Como configurar o MT-518Ri

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bagualas

Well-Known Member
Joined
May 5, 2014
Messages
83
Reaction score
11
mt518ri.jpg


Fala galera, vou passar uma breve explicação de como configurar o MT-518 da Fullgauge.
Nao sou nenhum expert, mas o meu está funcionando corretamente hehehe.
Lembrando que o risco é todo teu. Recomendo uso de equipamentos de segurança ou chamar um profissional para o trabalho.

1.Vamos a explicação da ligação dos FIOS. Muito simples, similar ao TIC-17.

1.1 Primeiro passo a instalação do sensor de temperatura.
Olhando a traseira do controlador, veremos que há numerações. Vou tentar explicar por via das numerações, entretanto qualquer dúvida basta pedir.


Este possui dois fios e estes vão nos bornes 3 e 4. Vide imagem
sensor.jpg


1.2. Ligação da rede elétrica.
Ligação do negativo da energia elétrica no número 7.
negativo.jpg


Ligação do positivo da rede elétrica no borne 8 CASO 110V e no 9 CASO 220V. (cuidado aqui, nao ligue o 110v se sua rede for 220v e vice-versa).
Também é necessário ligar/alimentar a saída comum/COMMON, entao na sua saída eletrica da tomada venha com dois fios do positivo, um para ligar o COMMON, número 10 e o outro no 9 caso sua rede seja 220v.
positivo.jpg


comum.jpg



1.3 Ligação dos dispositivos (geladeira, lampada, resistência, etc).
No meu caso trabalhei com geladeira para resfriamento e uma lampada para aquecimento.
Neste caso utilizei o estagio 1 para resfrigeração (0) e o estagio 2 para aquecimento (1).

Com base nisto, vamos ligar o positivo da geladeira no borne 11.
E no borne 12 vamos ligar o positivo da lampada/resistência.
geladeira.jpg


lampada.jpg



Os negativos da geladeira e lampada/resistência devem ser ligados juntos ao borne 7 ou diretamente a rede elétrica. Lembre-se de analisar com uma chave teste qual é o positivo da tua tomada.

2 Configuração logica do equipamento.

2.1. Acesso a configuração.
Para acessar a configuração, basta segurar pressionado as teclas para cima e para baixo durante alguns segundos (cerca de 2s) até aparecer escrito "FUN".

Para desbloquear a edição dos comandos basta aguardar um pouco até a F001 aparecer, apertar o SET e digitar o código 123, utilizando as setas CIMA/BAIXO e o botão SET para confirmar.


2.2 Configurando para 21ºC
Partindo do exemplo que eu quero 21ºC constante na minha geladeira eu utilizei a seguinte configuração

Segurando botão SET por 2s, aparecerá SE1 e a temperatura a ser ajustada para o primeiro estagio. Ao pressionar SET aparecerá SE2 que será a configuração para o segundo estagio.

Ficou assim minha configuração:
ST1 = 21.0
ST2 = 21.0
Nas funções:
F01 = 123
F02 = 00.0
F03 = 0
F04 = -50
F05 = 105
F06 = 00.2
F07 = 000
F08 = 1
F09 = -50
F10 = 105
F11 = 00.2
F12 = 000
F13 = 000
F14 = 000
F15 = 000
F16 = 0


Segue abaixo tabela do que estamos configurando.
Coloquei meu histerese em 0,02ºC, logo se minha temperatura baixar para 20,8 ele ligará a lampada.
Se ela subir a 21,2ºC a geladeira será ligada.

configuracoes.png



Qualquer divergência basta me avisar. Qualquer dúvida só postar que tento responder.

Abraços!
 
Bagualas,

Baita tópico! Fiz um esquema dos fios para ficar mais visual, conforme o que tu disseste.
Fiz para 110. Para 220, basta tirar os fios que estão no canal 8 e botar no 9.
Qualquer erro avisem aí.

Abraços

Pedro
mt518ri ESQUEMA.jpg
 
A entrada para os fios nestes equipamentos costuma ser bem pequena, pode ser difícil ou inviável colocar dois ou três fios na mesma entrada, ainda mais levando-se em consideração a bitola dos fios que se pode usar com segurança.

Para resolver esta questão, o melhor é usar terminais nos fios elétricos:

terminal_pino_p__fio_1_3__2_6_mm2_cartela_c__6_unidades_bemfixa_86449664_0001_600x600.jpg
 
Muito bom, vou comprar o meu hoje! Só não entendi muito bem sobre (analisar com uma chave de teste qual é o positivo da tomada)... Pode me falar um pouco + sobre? O que é uma chave de teste?
 
mt518ri.jpg


Fala galera, vou passar uma breve explicação de como configurar o MT-518 da Fullgauge.
Nao sou nenhum expert, mas o meu está funcionando corretamente hehehe.
Lembrando que o risco é todo teu. Recomendo uso de equipamentos de segurança ou chamar um profissional para o trabalho.

