Como controlar fermentação no freezer / geladeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tiago

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
3,043
Reaction score
1,327
Olá pessoal,

Desde minha segunda leva tenho um freezer vertical com um tic17 pra controlar a temperatura de fermentação, porque sempre soube que isso era importante pra qualidade final da cerveja.

No início me recomendaram colocar o sensor colado no fermentador, pra pegar a temperatura da cerveja e não do freezer, que são diferentes devido ao calor gerado pela fermentação. Mas o que aconteceu foi que o freezer ficou muito tempo ligado por causa da inércia térmica do liquido, fazendo ele ficar MUITO frio e continuar esfriando muito tempo depois de desligado...

O que fiz foi colocar o sensor próximo da placa que resfria. Deu certo e fermentei já umas 30 levas assim, só que eu sei que a temperatura ali não é a mesma do fermentador e eu to querendo aprimorar esse ajuste de fermentação, pra fazer cervas melhores.

Como fazem e quais idéias existem pra conseguir um ajuste mais finos?
 
Thiago,

faço um esquema colocando o sensor dentro de uma fina placa de isopor colada no fermentador. Consegui manter a temperatura sem ativar muito a geladeira. Fiz o controle colocando um outro sensor de temperatura diretamente no líquido e este se manteve na temperatura ideal.
 
Viterbo, o sensor fica encostado no fermentador e isolado por isopor, é isso?
Vou tentar fazer dessa forma com um galão da agua
 
Sim. Faz tipo um encaixe nesse isopor. Dessa forma fica em contato direto com o fermentador e as variações são menores. Na minha opinião foi a melhor saída... Depois me avisa se deu certo.
 
eu trabalho assim, furei a tampa do fermentador e coloco o sensor do tic17 direto dentro da cerveja, comprei um conector rápido para mangueiras de ar de 8mm e furei com broca 8mm e fixei ele na tampa do fermentador e passo o fio do sensor por dentro dele, um dia antes da brasagem colo ele com silicone no dia seguinte esta sequinho e sem cheiro, deixo mais ou menos na metade do fermentador, quanto a temperatura programo sempre 0,8 graus acima da temperatura desejada com uma histerese de 0,4 graus e sempre fica cravado na temperatura que desejo, agora vai de vc conhecer a sua geladeira/freezer.
 
Existe no mercado uma coisa interessante. Vi pelo nome de "Poço Térmico para Fermentador"

aqui algumas fotos:
 

Attachments

  • 1380906491_3.jpg
    1380906491_3.jpg
    23.9 KB · Views: 1,426
  • 1380906491_2.jpg
    1380906491_2.jpg
    20.8 KB · Views: 1,443
  • 1380906491_1.jpg
    1380906491_1.jpg
    10.4 KB · Views: 1,261
Alguma ideia sobre a média da diferença de temperatura dentro e fora do fermentador?:confused:
 
Acho o melhor poço térmico ... se não conseguir fazer ou comprar .. faz o esquema do isopor colado no fermentador que já funciona muito bem.

Obs: se um dia passar na frente de algum ferro velho de inox, eles sempre tem barra de 3/8" que da pra fazer rosca e o poço térmico... ou então eu vi em algum lugar que o cara fez de cano de alumínio. Um outro conseguiu fazer com parafuso de inox.

Só ver no topico: http://www.homebrewtalk.com.br/f51/poco-termometrico-402919/index2.html
 
Caro Tiago, as minhas tem dado muito certo com o isopor. Eu faço o seguinte, pego uma plaquinha de isopor fina (3 cm) e retangular de 5x3 cm, faço uma cavidadezinha no meio. Ai eu pego o sensor passo uma fita e grudo ele na parede do fermentador, depois coloco a plaquinha com a cavidade por cima do sensor e vedo ela com fita por cima, dá certinho, e minha histerese no Tic é 0,2 e demora que só o liga e delisga. E minha cidade é quente hein...mas tem dado tudo muito certo. Acho até que o melhor dos mundos é o poço termométrico, mas fiquei com uma baita dó de furar o fermentador cônico...e como deu certo né...rs rs ...abraços
 
Icmpedrosa da pra tirar uma foto e mandar aqui pra gnt olhar como fica?

