Como fazer carbonatação da minha primeira breja?!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

João Brenner

Member
Joined
Jun 9, 2020
Messages
8
Reaction score
0
Location
Vitória - Espírito Santo
Galera Boa tarde, amanhã completa 7 dias que a minha primeira breja está fermentando.
Quantas gramas de açúcar devo colocar em cada garrafa de 600 ml? e quanto tempo devo deixar carbonatando antes de consumir?
tenho que colocar mais um pouco de fermento no processo de carbonatação ou aquela leva branca no fundo do balde fermentador serve para colocar um pouco na garrafa?
 
A carbonatação depende do estilo, vc usa açucar normal ou faz o processo de inversão pra agilizar...

com açucar invertido leva uns 7-9 dias pra brejas com teor alcoolico medio.... com açucar direto na garrafa uns 12-14 dias...

a quantidade em geral vai de 6-10 g/L, tem varias calculadoras do priming ai...

tipo essa: Beer Priming Calculator - Brewer's Friend

vc nao precisa colocar fermento, sempre sobra levedura ainda no liquido, mesmo depois do cold crash...

so qdo teor alcoolico eh alto > 12% que começa a ter obstaculos
 
5 - 10 g de acucar refinado por litro de breja
7-14 dias de refermentacao em temperatura ambiente longe da luz
Nao precisa por mais fermento

No forum tem um topico do Gunther expicando sobre como fazer a solucao de priming (calda com acucar)
 
A carbonatação depende do estilo, vc usa açucar normal ou faz o processo de inversão pra agilizar...

com açucar invertido leva uns 7-9 dias pra brejas com teor alcoolico medio.... com açucar direto na garrafa uns 12-14 dias...

a quantidade em geral vai de 6-10 g/L, tem varias calculadoras do priming ai...

tipo essa: Beer Priming Calculator - Brewer's Friend

vc nao precisa colocar fermento, sempre sobra levedura ainda no liquido, mesmo depois do cold crash...

so qdo teor alcoolico eh alto > 12% que começa a ter obstaculos
Então, eu fiz uma breja com 500g de extrato de malte, 200g de malte crystal, lúpulo cascade e fermento US-05.
Vou colocar em garrafa de 600 ml, tem problema ser garrafa pet? Pois eu não tenho muitas garrafas de vidro e vai sobrar ainda alguns litros.
 
Galera Boa tarde, amanhã completa 7 dias que a minha primeira breja está fermentando.
Quantas gramas de açúcar devo colocar em cada garrafa de 600 ml? e quanto tempo devo deixar carbonatando antes de consumir?
tenho que colocar mais um pouco de fermento no processo de carbonatação ou aquela leva branca no fundo do balde fermentador serve para colocar um pouco na garrafa?

Joao, eu, em minha levas, utilizo o seguinte processo, que aprendi em um curso, e por enquanto sempre deu certo!

ETAPA DE ENVASE
1 LAVAR COM DETERGENTE NEUTRO E SANITIZAR AS GARRAFAS COM ÁLCOOL 70 OU ÁCIDO PERACÉTICO.
2 ENVASAR A CERVEJA EM GARRAFAS ÂMBAR FAZENDO O PRIMMING EM CADA GARRAFA INDIVIDUALMENTE COM O AUXILIO DE
UMA SERINGA DE 10ml.

Receita de primming

1 PESAR 200G DE AÇÚCAR CRISTAL.
2 PESAR 200G DE ÁGUA.
3 MISTURAR A ÁGUA E O AÇÚCAR EM UMA PANELA. LEVAR AO FOGO E MISTURAR ATÉ FERVER. FERVER POR 1 MINUTO.
4 RESFRIAR A CALDA ATÉ 20o C
5 ADICIONAR 1 ML DESTA CALDA A CADA 100ML DE CERVEJA, COM UM AUXILIO DE 1 SERINGA DE 10ML.

É o melhor método, não sei, mas sempre funcionou... e funcionou bem em todas a vezes... pois assim não tem erro de ter uma a mais ou menos açucar e o risco de explodir....