1.Vamos a explicação da ligação dos FIOS. Muito simples, similar ao TIC-17.

1.1 Primeiro passo a instalação do sensor de temperatura.
Olhando a traseira do controlador, veremos que há numerações. Vou tentar explicar por via das numerações, entretanto qualquer dúvida basta pedir.


Este possui dois fios e estes vão nos bornes 3 e 4. Vide imagem
sensor.jpg


1.2. Ligação da rede elétrica.
Ligação do negativo da energia elétrica no número 7.
negativo.jpg


Ligação do positivo da rede elétrica no borne 8 CASO 110V e no 9 CASO 220V. (cuidado aqui, nao ligue o 110v se sua rede for 220v e vice-versa).
Também é necessário ligar/alimentar a saída comum/COMMON, entao na sua saída eletrica da tomada venha com dois fios do positivo, um para ligar o COMMON, número 10 e o outro no 9 caso sua rede seja 220v.
positivo.jpg


comum.jpg



1.3 Ligação dos dispositivos (geladeira, lampada, resistência, etc).
No meu caso trabalhei com geladeira para resfriamento e uma lampada para aquecimento.
Neste caso utilizei o estagio 1 para resfrigeração (0) e o estagio 2 para aquecimento (1).

Com base nisto, vamos ligar o positivo da geladeira no borne 11.
E no borne 12 vamos ligar o positivo da lampada/resistência.
geladeira.jpg


lampada.jpg



Os negativos da geladeira e lampada/resistência devem ser ligados juntos ao borne 7 ou diretamente a rede elétrica. Lembre-se de analisar com uma chave teste qual é o positivo da tua tomada.

2 Configuração logica do equipamento.

2.1. Acesso a configuração.
Para acessar a configuração, basta segurar pressionado as teclas para cima e para baixo durante alguns segundos (cerca de 2s) até aparecer escrito "FUN".

Para desbloquear a edição dos comandos basta aguardar um pouco até a F001 aparecer, apertar o SET e digitar o código 123, utilizando as setas CIMA/BAIXO e o botão SET para confirmar.


2.2 Configurando para 21ºC
Partindo do exemplo que eu quero 21ºC constante na minha geladeira eu utilizei a seguinte configuração

Segurando botão SET por 2s, aparecerá SE1 e a temperatura a ser ajustada para o primeiro estagio. Ao pressionar SET aparecerá SE2 que será a configuração para o segundo estagio.

Ficou assim minha configuração:
ST1 = 21.0
ST2 = 21.0
Nas funções:
F01 = 123
F02 = 00.0
F03 = 0
F04 = -50
F05 = 105
F06 = 00.2
F07 = 000
F08 = 1
F09 = -50
F10 = 105
F11 = 00.2
F12 = 000
F13 = 000
F14 = 000
F15 = 000
F16 = 0


Segue abaixo tabela do que estamos configurando.
Coloquei meu histerese em 0,02ºC, logo se minha temperatura baixar para 20,8 ele ligará a lampada.
Se ela subir a 21,2ºC a geladeira será ligada.

configuracoes.png



Qualquer divergência basta me avisar. Qualquer dúvida só postar que tento responder.

Abraços!
Bom Dia
Comprei um MT518RI , para usar em uma encubadora , porem preciso chegar a dois estagio de temperatura
STG1 - Setup seria de 20° com um avariação para de +ou_ 1°
STG 2 - Setup seria de 1º com um avariação para de +ou_ 1°

Isso épossivel pois nao consegui fazer rofar ate agora dessa forma

Se alguem souber ira ajudar muito

Grato
 
Comprei um MT518RI , para usar em uma encubadora , porem preciso chegar a dois estagio de temperatura
STG1 - Setup seria de 20° com um avariação para de +ou_ 1°
STG 2 - Setup seria de 1º com um avariação para de +ou_ 1°

Isso épossivel pois nao consegui fazer rofar ate agora dessa forma

Se alguem souber ira ajudar muito

Grato
 
mt518ri.jpg


Fala galera, vou passar uma breve explicação de como configurar o MT-518 da Fullgauge.
Nao sou nenhum expert, mas o meu está funcionando corretamente hehehe.
Lembrando que o risco é todo teu. Recomendo uso de equipamentos de segurança ou chamar um profissional para o trabalho.

