Como faço a limpeza das garrafas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FredericoBittencourt

Well-Known Member
Joined
Apr 10, 2017
Messages
68
Reaction score
19
Olá a todos.

Gostaria de apresentar como faço a limpeza das minhas garrafas. Sou meio neurótico com essa questão de limpeza e até acho que exagero as vezes rsrsrs. Queria a opinião de vocês quanto ao processo e o que pode ser mudado.

Bom, faço da seguinte forma:

1º - Lavagem com sabão neutro e escova no interior da garrafa;
2º - Enxáguo com água corrente e escorro;
3º - Fervo a água filtrada com iodofor e coloco na garrafa com a água ainda quente, deixo por 10min e depois escorro;
4º - Coloco Álcool 70º, deixo por 5min e escorro.

obrigado a todos
 
Iodofor se usa com água a temperatura ambiente. O Iodo evapora muito facilmente, inclusive a frio.
 
Como vc consegue suas garrafas? Pois se vc bebe ela é depois lava na sequência com água e sabão pode deixar escorrer e depois na hora de envasar ao colocar álcool 70 e envasar... mas aí se vc consegue de amigos ou pega de outra forma aí o procedimento de escova realmente é necessario


Rodrigo
 
Rapaz... acho que você tá meio neurótico mesmo. kkkkkkk

Mas claro, higienização é sempre melhor pecar para mais, mas cuida pra não encher demais o saco com isso e perder o gosto pelo hobby! :mug:

Nas garrafas que eu tomo e logo lavo, só dou umas 3 enxaguadas com água em temperatura ambiente, e mais uma com água fervente e tá pronta pro uso, é só sanitizar antes o envase. Guardo elas dentro de uma caixa fechada, ou se não forem pra caixa, jogo um pouco de álcool dentro e tampo com papel alumínio.

Se for garrafa que algum amigo me deu, faço o mesmo procedimento e depois dou uma boa conferida contra a luz, pra ver se ficou algum resíduo. Só se consigo perceber alguma sujeira é que vou pra escova.

Sinceramente, acho que peco um pouco pra menos na parte da escova, deveria usar em todas as garrafas que ganho de amigos, mas acho um porre.

Faço sanitização imediatamente antes do envase com álcool + iodofor e nunca tive problemas

Enfim, nunca tive problema algum com contaminação.
 
Meu procedimento:

- Após tomar dou uma enxaguada na garrafa;
- Com tempo pego as garrafas e lavo com detergente neutro e escova (numa aparafusadeira). Caso estejam muito sujas ou com cracas (coisa dos cunhados relaxados), uso água quente para a lavagem;
- Enxaguadas as seco em um escorredor e depois tapo os gargalos com filme pvc e as encaixoto;
- No dia do uso as sanitizo com iodofor ou alcool 70;

No caso do uso do iodofor, encho a garrafa até o bico, espero 1 min e as esvazio. Dá mais trabalho, mas ajuda a tirar qualquer coisa que ficou para trás, principalmente cerdas das escovas.
 
Olá a todos.

Gostaria de apresentar como faço a limpeza das minhas garrafas. Sou meio neurótico com essa questão de limpeza e até acho que exagero as vezes rsrsrs. Queria a opinião de vocês quanto ao processo e o que pode ser mudado.

Bom, faço da seguinte forma:

1º - Lavagem com sabão neutro e escova no interior da garrafa;
2º - Enxáguo com água corrente e escorro;
3º - Fervo a água filtrada com iodofor e coloco na garrafa com a água ainda quente, deixo por 10min e depois escorro;
4º - Coloco Álcool 70º, deixo por 5min e escorro.

obrigado a todos

Não reaproveito garrafas de amigos, pois é difícil confiar na forma com que foram lavadas. Isso se foram. Se o cara tomou uma breja e deixou secar a cerveja com lama e lúpulo no fundo, fica inviável de lavar...mt trampo.

Hj só uso garrafas novas.

Com as minhas:

- Logo que bebo encho de água e deixo em cima da pia
- Quando tiver de boa, vou lá, esvazio coloco detergente e deixo de um dia pro outro
- No outro dia enxáguo bem para retirar o detergente. Se eu tenho uma solução de Iodo na geladeira, borrifo e cubro com papel aluminio o gargalo...Se não tenho a solução pronta, só cubro e guardo.

Quando junto uma quantidade boa, no dia do envase só sanitizo e boa...

Tirar rótulo e lavar garrafas usadas com cerveja velha impregnada, acaba com o Hobby...
 
