Como determinar a OG Pré Fervura?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marceloforpresident

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2016
Messages
88
Reaction score
58
Prezados,

Existe algum jeito simples de eu 'saber' qual deve ser a OG pré fervura, visto que a OG pós-fervura deve ser de 1.066?

Isto é o que mais atrapalhou as 2 brassagens que já fiz.

Resultado da brassagem: 12,9 Litros e OG 1,070
Média de perdas com Evaporação e Resfriamento = 15%/hora

Eu estou fazendo do jeito abaixo, mas tá complicado demais:

1. Ir neste link e calcular quanto diluir para chegar até, digamos, 1.058
http://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/
DIGAMOS porque eu não sei até quanto preciso diluir.
2. Consigo o resultado e vejo que preciso adicionar 2.67, resultado em 15.57 Litros
3. No mesmo site eu ponho os 15.57 Litros + OG 1.058 e vejo quanto precisa evaporar para chegar em 1.066
4. Vejo que não deu certo, pq precisaria evaporar -1.89 e eu sei que o equipamento perde cerca de 3 litros. VISH

qualquer ajuda será bem vinda.
 
O Beer Smith informa essa OG na aba 'Sessions'.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Para calcular é simples, você precisa saber quanto você evapora por hora e isso depende do vigor da sua fervura, então vamos supor que seja 20% por hora e você irá ferver por 1h, seria assim para facilitar:
Quantidade de água na fervura inicial, 10 litros com gravidade 1.050.
No final da fervura você terá 8 litros certo? Então é só multiplicar 50 por 10 e dividir por 8 que resultará em 1.062.
Era isso que queria?
Se quiser chegar em OG 1.070, sabendo que inicialmente vc tem 10 litros a 1.050, você apenas multiplica 10X50 e divide o resultado por 70, então você terá que evaporar até chegar em 7,14 litros.
 
aí depende muito de seu equipamento eficiencia dos insumos etc....

eu já faço manualmente baseado na receita pelo beer smith na lavagem dos graos eu vou adicionando agua na panela de fervura pego a pá vou homogenizando e fazendo a medida com o refratrometro até chegar no que pede a receita ontem mesmo deu certinho era estimado pre boil 1044 deu 1045 fiquei com uma og final 1052 ficando certinho o objetivo da receita
 
Prezados,

Existe algum jeito simples de eu 'saber' qual deve ser a OG pré fervura, visto que a OG pós-fervura deve ser de 1.066?

Isto é o que mais atrapalhou as 2 brassagens que já fiz.

Resultado da brassagem: 12,9 Litros e OG 1,070
Média de perdas com Evaporação e Resfriamento = 15%/hora

Eu estou fazendo do jeito abaixo, mas tá complicado demais:

1. Ir neste link e calcular quanto diluir para chegar até, digamos, 1.058
http://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/
DIGAMOS porque eu não sei até quanto preciso diluir.
2. Consigo o resultado e vejo que preciso adicionar 2.67, resultado em 15.57 Litros
3. No mesmo site eu ponho os 15.57 Litros + OG 1.058 e vejo quanto precisa evaporar para chegar em 1.066
4. Vejo que não deu certo, pq precisaria evaporar -1.89 e eu sei que o equipamento perde cerca de 3 litros. VISH

qualquer ajuda será bem vinda.

A calculadora diz quanto você precisa de água para baixar a densidade de 1070 para 1058, isto é uma coisa.
Ocorre que, se o seu equipamento ou perfil de fervura evapora 3L, você provavelmente precisa baixar mais a densidade pré fervura, para em torno de 1050.
 
Vai depender da taxa de evaporação do seu fogão..

O meu eu já sei que aumenta a OG em média 10 pontos. Então se minha OG pós fervura deve ser de 1066 eu sei que minha OG pré fervura deve ser algo em torno de 1056..
 
