Como transformar o frigobar em cervejeira convencional (temperaturas mais baixas)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rabelo

Member
Joined
Apr 9, 2020
Messages
12
Reaction score
1
Location
Aracaju-SE
Boa noite,
Tenho um frigobar antigo( cônsul super luxo 150 litros) que reformei para transformar em cervejeira.
1- isolei o termostato antigo e coloquei um coel Z31
2- fixei o condensador na parede do fundo para maior distribuição do frio
3- coloquei um eletroventilador em cima para circular o ar.

minha intenção e usar apenas para cervejas convencionais, queria obter temperaturas como q de uma cervejeira convencionalde dois positivo tá menos.
Colocando o sensor de temperatura na placa do condensador rapidamente alcanço a temperatura, entretanto no corpo da geladeira dificilmente abaixa de 7 graus positivo.
Gostaria da ajuda dos colegas para dar andamento ao projeto, dicas de oq fazer e se realmente conseguirei êxito.
Por enquanto sigo na cerveja quente kkk e na tentativa e erro
Pensei e ser mau isolamento, uma vez que o mesmo e de lá de vidro(pensei em preenche de isopor expansivo)
E trocar a borracha (não vejo vazamento) mas quem sabe neh, também penso na dificuldade de encontrar, por ser antiga não acho na minha região (alguma ideia?)
Desde já agradeço a atenção dos colegas
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    24.9 KB · Views: 98
  • image.jpg
    image.jpg
    43.9 KB · Views: 104
Coloque o sensor longe da placa condensadora. Se ficar muito próximo, ela sempre vai desarmar antes de resfriar o ambiente por completo.
 
verdade, deixe o sensor em uma posição meio que central dentro do frigo... Outra coisa, pode ser que o compressor não tenha "força" suficiente para abaixar mais a temperatura. Você percebe se o termostato setado para 0º por exemplo, o motor fica sempre ligado quando ele está a 7º? Se sim, é porque é o limite que ele chega mesmo... Talvez não só o motor, mas o conjunto completo. Isso também te dará um aumento exponencial da conta de luz, aqui em casa eu vendi o meu e comprei um freezer, a conta de luz subiu muito quando instalei o termo no frigobar, e o meu ficava a 2º com o compressor ligado pelo menos umas 18 horas por dia...
 
Coloque o sensor longe da placa condensadora. Se ficar muito próximo, ela sempre vai desarmar antes de resfriar o ambiente por completo.
Coloquei próximo apenas para teste, este é o problema, longe não baixa de 6 / 7 graus de maneira alguma
 
Olpa @Rabelo , qual a temperatura que vc setou no controlador?
Fez um teste sem o eletroventilador?
Pode ser que seja necessário trocar o gás do motor tbm.

setei para 0 indo até dois positivo, só alcanço esssa temperatura quando encosto no condensador.
Sem o eletroventilador demora mais pra alcançar, mas são as mesmas temperaturas basicamente.
Poderia ser gás? Mesmo chegando a tenperatura na condensadora?
 
verdade, deixe o sensor em uma posição meio que central dentro do frigo... Outra coisa, pode ser que o compressor não tenha "força" suficiente para abaixar mais a temperatura. Você percebe se o termostato setado para 0º por exemplo, o motor fica sempre ligado quando ele está a 7º? Se sim, é porque é o limite que ele chega mesmo... Talvez não só o motor, mas o conjunto completo. Isso também te dará um aumento exponencial da conta de luz, aqui em casa eu vendi o meu e comprei um freezer, a conta de luz subiu muito quando instalei o termo no frigobar, e o meu ficava a 2º com o compressor ligado pelo menos umas 18 horas por dia...
Eh isso aí, ele quando chega a sete não baixa de maneira nenhuma, mas como quando eu chego próximo da condensadora eu alcanço a tenperatura até negativa, pensei que haveria como trocar mais o frio com o resto do compartimento, seja melhorando isolamento, ou gás ou outra coisa...
Quanto a energia não me Valéria a troca, pois uso como frigobar normal, minha intenção é apenas poder alcançar temperaturas para usar como cervejeira nos final de semana por ex...
 
Observei uma grande formação de gelo ali atrás. Imagino uma má distribuição do frio pelo frigobar. Eu tentaria ajustar o ventilador de forma a circular melhor o ar. Além disso eu verificaria as vedações para ver se não estão com folga o que faria entrar ar quente condensar e congelar.

Abcs
 
Observei uma grande formação de gelo ali atrás. Imagino uma má distribuição do frio pelo frigobar. Eu tentaria ajustar o ventilador de forma a circular melhor o ar. Além disso eu verificaria as vedações para ver se não estão com folga o que faria entrar ar quente condensar e congelar.

Abcs
A borracha não está com folga, mas vou ter q terminar mandando fazer uma pra trocar (não acho o modelo dela), realmente ele faz uma quantidade considerável de gelo...
 
Cara, vc com certeza desativou o termostato original dele? Basicamente é soltar os fios do regulador anallógico original e unir os fios. Segue umas fotos ai do meu para vc confirmar se fez certo. Uma foto mostra os fios brancos conectados (eram entrada e saída do termostato) e a outra foto é o termostato apenas com o tubo que conecta na placa condensadora. Se a ligação estiver toda correta, só pode ser ineficiencia termica, aí tem que chamar alguem pra ver se o gás está baixo ou se o compressor realmente não dá conta de gelar mais que isso.

Abs
 

Attachments

  • IMG_7285.JPG
    IMG_7285.JPG
    28.4 KB · Views: 69
  • IMG_7287.JPG
    IMG_7287.JPG
    26.5 KB · Views: 68
Cara, vc com certeza desativou o termostato original dele? Basicamente é soltar os fios do regulador anallógico original e unir os fios. Segue umas fotos ai do meu para vc confirmar se fez certo. Uma foto mostra os fios brancos conectados (eram entrada e saída do termostato) e a outra foto é o termostato apenas com o tubo que conecta na placa condensadora. Se a ligação estiver toda correta, só pode ser ineficiencia termica, aí tem que chamar alguem pra ver se o gás está baixo ou se o compressor realmente não dá conta de gelar mais que isso.

Abs
Fiz a conexão direta sim...
Vou procurar uma borracha nova pra trocar e conferir o gás, ou o filtro...
 
Um dado novo que constatei hoje, foi que no próprio evaporador a tenperatura fica na casa dos -6 graus, e não nos -18 q acredito devesse ficar...
 

Latest posts

Back
Top