Como estimar a capacidade minima e máxima de um equipamento?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Partala

Well-Known Member
Joined
Apr 28, 2016
Messages
128
Reaction score
22
Hallo camaradas cervejeiros!

Cheguei em um momento que quase todo cervejeiro passa... Elevar a litragem do equipamento:mug:

estava disposto a montar um equipamento versatil, que fosse possivel fazer bateladas de 30 a +/- 55 litros. Pois nem sempre a ideia é fazer estoque... ou mesmo experiencias... Então... A duvida é relacionada a parte quente do processo... Penso em montar o seguinte equipamento

1- Panela numero 36= 32,5 litros reaproveitamento do equipamento atual do Biab (aquecimento de agua para lavagem)
2- Panela numero 45= 68 litros com bazooka de 30 cm (futuramente fundo falso com bomba) Mostura
3- Panela numero 45= 68 Litros para fervura

*A Panela de mosturação seria muito grande para uma cama de graos com apenas 7,5 kg de graos?

*uma bazooka de 30cm da conta dessa filtragem?



*Um outro detalhe é que eu possuo mais duas panelas de 32,5 (acabadonas que comprei baratissimas em um "brexó" mas que podem servir para mostura e aquecimento de agua... que estava pensando em dar uma "treinada" no sistema de 3 panelas com bazooka, pensando na litragem maxima da panela de fervura de 32,5 litros qual seria o volume final maximo de mosto que eu poderia fazer com segurança... uns 27-28 litros?
Abração galera.
 
A panela de 32 litros é utlizada geralmente pra quem produz +- 20 litros.

Estou montando um sistema para 40-45 litros e vou utilizar as seguintes panelas
nº 38 p/ agua quente
nº 40 p/ mosturação
nº 45 p/ fervura

Acredito que a nº 45 seja pequena para produação de 55L, pois alem da quantidade de agua excedente (que sera evaporada) deve ter uma sobra acima do limite da agua para quando o mosto estiver fervendo não sair
 
A panela de 32 litros é utlizada geralmente pra quem produz +- 20 litros.

Estou montando um sistema para 40-45 litros e vou utilizar as seguintes panelas
nº 38 p/ agua quente
nº 40 p/ mosturação
nº 45 p/ fervura

Acredito que a nº 45 seja pequena para produação de 55L, pois alem da quantidade de agua excedente (que sera evaporada) deve ter uma sobra acima do limite da agua para quando o mosto estiver fervendo não sair



Minha ideia eh a mesma q a sua, mas acho q 68 litros para fervura de levas de 40 seja pequena. Em panelas inox, o proximo tamanho seria 95, nao encontro um meio termo..


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Confrades,

Eu sempre uso para o valor maximo, a metade do volume da panela. Panela de 38 litros = 19 de cerveja engarrafada.
Panela de 30 litros = 15 de cerveja

Sei que sobra bastante espaço numa de 38 litros para fazer lotes de 20L, mas é melhor pecar pelo excesso de espaço do que tentar fazer 20 litros numa panela de 25


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Eu consigo fazer levas de 45 litros engarrafado numa panela 45, mas tenho que tomar cuidado com a espuma no início da fervura, pois a panela fica somente 1cm de borda livre.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Quanto à bazooka eu uso uma de 30cm em panela de 130 litros, funciona muito bem.
 
Quanto à bazooka eu uso uma de 30cm em panela de 130 litros, funciona muito bem.
Qual o diâmetro da sua panela de 130 litros? O seu funciona bem quer dizer o quê? Que não entope, que tem uma boa vazão ou que tem um bom rendimento para extração dos açúcares?

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Quanto à bazooka eu uso uma de 30cm em panela de 130 litros, funciona muito bem.
Qual o diâmetro da sua panela de 130 litros? O seu funciona bem quer dizer o quê? Que não entope, que tem uma boa vazão ou que tem um bom rendimento para extração dos açúcares?

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Quanto à bazooka eu uso uma de 30cm em panela de 130 litros, funciona muito bem.
Qual o diâmetro da sua panela de 130 litros? O seu funciona bem quer dizer o quê? Que não entope, que tem uma boa vazão ou que tem um bom rendimento para extração dos açúcares?
Quanto à bazooka eu uso uma de 30cm em panela de 130 litros, funciona muito bem.


Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
O diâmetro da panela é 60cm. Quero dizer todas as alternativas que citou. O rendimento médio de minhas brassagens é de 85% mas não atribuo à bazooka.

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk
 
Eu consigo fazer levas de 45 litros engarrafado numa panela 45, mas tenho que tomar cuidado com a espuma no início da fervura, pois a panela fica somente 1cm de borda livre.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

A panela 45 é a de 68 litros total certo?

qual a panela de mosturação que utilizas, e qual a relação malte/agua tens usado?
 
A duvida permanece..kkk Obrigado a todos que ja colaboraram com as respostas do post.

A questão é que um equipamento versátil não parece muito fácil fazer do jeito "ganhar x ganhar" ... então o ideal me parece mirar em um objetivo principal... e depois recalcular as perdas quando for fazer mais ou menos mosto.

ou seja. digamos que o alvo seja 40 litros finais engarrafados!

-Caldeirão 36 (32litros para aquecimento de agua, serve... pois da para encher até a boca pois a ideia não é ferver..alem disso fica pronto para quando decidir fazer um biab de 20 litros)
-Caldeirão 45 (68 litros para mosturação, levando em consideração para uma receita base 40 litros com 10 kg de malte e 4 litros de agua para cada kg. assim quando for fazer mais cerveja usaria 3,5... 3 litros de água por kg, e não ficaria com problemas em fazer cervejas high gravity, bem como acredito que da para fazer um minimo de uma receita de 30 litros (7,5 kg de malte) sem prejudicar a filtragem. (a calcular a espessura da cama ainda (malt bed)
-Caldeirão 45 (68 litros para fervura, usando um tubo pescador para extrair o maximo de mosto sem levar trub (por efeito sifão) ... em caso de realizar uns 55 litros de breja usar fermcap para evitar acidentes..kkk)

o que me dizem desta configuração??
 
A panela 45 é a de 68 litros total certo?

qual a panela de mosturação que utilizas, e qual a relação malte/agua tens usado?
Eu uso a 45 para fervura. A minha tem um pouco mais de 60 litros. A de mosturação é uma 38. Uso no total pouco mais de 60 litros d'agua, mas faço a filtragem mista, primeiro filtro tudo que está na 38, depois coloco o resto da água, reclarifico e vou completando a água antes do malte ficar descoberto. Na fervura, vou controlando a potência da fervura de acordo com a gravidade que chega na metade da fervura. Geralmente acabo a fervura com 50 litros, indo uns 47 para o fermentador.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Eu uso a 45 para fervura. A minha tem um pouco mais de 60 litros. A de mosturação é uma 38. Uso no total pouco mais de 60 litros d'agua, mas faço a filtragem mista, primeiro filtro tudo que está na 38, depois coloco o resto da água, reclarifico e vou completando a água antes do malte ficar descoberto. Na fervura, vou controlando a potência da fervura de acordo com a gravidade que chega na metade da fervura. Geralmente acabo a fervura com 50 litros, indo uns 47 para o fermentador.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

BatchSparge então...

to na duvida se uma panela maior para a mosturação é muito problema ou se vai servir... to meio no apuro aquio e nao parei direito para pensar ..kkk mas vou calcular certinho o esquema da cama de graos e posto aqui.
 

Latest posts

Back
Top