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk
 
Pessoal, estou em viagem....mas fiz um dezenho (tosco que só)).. e anexei....mas a coisa é tão simples, tão simples que chega a ser sem graça.....não tem mistérios, espero que de pra ajudar...mas como eu disse deu muito certo. A ciência toda está em cobrir o sensor do TIC com isopor e isolá-lo do frio do ar da geladeira/freezer, cobrir com fita adesiva e só.
 

Attachments

  • TEMP FERMENTAÇÃO..jpg
    TEMP FERMENTAÇÃO..jpg
    22.3 KB · Views: 709
Legal cara! eu já tinha até me esquecido que fazia diferente disso há meio ano atrás, hehehehe... mas é isso aí! eu pesquisei bastante aquela vez e vi testes que mostraram que a temperatura que é captada na parede externa (se bem isolado o sensor) é praticamente igual a temperatura interna do liquido...
tenho usado uma tira de EVA com uma bucha de estopa pra isolar, em vez de isopor. o isolamento com isopor deve ser ainda melhor.
valeu!
 
Isso ai Tiago e pessoal...na simplicidade estão as grandes soluções, não falei que era besta a coisa...mas funciona

Abçs a todos
 
Aqui eu pus o sensor dentro de uma garrafa e coloquei embaixo do fermentador. Será que nao estaria medindo a temperatura da melhor forma?
 
Aqui eu pus o sensor dentro de uma garrafa e coloquei embaixo do fermentador. Será que nao estaria medindo a temperatura da melhor forma?

mas a garrafa, por ter menor volume, tende a mudar de temperatura mais rapidamente.
 
Aqui eu pus o sensor dentro de uma garrafa e coloquei embaixo do fermentador. Será que nao estaria medindo a temperatura da melhor forma?
Fernando, a questão é que dessa forma tu não estás controlando a temperatura da fermentação, e sim a temperatura ambiente.

A fermentação gera calor, e a temperatura do líquido pode ser bem acima da temperatura ambiente dentro da geladeira.

Pra vcs terem uma ideia, eu já fiz um teste com uma cerveja fermentando a 17 ºC (medindo a temperatura do líquido), e a temperatura ambiente necessária para manter o líquido nessa temperatura era 11 ºC.

Ou seja, basicamente, deixar o sensor solto na geladeira ou mesmo em uma garrafa d'água (como eu também achava que era o certo quando comecei) não é controle de fermentação.

A solução de colocar o sensor colado com fita isolante na parede do fermentador, e usar um isolante térmico por cima, funciona muito bem. Não tem nem porque usar poço termométrico.

Abraço!
 
Pessoal, lendo as questões de controle de temperatura me surgiu uma dúvida. O que é mais utilizado para controle da fermentação e também maturação. Geladeira ou Freezer? O que é melhor? A geladeira atinge as temperaturas necessárias?
 
Pessoal, lendo as questões de controle de temperatura me surgiu uma dúvida. O que é mais utilizado para controle da fermentação e também maturação. Geladeira ou Freezer? O que é melhor? A geladeira atinge as temperaturas necessárias?
Geladeira em certos casos pode não atingir a temperatura que tu queres "ao natural", pois algumas são feitas para não baixar de 5, 6 graus, mesmo no máximo. Os freezers já vão a -18 ºC normal.

Para uma geladeira ir abaixo dos 5 ºC, aí tem que alterar as ligações direto no compressor e eliminar o termostato original dela.

Abraço,
 
Pessoal segue a versão 1.0 do me freezer com controlador de temperatura Full Gauge mt-518ri e aquecimento. Se puderem dar algumas dicas eu agradeceria .
Um abraço, Henrique
 

Attachments

  • IMG_20140504_183541951.jpg
    IMG_20140504_183541951.jpg
    26 KB · Views: 381
  • IMG_20140504_183601271.jpg
    IMG_20140504_183601271.jpg
    29.8 KB · Views: 368
Henrique, onde está a sonda?
Ali do lado do aquecedor nao fica quente demais? E se colocasse uma parede na frente dele para nao jogar direto o calor?
 
Vou utilizar um poço térmico no balde fermentador. Por isso acho q não terei problema com o aquecimento.
 
essa estufa é daquelas que só tem a resistencia ? não seria melhor uma com ventilador pra homogenizar a temperatura em todo freezer ?
 
É verdade, não tinha pensado nisso! Alguma ideia para homogenizar a temperatura? O freezer é relativamente pequeno, será q existe mesmo a necessidade do ventilador ?
 
Back
Top