1.Vamos a explicação da ligação dos FIOS. Muito simples, similar ao TIC-17.

1.1 Primeiro passo a instalação do sensor de temperatura.
Olhando a traseira do controlador, veremos que há numerações. Vou tentar explicar por via das numerações, entretanto qualquer dúvida basta pedir.


Este possui dois fios e estes vão nos bornes 3 e 4. Vide imagem
sensor.jpg


1.2. Ligação da rede elétrica.
Ligação do negativo da energia elétrica no número 7.
negativo.jpg


Ligação do positivo da rede elétrica no borne 8 CASO 110V e no 9 CASO 220V. (cuidado aqui, nao ligue o 110v se sua rede for 220v e vice-versa).
Também é necessário ligar/alimentar a saída comum/COMMON, entao na sua saída eletrica da tomada venha com dois fios do positivo, um para ligar o COMMON, número 10 e o outro no 9 caso sua rede seja 220v.
positivo.jpg


comum.jpg



1.3 Ligação dos dispositivos (geladeira, lampada, resistência, etc).
No meu caso trabalhei com geladeira para resfriamento e uma lampada para aquecimento.
Neste caso utilizei o estagio 1 para resfrigeração (0) e o estagio 2 para aquecimento (1).

Com base nisto, vamos ligar o positivo da geladeira no borne 11.
E no borne 12 vamos ligar o positivo da lampada/resistência.
geladeira.jpg


lampada.jpg



Os negativos da geladeira e lampada/resistência devem ser ligados juntos ao borne 7 ou diretamente a rede elétrica. Lembre-se de analisar com uma chave teste qual é o positivo da tua tomada.

2 Configuração logica do equipamento.

2.1. Acesso a configuração.
Para acessar a configuração, basta segurar pressionado as teclas para cima e para baixo durante alguns segundos (cerca de 2s) até aparecer escrito "FUN".

Para desbloquear a edição dos comandos basta aguardar um pouco até a F001 aparecer, apertar o SET e digitar o código 123, utilizando as setas CIMA/BAIXO e o botão SET para confirmar.


2.2 Configurando para 21ºC
Partindo do exemplo que eu quero 21ºC constante na minha geladeira eu utilizei a seguinte configuração

Segurando botão SET por 2s, aparecerá SE1 e a temperatura a ser ajustada para o primeiro estagio. Ao pressionar SET aparecerá SE2 que será a configuração para o segundo estagio.

Ficou assim minha configuração:
ST1 = 21.0
ST2 = 21.0
Nas funções:
F01 = 123
F02 = 00.0
F03 = 0
F04 = -50
F05 = 105
F06 = 00.2
F07 = 000
F08 = 1
F09 = -50
F10 = 105
F11 = 00.2
F12 = 000
F13 = 000
F14 = 000
F15 = 000
F16 = 0


Segue abaixo tabela do que estamos configurando.
Coloquei meu histerese em 0,02ºC, logo se minha temperatura baixar para 20,8 ele ligará a lampada.
Se ela subir a 21,2ºC a geladeira será ligada.

configuracoes.png



Qualquer divergência basta me avisar. Qualquer dúvida só postar que tento responder.

Abraços!

Estou com um controlador desses em casa e minha ideia é de usar umas das saídas para controlar a temperatura da panela de mosturação e a outra para acionar a resistência para que a temperatura da panela de sparge fique próxima a da panela de mosturação. A panela de mosturação possui uma resistência de 4000w que seria acionada via contatora. A panela de sparge possui uma resistência de 2000w e seria acionada pelo relé do próprio controlador. Isso é possível? Mantendo o sensor na panela de mostura, regulando o controlador para manter a temperatura em 66°C, 67°C, o controlador vai manter a outra panela nos mesmos valores de temperatura ou vai haver diferença (levando-se em consideração que eu coloque aproximadamente a mesma quantidade de água em ambas as panelas... ou eu teria que colocar metade da água na panela com metade da resistência?).
A ideia seria aproveitar quando eu fosse elevar a temperatura da água da panela de mostura para 76°C, por exemplo, que a outra panela também estivesse nesse patamar.

Valeu.
 