Dá para colocar usar toda essa calda? só se você tiver 20 Litros.. se tiver menos, aconselhor a utilizar a seringa ou pipeta para colocar exatamente o conteudo necessário, para não ter risco de explosao! O que no final das contas, vai dar 6g de acucar por garrafa,
espero ter ajudado
 
Joao, eu, em minha levas, utilizo o seguinte processo, que aprendi em um curso, e por enquanto sempre deu certo!

ETAPA DE ENVASE
1 LAVAR COM DETERGENTE NEUTRO E SANITIZAR AS GARRAFAS COM ÁLCOOL 70 OU ÁCIDO PERACÉTICO.
2 ENVASAR A CERVEJA EM GARRAFAS ÂMBAR FAZENDO O PRIMMING EM CADA GARRAFA INDIVIDUALMENTE COM O AUXILIO DE
UMA SERINGA DE 10ml.

Receita de primming

1 PESAR 200G DE AÇÚCAR CRISTAL.
2 PESAR 200G DE ÁGUA.
3 MISTURAR A ÁGUA E O AÇÚCAR EM UMA PANELA. LEVAR AO FOGO E MISTURAR ATÉ FERVER. FERVER POR 1 MINUTO.
4 RESFRIAR A CALDA ATÉ 20o C
5 ADICIONAR 1 ML DESTA CALDA A CADA 100ML DE CERVEJA, COM UM AUXILIO DE 1 SERINGA DE 10ML.

É o melhor método, não sei, mas sempre funcionou... e funcionou bem em todas a vezes... pois assim não tem erro de ter uma a mais ou menos açucar e o risco de explodir....

Dá para colocar usar toda essa calda? só se você tiver 20 Litros.. se tiver menos, aconselhor a utilizar a seringa ou pipeta para colocar exatamente o conteudo necessário, para não ter risco de explosao! O que no final das contas, vai dar 6g de acucar por garrafa,
espero ter ajudado

1 min sem ácido nao é suficiente pra inversão do açucar, colocaria um pouco de limao e ferveria por 5 min.

e 200g pra 20 L da 10g/L
 
Então, eu fiz uma breja com 500g de extrato de malte, 200g de malte crystal, lúpulo cascade e fermento US-05.
Vou colocar em garrafa de 600 ml, tem problema ser garrafa pet? Pois eu não tenho muitas garrafas de vidro e vai sobrar ainda alguns litros.

nao tem problema, so certifique-se de fazer uma limpeza caprichada, vidro geralmente eh mais facil de limpar.

e coloque num lugar sem exposiçao excessiva a luz
 
Galera Boa tarde, amanhã completa 7 dias que a minha primeira breja está fermentando.
Quantas gramas de açúcar devo colocar em cada garrafa de 600 ml? e quanto tempo devo deixar carbonatando antes de consumir?
tenho que colocar mais um pouco de fermento no processo de carbonatação ou aquela leva branca no fundo do balde fermentador serve para colocar um pouco na garrafa?
Poxa amigo, parece que você nem sequer deu uma lida no tópico de carbonatação... Desculpe a sinceridade, mas todas suas dúvidas estão respondidas em detalhes lá ... Mas, vamos lá... Nosso brother @Trops já te deu as dicas de ouro... Na dúvida, arruma uns sachês de 4 ou 5g de açúcar (aqueles que tem nas padarias servem) e bota um em cada garrafa. Nas minhas primeiras brejas usei assim e ficaram perfeitas depois de uns 10-20 dias dependendo da breja...
 
Não vou falar na carga de açucar, porque como bem disse o Edgar, há tópico anterior que aborda a questão com proficiência.
Vou falar do resultado da carbonatação: fiz uma Dubbel, no capricho, coloquei no primming com manômetro, controlei a pressão interna até uns 2,8 e coloquei a breja na geladeira. Fui provar, não fazia quase nada de espuma, pensei que errara em alguma coisa, a Dubbel continuou na geladeira, até nem a estava tomando. Um dia, passadas algumas semanas, resolvi tomar uma, meu Deus, era outra cerveja, foi uma explosão de espuma e cores no copo surpreendente, inclusive aroma e gosto se acentuaram deixando-a "arredondada". Na minha experiência, recomendo que nesse estilo de cerveja monástica, o tempo de primming seja um pouco maior e que ao gelá-la, esqueças dela por um tempo, pois a cerveja é um ser vivo e mesmo no frio, ela evolui. Prosit!
 

Latest posts

Back
Top