Mas olha a situação que me complica a vida:

- Sabemos que a receita sugere OG de 1.050 pré fervura, por exemplo.
- Mas esse OG está calculado para 14 Litros de Mosto.
- Eu já setei meu equipamento, informando a quantidades de perda! - Perde mais ou menos 1 Litros a cada 20 min.

Eu posso seguir a vida caso eu consiga OG de 1.050 mas acabe ficando com 20 litros de mosto, por exemplo?

1. 14 Litros com OG 1.050
2. 20 Litros com OG 1.050

Após 60 min de fervura, não terão a mesmo OG, certo?
Só acarretaria a manter mais tempo a fervura para os 20 Litros?
 
Mas olha a situação que me complica a vida:

- Sabemos que a receita sugere OG de 1.050 pré fervura, por exemplo.
- Mas esse OG está calculado para 14 Litros de Mosto.
- Eu já setei meu equipamento, informando a quantidades de perda! - Perde mais ou menos 1 Litros a cada 20 min.

Eu posso seguir a vida caso eu consiga OG de 1.050 mas acabe ficando com 20 litros de mosto, por exemplo?

1. 14 Litros com OG 1.050
2. 20 Litros com OG 1.050

Após 60 min de fervura, não terão a mesmo OG, certo?
Só acarretaria a manter mais tempo a fervura para os 20 Litros?

Cara, faz a regra de 3 que coloquei, é simples...
14 litros a 1.050 perdendo 3 litros na fervura, conforme seus dados, resultaria em 11 litros com og 1.064 (50/11*14)
 
Prezados,

Existe algum jeito simples de eu 'saber' qual deve ser a OG pré fervura, visto que a OG pós-fervura deve ser de 1.066?

Isto é o que mais atrapalhou as 2 brassagens que já fiz.

Resultado da brassagem: 12,9 Litros e OG 1,070
Média de perdas com Evaporação e Resfriamento = 15%/hora

Eu estou fazendo do jeito abaixo, mas tá complicado demais:

1. Ir neste link e calcular quanto diluir para chegar até, digamos, 1.058
http://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/
DIGAMOS porque eu não sei até quanto preciso diluir.
2. Consigo o resultado e vejo que preciso adicionar 2.67, resultado em 15.57 Litros
3. No mesmo site eu ponho os 15.57 Litros + OG 1.058 e vejo quanto precisa evaporar para chegar em 1.066
4. Vejo que não deu certo, pq precisaria evaporar -1.89 e eu sei que o equipamento perde cerca de 3 litros. VISH

qualquer ajuda será bem vinda.

Cara, seguindo estritamente os ensinamento de John Palmer, o pai do homebrew, ele diz que: 2,5 litros de água para cada 1kg de malte. No final da mostura você terá X Litros de mosto. Tudo bem por ai? Agora, segundo Palmer, você deverá acrescentar 1.5x (uma vez e meia) litros de água para cada litro que foi gerado na mostura. Por que disso? Esse cálculo é muito utilizado para lavagem dos grãos e também ajuda a calcular a sua OG pós fervura. Você utlizando esses parâmetros, que é o que eu sempre utilizo em minhas brassagens, RARAMENTE, muito RARAMENTE eu chego no final da fervura com uma densidade longe da original contida na receita. Assim, se eu viso 20 litros no final fervura, eu geralmente chego com 2 a 4 parâmetros a menos da densidade original. Ex: OG 1.062 - MINHA > da receita original 1.063 ou 1.064. Perceba que estou perto da OG original da receira, assim, continuo fervendo o mosto até se igualar, ocasionando pouca perda de água e maior quantidade de mosto para fermentar. Mas vale salientar que, se na receita pede 60 min de fervura, eu pego uma amostra do mosto, no final desses 60 min, já calculando a diferença de temperatura do decímetro, e vejo se estou longe ou perto da OG pós fervura. Novamente, eu seguindo estritamente as dicas de John Palmer, no final da fervura eu chego muito próximo da OG requerida na receita e a quantidade de água que irei "perder" para igualar a OG original é pequena.
 
Last edited:
Back
Top