Como utilizar Aveia?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aferreira04

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
184
Reaction score
48
Olá novamente a todos

como será a primeira vez que vou utilizar aveia em uma receita (Weiss) iniciei a pesquisa sobre o assunto e achei algumas informações que me confundiram.

Para esta brincadeira pretendo me limitar entre 5% e 10% de aveia, a qual devo triturar (no liquidificado?!) ao máximo tornando ela uma farianha. Até ai acho que vai ok.

A dúvida está em alguns comentários que encontrei falando sobre a gelatinização e pré cozimento da mesma antecipadamente. Pergunto, procede isso? Devo cozinhar a mesma separadamente antes de arrear o malte e somente depois, baixar a temperatura e colocar ela com o restante do malte iniciam uma rampa proteica na casa dos 50º?
Ou posso mandar tudo junto com malte para panela e seguir aos 50º sem pré cozimento?

Caso seja necessário esse pré cozimento, como realmente é realizado? Se tiverem uma informação base de tempo e temperatura agradeço e logicamente o passo seguinte após o cozimento, se é feito resfriamento, armazeno para usar no dia seguinte, mesmo dia?

abraço
 
Olá novamente a todos

como será a primeira vez que vou utilizar aveia em uma receita (Weiss) iniciei a pesquisa sobre o assunto e achei algumas informações que me confundiram.

Para esta brincadeira pretendo me limitar entre 5% e 10% de aveia, a qual devo triturar (no liquidificado?!) ao máximo tornando ela uma farianha. Até ai acho que vai ok.

A dúvida está em alguns comentários que encontrei falando sobre a gelatinização e pré cozimento da mesma antecipadamente. Pergunto, procede isso? Devo cozinhar a mesma separadamente antes de arrear o malte e somente depois, baixar a temperatura e colocar ela com o restante do malte iniciam uma rampa proteica na casa dos 50º?
Ou posso mandar tudo junto com malte para panela e seguir aos 50º sem pré cozimento?

Caso seja necessário esse pré cozimento, como realmente é realizado? Se tiverem uma informação base de tempo e temperatura agradeço e logicamente o passo seguinte após o cozimento, se é feito resfriamento, armazeno para usar no dia seguinte, mesmo dia?

abraço

aferreira04,

Esse procedimento todo só é necessário caso vc use o grão inteiro, que quase nunca é o caso da aveia. 99% do que se encontra comercialmente de aveia é em flocos, seja em loja de produtos naturais ou no mercado.

Nesse caso basta colocar na mosturação junto com os outros grãos. Não precisa fazer nada. Pode ser inclusive em flocos grandes, sem necessidade de triturar mais, mas é muito comum encontrar em flocos finos, prefiro esse porque solubilizam mais rapidamente no mosto....

Acrescentando apenas, aveia não faz parte do grist tradicional de weiss, ou seja, não é do estilo, o que não é um problema se vc não se importar...

Abraço
 
aferreira04,

Acrescentando apenas, aveia não faz parte do grist tradicional de weiss, ou seja, não é do estilo, o que não é um problema se vc não se importar...

Abraço

Se a intenção de usar a aveia é a retenção da espuma, o trigo já faz isto muito bem em uma weiss, como disse o aFerreira
 
pessoal obrigado pela ajuda! responderam todas minhas duvidas.

Com relação a ideia de utilização era justamente para dar um grau na espuma e corpo sem preocupação com o estilo. Mas analisando os comentários, farei essa receite no 50% pils 50% trigo maltado e na próxima repito com adição de aveia para comparar o resultado

abraço
 
pessoal obrigado pela ajuda! responderam todas minhas duvidas.

Com relação a ideia de utilização era justamente para dar um grau na espuma e corpo sem preocupação com o estilo. Mas analisando os comentários, farei essa receite no 50% pils 50% trigo maltado e na próxima repito com adição de aveia para comparar o resultado

abraço
d49480c99cacbf2d933c9bb87a1a78f2.jpg


Está é uma witbier 50/50 trigo e pilsen, com 1 semana de fermentação, 1 semana de maturação e 5 dias de carbonatação (8g/l).

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
pessoal obrigado pela ajuda! responderam todas minhas duvidas.

Com relação a ideia de utilização era justamente para dar um grau na espuma e corpo sem preocupação com o estilo. Mas analisando os comentários, farei essa receite no 50% pils 50% trigo maltado e na próxima repito com adição de aveia para comparar o resultado

abraço

Se uma receita for feita de forma correta, sem estragar proteínas com rampas incorretas de mosturação e usar sempre equipamentos muito limpos, ter boa fermentação, etc... praticamente qualquer cerveja irá manter muito bem a espuma, inclusive aquelas que usam somente cevada...

Abraço
 
Só para dar um toque para a galaera. Quem estuda sabe que a aveia prejudica a espuma, devido ao alto teor de lipídios . Se vc quer espuma não faça parada proteica qdo utliza maltes altamente modificados, utilize maltes cristal como o carafoam ou carapils ou use dextrinas.


Sent from my iPad using Tapatalk
 
Só para dar um toque para a galaera. Quem estuda sabe que a aveia prejudica a espuma, devido ao alto teor de lipídios . Se vc quer espuma não faça parada proteica qdo utliza maltes altamente modificados, utilize maltes cristal como o carafoam ou carapils ou use dextrinas.


Sent from my iPad using Tapatalk

você me deixou bem confuso pois pra todo lado que se anda sempre se vê alguem falando da aveira = espuma?!
E utilizando dextrinas eu poderia gerar problemas de aumentar muito o corpo também caso isso nao fosse desejado correto?
 
Concordo com o Tiago no post 6 . Aveia eh para ajudar no mouthfeeel da cerveja. Quer espuma faça o que o Tiago falou ou use maltes com mais proteína tipo o 6 rows ou dextrinas 100 g de carafoam para 20 litros já te dá uma espuma sem dar corpo ou cor ou sabor


Sent from my iPad using Tapatalk
 
Olá, a aveia contém amido igual os Maltes?
Que quando colocado junto na mostura converte em açúcar aumentando a OG?
Boa tarde Robson! Sou novo por aqui, mas vou te passar um link, onde vc poderá tirar todas essas dúvidas quanto ao aumento açúcares na cerveja! Sim tem mais amido e aumenta a OG! Só utilizar um aplicativo para se fazer cerveja (Beer Smith), e perceberá! Sempre utilizei aveia em minhas cervejas e modéstia a parte, ficam muito boas e com boa retenção de espuma também, que é o principal objetivo da inserção da aveia: espuma e dar corpo.
Entretanto, vc pode perguntar: Quanto utilizar? Eu uso 300g para 20 litros, de modo que não haja alterações muito significativas de corpo e que não venham interferir na filtração. Caso não queira usar aveia para não aumentar o corpo da cerveja, poderá utilizar malte com dextrina. Lembrando que, estou falando de aveia em flocos ok!
https://concerveja.com.br/espuma-da-cerveja/?nabe=6139739212873728:1,6164929514831872:2&utm_referrer=https://www.google.com.br/
 
Back
Top