiu e agora não tenho mais uma duplex, tenho uma geladeira/Freezer com duas portas!

Uma coisa que não fiz ainda foi remover a parte de plástico que separa o isopor da geladeira. Será o próximo passo, visto que a temperatura dela não baixou tanto... (chegou a 2.5C só)

Agora vou trocar a vedação das portas e "tratar" das ferrugens em volta.


Abs
 

Latest posts

Back
Top