Estou com um controlador desses em casa e minha ideia é de usar umas das saídas para controlar a temperatura da panela de mosturação e a outra para acionar a resistência para que a temperatura da panela de sparge fique próxima a da panela de mosturação. A panela de mosturação possui uma resistência de 4000w que seria acionada via contatora. A panela de sparge possui uma resistência de 2000w e seria acionada pelo relé do próprio controlador. Isso é possível? Mantendo o sensor na panela de mostura, regulando o controlador para manter a temperatura em 66°C, 67°C, o controlador vai manter a outra panela nos mesmos valores de temperatura ou vai haver diferença (levando-se em consideração que eu coloque aproximadamente a mesma quantidade de água em ambas as panelas... ou eu teria que colocar metade da água na panela com metade da resistência?).
A ideia seria aproveitar quando eu fosse elevar a temperatura da água da panela de mostura para 76°C, por exemplo, que a outra panela também estivesse nesse patamar.

Valeu.

Não sei se entendi direito o que tu queres fazer.
Na minha opinião, não precisa aquecer panela de sparge nem panela de mostura durante o sparge. Perder alguns graus durante o sparge (que é algo relativamente rápido) não é problema. De qualquer maneira, se tu mantiveres a resistência na panela de sparge ligada durante o sparge, tu vais ter que desligar ela antes de acabar a água pra não queimar.
Como tu colocaria os parâmetros do controlador?
 
Não sei se entendi direito o que tu queres fazer.
Na minha opinião, não precisa aquecer panela de sparge nem panela de mostura durante o sparge. Perder alguns graus durante o sparge (que é algo relativamente rápido) não é problema. De qualquer maneira, se tu mantiveres a resistência na panela de sparge ligada durante o sparge, tu vais ter que desligar ela antes de acabar a água pra não queimar.
Como tu colocaria os parâmetros do controlador?

Então, essa é uma das minhas dúvidas, se eu colocar um parâmetro para a panela de mostura, esse mesmo parâmetro serviria para a panela em que se encontra a água para o sparge? Minhas outras dúvidas são: 1°) É possível fazer com que as duas panelas tenham a mesma temperatura durante a etapa de mosturação, tendo em vista que são resistências com potências diferentes (Ex: potência 2000w com 10 litros e potência 4000w com 20 litros+malte?) 2°) Compensaria fazer dessa forma ou seria um gasto desnecessário? A ideia é tentar aproveitar para que o controlador "controle" a temperatura das duas panelas, sem ter que colocar outro controlador para aquecer a panela da água do sparge ou mudar o sensor de uma panela para outra 3) Com relação a não queimar a resistência, caso eu precise de 8 litros de sparge, colocaria os 8 litros + uma margem de segurança para não queimá-la.
 
Resolvi desenhar o esquema descrito, espero ter ajudado!
 

Attachments

  • esquema-elétrico-MT-518Ri.jpg
    esquema-elétrico-MT-518Ri.jpg
    69 KB · Views: 178
Então, essa é uma das minhas dúvidas, se eu colocar um parâmetro para a panela de mostura, esse mesmo parâmetro serviria para a panela em que se encontra a água para o sparge? Minhas outras dúvidas são: 1°) É possível fazer com que as duas panelas tenham a mesma temperatura durante a etapa de mosturação, tendo em vista que são resistências com potências diferentes (Ex: potência 2000w com 10 litros e potência 4000w com 20 litros+malte?) 2°) Compensaria fazer dessa forma ou seria um gasto desnecessário? A ideia é tentar aproveitar para que o controlador "controle" a temperatura das duas panelas, sem ter que colocar outro controlador para aquecer a panela da água do sparge ou mudar o sensor de uma panela para outra 3) Com relação a não queimar a resistência, caso eu precise de 8 litros de sparge, colocaria os 8 litros + uma margem de segurança para não queimá-la.

1 e 2) Durante a mostura: grosseiramente, talvez esse cálculo funcione. Mas, de que adianta fazer todo esse esquema de controle de temperatura e aquecimento, se ele vai te levar a ter "menos controle" da temperatura? Esse cálculo grosseiro de proporção entre as panelas e as resistência vai te levar a erros de temperatura em uma das duas. Além disso, tu vai ter o valor da proporção de água de sparge e de mosto amarrado ao valor da proporção entre às resistências.

3) Quanto a manter as resistências funcionando nas duas panelas durante o sparge: Julgo desnecessário. Não vejo como tu poderias tirar vantagem disso, e ainda teria risco de perder uma das resistências e/ou ficar largando água fervente no fim do sparge.

Abraço
Pedro
 
Bagualas,

Baita tópico! Fiz um esquema dos fios para ficar mais visual, conforme o que tu disseste.
Fiz para 110. Para 220, basta tirar os fios que estão no canal 8 e botar no 9.
Qualquer erro avisem aí.

Abraços

Pedro
View attachment 114463
Esta invertido...o 11 é na geladeira e o 12 na resistencia. Os desenhos da ligação estão invertidas.
 
Back
Top