Como parar a fermentação?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasK

Active Member
Joined
Jan 21, 2021
Messages
40
Reaction score
7
Location
Paraibuna
Pessoal uma duvida que estou tendo é... quero um hidromel BEM doce, e por isso meu mostro ficou com 1130 de OG... que fica ali no inicio do doce né? so que minha duvida é... como parar a fermentação sem colocar na geladeira? Porque essa foi a primeira vez que fiz hidromel, e está tudo correto ate agora, porem quero poder vender meu hidromel em temperatura ambiente, sem ter que colocar na geladeira... O que fazer? Como parar essa fermentação?
Obs: estou somente com 7 dias de fermentação, vou deixar até a FG chegar Entre 1050-1030... Então quero que pare a fermentação, como fazer?
 
Cara, vai ter que pasteurizar.... Não vejo outra saída além de abaixar a temperatura até ser inferior à da atividade do fermento utilizado.

Só eu achei engraçado o Edgar escrever que "tem que pasteurizar" e na foto do perfil ele está mostrando um pastel? 😂😂😂😂
 
Edgar e Josmmar, obrigado por essa resposta, então mas no caso a pasteurização seria somente baixando a temperatura? e pronto? pq a te onde sei a levedura vai "adorcemer" não vai? assim que a temperatura subir ela vai "acordar" novamente... Então o negocio seria somente deixar a temperatura baixa e não em temperatura ambiente?
Trops Vi isso em alguns lugares porem tem mt gente falando que dai o Hidromel perde o "chan" se é que me entende, do mesmo jeito q tem mt gente q fala q metabissulfato de potassio mata somente leveduras "selvagens" digamos assim, se é vdd não sei vou tentar pesquisar e dou um retorno, obrigado a todos.
 
Edgar e Josmmar, obrigado por essa resposta, então mas no caso a pasteurização seria somente baixando a temperatura? e pronto? pq a te onde sei a levedura vai "adorcemer" não vai? assim que a temperatura subir ela vai "acordar" novamente... Então o negocio seria somente deixar a temperatura baixa e não em temperatura ambiente?
Trops Vi isso em alguns lugares porem tem mt gente falando que dai o Hidromel perde o "chan" se é que me entende, do mesmo jeito q tem mt gente q fala q metabissulfato de potassio mata somente leveduras "selvagens" digamos assim, se é vdd não sei vou tentar pesquisar e dou um retorno, obrigado a todos.
Lucas, o processo de pasteurização é o aquecimento seguido de resfriamento, o que causa a morte dos microorganismos. Se corretamente executado o posterior aquecimento não tem qualquer problema, pois a levedura está morta, e não apenas adormecida. Tem bastante material sobre as temperaturas necessárias aí pela internet.
 
Edgar e Josmmar, obrigado por essa resposta, então mas no caso a pasteurização seria somente baixando a temperatura? e pronto? pq a te onde sei a levedura vai "adorcemer" não vai? assim que a temperatura subir ela vai "acordar" novamente... Então o negocio seria somente deixar a temperatura baixa e não em temperatura ambiente?
Trops Vi isso em alguns lugares porem tem mt gente falando que dai o Hidromel perde o "chan" se é que me entende, do mesmo jeito q tem mt gente q fala q metabissulfato de potassio mata somente leveduras "selvagens" digamos assim, se é vdd não sei vou tentar pesquisar e dou um retorno, obrigado a todos.
Lucas, se for usar metabissulfito de potássio, ou algum outro estabilizantes, por favor informe a quem for receber a garrafa. Há uma parcela, mesmo que considerada pequena próxima a 2%, de pessoas alérgicas que podem ter fortes reações. O ideal mesmo seria você usar uma levedura que "morra" ao chegar no abv pretendido. Por isso há bastante opções de leveduras. Estou com um Viking Blood fermentando há exatos 15 dias. OG de 1.140, usei a Premier Classique da Red Star que tolera de 12 a 14% de abv. Deve deixar o dulçor que pretendo, mas já aconteceu das leveduras secarem mais 1 a 2 pontos %. Se não quiser correr riscos, e nem botar outros em risco, o ideal é calcular a levedura para a fermentação e deixar atenuar completamente para ter um produto natural e seguro.
 
Olha, na minha humilde opinião, eu não adicionaria químicos... O barato de fazer breja artesanalmente é justamente evitar esses processos usados na indústria, mantendo o produto final o mais natural possível. Essa é a MINHA OPINIÃO!
 
Pessoal uma duvida que estou tendo é... quero um hidromel BEM doce, e por isso meu mostro ficou com 1130 de OG... que fica ali no inicio do doce né? so que minha duvida é... como parar a fermentação sem colocar na geladeira? Porque essa foi a primeira vez que fiz hidromel, e está tudo correto ate agora, porem quero poder vender meu hidromel em temperatura ambiente, sem ter que colocar na geladeira... O que fazer? Como parar essa fermentação?
Obs: estou somente com 7 dias de fermentação, vou deixar até a FG chegar Entre 1050-1030... Então quero que pare a fermentação, como fazer?

Fala Lucas!!!!!!!!!!!!!
Metabissulfito de Potássio

https://www.indupropil.com.br/metabissulfito-de-potassio.html
 
Eu pretendo fazer um hidromel...vou postar minha teoria de processo aqui e alguém com XP me fala se to na linha de raciocínio correta....e no meu casso interromper as leveduras não será problema, quer dizer.."acho"..rs

vou fazer com frutas..melomel o nome né? então..tenho experiencia com fermentação..produzo cerveja....
o que estou pensando.... 10kg mel, para 20 litros aguanão estou preocupado com OG....meu fermentador é de 33L.... fou fazer fermentação primaria num fermentador de 50L, pois irei add as frutas..no caso tentarei achar cerejas azedas...se não achar vai framboesa ou mix de frutas vermelhas mesmo.....o que eu encontrar primeiro....
Vou usar a levedura Leuvin k1-1116, vou usar 2 saches e irei fazer starter de vitalidade e propagação por 24H com agitador magnético...
Pergunto..é realmente necessário oxigenar por 3 dias seguidos como andei vendo em alguns videos ou isso é feito somente para incentivar a propagação das leveduras? no caso um starter bem feito já resolve isso correto? ou não?
Vou deixar fermentar até levedura sucumbir ao teor alcoólico....não pretendo interromper a fermentação..vou medir SG ate atenuar...seja 1010...1006..1000, vou fermentar com controle temperatura na casa dos 17 graus....apos atenuação transfiro para maturar e clarificar correto? e ali posso deixar em temperatura ambiente e exposto a luz ambiente..ou devo proteger da luz?
e não tenho pressa......pretendo deixar uns 10 meses....
Gostaria de saber se minha linha de raciocínio esta correta...se há algo que irei fazer de errado....
se alguém tiver experiencia com essas frutas que citei, por favor sugerir quantidades....quero fazer o mais seco e azedinho possível......
 
Back
Top