Meu sistema é ainda mais simples. Depois de beber a cerveja, pego as garrafas, coloco um pouco de água e dou uma boa chacoalhada. Faço isso umas três vezes, e aí reservo as garrafas, abertas mesmo, sem fazer nada demais, nem tampar nem nada.

No dia do envase eu pego elas, lavo com sabão neutro e escova, sanitizo com solução de iodo e mando brasa.

Sei que não ter acontecido nada até agora não é exatamente parâmetro, já que pode ser um falso negativo, ou positivo rs, mas nunca perdi uma garrafa de cerveja por contaminação desse jeito, em aproximadamente 20 levas.

Mas detalhe: faço isso só com as garrafas que eu bebo, na hora que bebo. Se for alguma que ganhei de alguém, aí faço um esquema mais pesado, deixando ela de molho, fazendo a primeira lavagem pra tirar as Cracas e sujeiras, mais uma segunda lavagem, etc., isso se as garrafas não tiverem suja demais. Se eu vir que estão muito sujas nem reaproveito.
 
Eu não sou nada neurótico e até hoje não tive nenhum tipo de contaminação.
Com garrafas que eu uso, lavo logo depois do uso, coloco a tampinha nela (mesmo sabendo que não é o ideal) e na hora de usar, eu abro, lavo com água corrente e depois com peracético com aquele borrifador vinator. O mesmo peracético lava todas as garrafas. Deixo secar e pronto!
As garrafas velhas, eu coloco agua com soda caustica e deixo de um dia para o outro. Toda a sujeira dissolve. Depois eu lavo bem com quantas águas eu achar que ficou livre do sabão da soda e depois uso o vinator. Pronto!
Uso na boa e nunca tive problema.
 
A maioria faz o certo, de usar e lavar, mas só quando a garrafa já estava com vc né, hahahaha. Bom, ano passado eu achei um Buffet falindo e comprei 500 garrafas 300ml de Skol por R$60,00. Mas estavam em estado lastimável. Comprei uma escova de crina extra grande, cortei o anel que vem nela, que usa pra pendurar e tal, engatei na furadeira (cuidado ao mexer com eletricidade e água!!!), água e sabão neutro...as garrafas ficavam lustradas com poucos segundos. Depois só guardar e sanitizar no dia de usar.

Abraços!
 
Depois de beber eu passo escova e coloco um pouco de água fervendo. No dia de engarrafar eu escovo novamente com água, deixo secar passo álcool com o sanitizador de garrafas.
 
Alguém sabe quanto tempo o iodofor fica funcional após a diluição e acondicionado em um borrifador? Sempre sobra pra mim e queria evitar o desperdício hehehe

Sent from my ZUK Z2132 using Tapatalk
 
Alguém sabe quanto tempo o iodofor fica funcional após a diluição e acondicionado em um borrifador? Sempre sobra pra mim e queria evitar o desperdício hehehe

Sent from my ZUK Z2132 using Tapatalk

Dura facilmente uma semana ou até um pouco mais. O importante é guardar na geladeira. Com o tempo ele perde a cor amarela, e aí é hora de jogar fora e fazer um novo.
 
Dura facilmente uma semana ou até um pouco mais. O importante é guardar na geladeira. Com o tempo ele perde a cor amarela, e aí é hora de jogar fora e fazer um novo.
Saquei, obrigado Damigol

Sent from my ZUK Z2132 using Tapatalk
 
1- Se a garrafa tem craca ou mancha/película de fermento, eu deixo elas de molho no detergente clorado Kalykim S-330 a 1% (10g de pó p/ cada litro de água). Uso um fermentador velho só pra isso. Normalmente vou acumulando as garrafas e, quando o balde tá cheio e eu tô com saco pra fazer isso, pego a escova de crina (a de nylon não é muito flexível) e escovo as paredes internas e o fundo da garrafa. É bom que o detergente clorado já retira também o rótulo.

Se a garrafa não tem craca ou mancha de fermento, pulo essa parte.

OBS: eu não jogo fora o detergente. Volto ele dentro do balde. Só troco a solução quando ela está muito suja de rótulos e cola.

2- Enxaguo a garrafa (aquela torneira invertida ajuda bastante) e deixo secar de cabeça pra baixo (aquele escorredor de garrafa giratório ajuda bastante)

3- Secas, tampo elas com papel-alumínio.

4- No dia do ensave, só borrifo com iodophor, deixo escorrer e já era (vinator acoplado ao escorredor giratório ajuda bastante).
 
Back
Top