Como utilizar stir plate - levedura seca

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aferreira04

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
184
Reaction score
48
Olá amigos

Sabe aquele momento que você começa a pegar todas as informações que lê mistura tudo e no final todo o conhecimento aprendido estraga o processo feito antes de forma “ignorante”? acho que estou chegando neste momento.

Antes de eu fazer alguma besteira maior recorro aos universitários. Estou construindo um stir plate e minha ideia é utilizar no momento da reidratarão do fermento (utilizo apenas fermento seco hoje). Nesse momento entra a dúvida, está certo isso para fermento seco? Estava lendo outros materiais e vi muitos comentários falando que o processo de reidratarão deve ser suave, sem agitação etc...ai ligar o stir plate e criar o vortex não estaria agredindo o meio prejudicando a hidratação?

Importante destacar que já tenho em mãos o livro yeast e estou iniciando a leitura dele porém até finalizar ele todo auxilio é valido

abraços
 
Olá amigos

Sabe aquele momento que você começa a pegar todas as informações que lê mistura tudo e no final todo o conhecimento aprendido estraga o processo feito antes de forma “ignorante”? acho que estou chegando neste momento.

Antes de eu fazer alguma besteira maior recorro aos universitários. Estou construindo um stir plate e minha ideia é utilizar no momento da reidratarão do fermento (utilizo apenas fermento seco hoje). Nesse momento entra a dúvida, está certo isso para fermento seco? Estava lendo outros materiais e vi muitos comentários falando que o processo de reidratarão deve ser suave, sem agitação etc...ai ligar o stir plate e criar o vortex não estaria agredindo o meio prejudicando a hidratação?

Importante destacar que já tenho em mãos o livro yeast e estou iniciando a leitura dele porém até finalizar ele todo auxilio é valido

abraços

para hidratar não deve usar o stir plate.. leia um top do guenther que explica como hidratar..
ja que está construindo um, aproveite para fazer starters com o fermento seco, a fermentação fica mto melhor e mais barata.
 
Sabe aquele momento que você começa a pegar todas as informações que lê mistura tudo e no final todo o conhecimento aprendido estraga o processo feito antes de forma “ignorante”? acho que estou chegando neste momento.

Antes de eu fazer alguma besteira maior recorro aos universitários. Estou construindo um stir plate e minha ideia é utilizar no momento da reidratarão do fermento (utilizo apenas fermento seco hoje). Nesse momento entra a dúvida, está certo isso para fermento seco? Estava lendo outros materiais e vi muitos comentários falando que o processo de reidratarão deve ser suave, sem agitação etc...ai ligar o stir plate e criar o vortex não estaria agredindo o meio prejudicando a hidratação?

Importante destacar que já tenho em mãos o livro yeast e estou iniciando a leitura dele porém até finalizar ele todo auxilio é valido

abraços


Starter e hidratação são coisas diferentes. Starter é para propagar o fermento de modo a atingir a quantidade ideal para uma boa fermentação.

A hidratação é para reativar a levedura.

O que você pode fazer, de posse de um stir plate, é hidratar o fermento seco, e depois fazer a propagação.
 
agora ficou bem claro como devo utilizar o stir plate. unica duvida é, quando faço um starter, preciso reidratar? ou posso ir direto pro mostro concentrado?
 
Eu ainda não me aventurei com starter, pois tenho a impressão de que requer mais experiência do que eu tenho até agora, mas pelo que li até agora sobre o assunto percebo que não tem muita diferença entre o starter com leveduras líquidas e secas, uma vez que você vai hidratar normalmente a levedura seca antes de iniciar a sua propagação.

Abraços!
 
pois é diego é tanta informação que as vezes até prejudica o entendimento.

a logica que estou fazendo é aquilo, se hidratamos a levedura seca antes de colocar ela no mostro, fazemos isso para evitar um choque ao colocar ela diretamente em um ambiente com OG elevada após um periodo "dormindo". Sendo assim iniciamos de leve com agua pra depois ir para o mostro.

Minha duvida é se essa mesma logica vale para o starter. Vi antes um video do beerschool se nao me engano que parecia ter muita experiência e bem fundamentado, nele ao preparar o starter ele colocava a levedura diretamente no extrato previamente fervido
 
pois é diego é tanta informação que as vezes até prejudica o entendimento.

a logica que estou fazendo é aquilo, se hidratamos a levedura seca antes de colocar ela no mostro, fazemos isso para evitar um choque ao colocar ela diretamente em um ambiente com OG elevada após um periodo "dormindo". Sendo assim iniciamos de leve com agua pra depois ir para o mostro.

Minha duvida é se essa mesma logica vale para o starter. Vi antes um video do beerschool se nao me engano que parecia ter muita experiência e bem fundamentado, nele ao preparar o starter ele colocava a levedura diretamente no extrato previamente fervido

Pra entender a hidratação:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083
 
sim fagner, já havia lido esse material antes mesmo de iniciar este tópico, porém como relatei minha duvida era se isto também vale para o processo de starter ou se apenas deve ser feito quando vamos inocular no fermentador no mostro final.

minha logica faz acreditar que se ali ta escrito mostro, mostro é mostro e ponto final, seja ele mostro indo pro fermentador ou mostro utilizado para starter. Porém ainda assim fica aquele pontinho de duvida de reidratar quando fazemos starter.
Sempre que faço minhas levas eu reidrato com agua fervida a levadura, porém starter farei a primeira experiência em breve
 
sim fagner, já havia lido esse material antes mesmo de iniciar este tópico, porém como relatei minha duvida era se isto também vale para o processo de starter ou se apenas deve ser feito quando vamos inocular no fermentador no mostro final.

minha logica faz acreditar que se ali ta escrito mostro, mostro é mostro e ponto final, seja ele mostro indo pro fermentador ou mostro utilizado para starter. Porém ainda assim fica aquele pontinho de duvida de reidratar quando fazemos starter.
Sempre que faço minhas levas eu reidrato com agua fervida a levadura, porém starter farei a primeira experiência em breve
Primeiro........ não é MOSTRO......... é MOSTO.

Segundo......

Starter é sempre com levedura líquida.

"Ah, mas eu quero fazer com levedura seca!".

Entendi, então você HIDRATA a levedura seca.......... tornando-a LÍQUIDA, e aí você faz o starter com a levedura........... LÍQUIDA. :)

Entendeu que não tem diferença alguma?

Ou seja, pega um Erlenmeyer, e prepara o mosto para o starter como fosse fazer para qualquer levedura líquida.

Pega outro Erlenmeyer, e hidrata o fermento como se fosse inocular em qualquer cerveja.

Hidratou? Inocula ele no outro Elermeyer que tem o mosto, e faz teu starter.

Entendu que ambos os processos são independentes e seguem sendo totalmente iguais? Você vai continuar fazendo seu starter do mesmo jeito como qualquer outro fermento que já está líquido, e você vai continuar hidratando o fermento com água da mesma forma como sempre faz antes de inocular em qualquer mosto.

Ficou claro?

Abração,
 
ficou muito claro principalmente o primeiro ponto!kkkk

Porém agora que finalizei a construção do meu stir plate estou com uma duvida. Meu equipamento nao está fazendo um vortex de muito respeito, na verdade ele formou algo com aproximadamente uns 2 a cm 3 de comprimento em um Erlenmeyer de 1L.

Pergunto isto é suficiente para utilização? Fiz um teste adicionando café soluvel a agua e notei que ele espalhou bem sem dificuldade, algum outro composto fora a levedura que posso validar o equipamento?

Abraços
 

Latest posts

Back
Top