Como evitar descer lama em bombonas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Turatti

Member
Joined
Feb 25, 2018
Messages
13
Reaction score
1
Boa tarde,

Tenho um fermentador cônico de 100 litros e 2 bombonas de 50 litros cada. Optei por encostar as bombonas devido a cerveja estar saindo muito suja na hora de envasar. Porém estou querendo dar uma acelerada na produção e decidi reativá-las. Ela tem uma torneira de filtro branca 3 dedos acima do fundo, faço clarificação com gelatina e não faço trasfega. Minha dúvida é:
Existe algum dispositivo que evite que evite que desça sujeira desses fermentadores? Pensei em duas possíveis soluções:
1 - Fazer um saco grande, com tamanho aproximado da bombona de algum tecido bem fino que funcione como filtro e colocá-lo dentro.
2 - Fazer um furo no fundo da bombona ou em sua lateral, mais próximo possível do fundo para drenagem da lama.
Alguém tem alguma experiência com isso ou alguma sugestão?
 
Também utilizo essas bombonas de 50 litros, tenho a torneira na parte inferior para extração igual a sua, não vejo problema com sujeira, dando tempo para clarificar faço a transferência somente na hora de envasar, justamente para misturar o priming. Verifico que forma uma lama compacta no fundo, e faço a extração pela própria torneira.

Vc transporta a bombona quando vai fazer a transferência para envase? Mexe nela?
 
Também utilizo essas bombonas de 50 litros, tenho a torneira na parte inferior para extração igual a sua, não vejo problema com sujeira, dando tempo para clarificar faço a transferência somente na hora de envasar, justamente para misturar o priming. Verifico que forma uma lama compacta no fundo, e faço a extração pela própria torneira.

Vc transporta a bombona quando vai fazer a transferência para envase? Mexe nela?

Costumo tirar ela da geladeira e colocar em uma bancada, acho que isso atrapalha também. Vou começar a envasar diretora geladeira pra ver se melhora. Mas estou pensando em desenvolver algum dispositivo para melhorar isso.
 
Usando o auto sifão e esse enchedor, pra mim fica perfeito.

Obviamente o enchedor não ajuda na clarificação.

O sifonamento que ajuda a não retirar junto o fermento que está no fundo.

Tive problema com a minha bombona também.. saia muito fermento pela torneira.. retirei sifonando e ficou brilhante..

Olha a diferença:
 
Aqui.
 

Attachments

  • Screenshot_20180425-120721.jpg
    Screenshot_20180425-120721.jpg
    135.3 KB · Views: 26
Agora entendi, você sifonou a cerveja engarrafando ela. Em tese faz a mesma função da torneira se ela estivesse mais alta. E o risco de contaminação? Vou tentar fazer isso. A cerveja ficou muito bacana, e deu uma diferença danada. Qual estilo?
 
Back
Top