Como conservar as mangueiras de silicone?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

martin2

Member
Joined
Aug 8, 2017
Messages
14
Reaction score
0
Bom dia cervejeiros!

Tenho uma dúvida, na opinião de vocês qual é a melhor maneira de armazenar as mangueiras de silicone? Após o uso fazer o que para evitar o surgimento de fungos na parte interna?
Manter em local arejado? Passar alcool 70 ajuda antes de pendurar? Enfim... como aumentar a vida útil?

Valeu! Abs
 
Você pode mergulhar as mangueiras em um balde com solução de iodophor (depois de passar uma água nelas, obviamente). Deixe-as lá mergulhadas por umas 2 horas pelo menos (em 1 minuto já sanitiza, mas a solução já vai estar lá mesmo, então não custa deixar um pouco mais (eu sempre deixo até o dia seguinte com o balde lacrado... senão o iodo evapora)). Detalhe: por conta do iodo, as mangueiras vão ficar amarelas, mas isso não interfere em nada. Depois de tirar do balde com sanitizante, deixe escorrer pra secar e guarde. Faço assim e nunca tive problemas.
 
Valeu Bruno! Nunca usei o iodophor, sempre tive curiosidade pra saber como usa e o custo beneficio. Costumo usar o PAC e alcool 70, mas vira e mexe aparece fungos... Depois ponho tudo pra ferver e sanitizo novamente... como vc usa o iodophor?

Abs
 
Eu encho de iodophor deixo uns minutinhos e depois de escorrer deixo pendurada secando, depois so guardar. Um ano de mangueira e até agora nada de fungo.
 
Costumo usar o PAC e alcool 70, mas vira e mexe aparece fungos...

Cara, esse seu relato aí me deixa entender que seu problema pode não ser de sanitização, mas de limpeza... sanitização e limpeza são duas coisas diferentes... os sanitizantes que usamos não servem para limpeza e perdem eficácia, inclusive, se a limpeza não for feita de maneira correta (ou seja, se ficar resíduos de mosto e sujeiras incrustadas, mesmo que aparentemente imperceptíveis, por exemplo).

eu faço assim: logo depois que utilizo as mangueiras faço uma limpeza deixando passar bastante água, com fluxo grande e de preferência água quente... pode jogar também algum detergente dentro antes de passar água também... outra alternativa é deixar de molho no vanish (que também funciona melhor com água quente) e depois enxaguar... ou, ainda, pode ferver as mangueiras, como você comentou que faz quando aparecem os fungos... pois isso amolece a sujeira... mas, mesmo assim, é necessário enxaguar depois de ferver... pois é o enxague que vai carrear (levar embora) a sujeira.

somente depois desse processo de limpeza é que você vai sanitizar as mangueiras... aí pode ser com alcool 70%, PAC, iodo... o que quiser... eu, particularmente, capricho bastante na parte da limpeza e nem sanitizo as mangueiras que vão na brassagem, por exemplo... sanitizo apenas as que uso na transferência para o fermentador, no auto-sifão e tal.

dá uma analisada aí no seu processo de limpeza, acho que pode ajudar bastante!
 
Back
Top